Lembra das aulas de cozinha que ganhei dos colegas de trabalho no fim do estagio? Pois é, o cardápio do dia dos namorados eu aprendi em uma das aulas. Amei tanto que resolvi fazer em casa e Romain também amou!
Caipirinha com a cachaça que Romain ganhou de Natal da Carol e da PuaTorta de limão com manga caramelizadaReceita para 6 pessoas
30 min de preparo
Massa
110g de farinha
70g de açúcar
80g de manteiga em temperatura ambiente
2 gemas
5g de fermento em pó
1 pitada de sal
Com a mão, misturar a manteiga e o açúcar. Adicionar as duas gemas e depois de misturar, a farinha, uma pitada de sal e o fermento. Misture bem, mas não por muito tempo. A massa ficara amarela e colando na mão. Ela deve ser assada em formas, pois durante o aquecimento ela amolece e se espalha no tabuleiro. Coloque em forminhas de silicone não untadas ou em forminhas em forma de coração. Asse em forno pré-aquecido à 180°C durante 15 minutos.
Creme de limão
2 ovos
suco de dois limões
raspas de casca de dois limões (não pegar a parte branca)
120g de açúcar
50g de manteiga
Em uma panela coloque agua para ferver. Em uma vasilha de metal ou vidro com fundo redondo (ela será apoiada na panela e então deve ser maior que a boca da panela), bata os ovos com o açúcar com um fouet. Coloque a vasilha sobre a panela e continue batendo. Adicione o suco de limão e bata até que o creme fique consistente e você possa ver o fundo da vasilha. Adicione a casca de limão e em seguida a manteiga em pequenos cubos. Misture até que a manteiga derreta e leve a geladeira por duas horas no mínimo ou ao congelador por 30 min se você estiver com pressa.
o pontoManga caramelizada
Corte duas mangas rosas sem casca em pequenos cubos. Cubra o fundo de uma frigideira com açúcar e leve ao fogo alto. Quando o açúcar começar a derreter misture com uma colher de pau. Logo que o açúcar estiver todo derretido adicione as mangas, o caramelo vai endurecer, não use mais a colher de pau. Espere que o caramelo derreta e agite a frigideira pelo cabo para que o caramelo cubra os cubos de manga.
A manga caramelizada deve ser feita antes de servir para que ela esteja ainda quente. Monte a sua torta como preferir. Eu coloquei uma bola de creme sobre a massa e joguei um pouco de manga caramelizada por cima. Só que ela não ficou muito bonita não.
Eu amei essa receita, ela não é muito doce como nos brasileiros amamos, mas é uma delicia e muito fina!
Camarões crocantes com wok de legumes
2 pessoas
30 min de preparo
4 camarões bem grandes por pessoa
100g de kadaïf ou cabelo de anjo
óleo para fritar
100g de vagem de ervilha cortada em tirinhas bem finas
2 cenouras cortadas em moedinhas bem fininhas
1/2 cebola em fatias bem finas
100g de broto de bambu
1 caixa de leite de coco
1 colher de sopa de vinagre de arroz
sal
azeite
pimenta em pó
Aqui eu usei pois gourmand, é uma vagem de ervilha bem fresquinha, pequena e fininha. Todos os legumes devem ser cortados em fatias quase transparentes para ficarem bem crocantes. A pimenta que eu usei se chama piment d'espelette. E uma pimenta da Holanda bem vermelha, mas não é ardida não. A kadaif é uma massa fininha e fresca usada para fazer doces árabes. Para quem mora no Rio, talvez no Saara tenha.
vagemkadaifTirar a cabeça e a casca dos camarões, colocar numa vasilha com um pouco de azeite e pimenta. Misturar bem e deixa-los em repouso por 15 minutos. Cobrir cada camarão com fios de kadaif.
Fritar em óleo quente até dourar, cerca de 5 minutos. Pode ser um pouquinho de óleo em uma frigideira, fritar uns 4 ou 5 de cada vez e vira-los para dourar os dois lados.
Num wok refogue a cebola no azeite e com uma pitada de sal. Quando ela estiver dourada, adicione as cenouras, uma pitada de sal e um pouco de agua para cozinha-las (mais ou menos 5 minutos). Adicione a vagem e uma pitada de sal. Misture bem. Adicione em seguida o broto de bambu com uma pitada de sal e misture bem. Adicione o vinagre e o leite de coco e aqueça em fogo médio até o liquido evaporar. Quando sobrar somente um pouquinho de leite de coco tire do fogo.
Sirva logo em seguida com 4 camarões por pessoa. Jogar umas folhas de salsinha fresca da uma charminho especial para a decorarão do prato, mas eu não tinha em casa.
PS: Eu errei na quantidade de legumes, fiz meia receita e no final precisava de um pouco mais! =)
O prato é maravilhoso. A casca crocante do camarão e o sabor do wok são maravilhosos! Acho que é uma dupla perfeita e caem muito bem juntos! Achar a kadaif deve ser difícil e o camarão é bem carinho, mas experimente um dia, você ira amar!
Espero que gostem!
LOVE
Cris