quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Sumida

Muito tempo no computador, eu tento obedecer meus planos de procurar emprego 4 dias por semana.

Primeiro eu olho meu email, aonde eu recebo os alertas de vagas de varias empresas aonde me cadastrei e em sites de vagas como o Monster.
Depois eu visito os sites que não oferecem a opção de alerta email para as novas vagas.
Depois de feita a triagem das vagas interessantes, eu começo a contrabalancear os pros e os contras. Se fica perto de Paris, se a vaga corresponde ao que eu quero, se eu correspondo ao perfil procurado, se o salario é bom e etc..
Se a balança cai pro lado dos bons, eu preparo uma Carta de Motivação, que sera em seguida corrigida por Romain (as vezes não) e adapto meu CV. Escrevo meu email e voila.

Procuro também, mandar um ou dois emails por dia, com carta e CV para um contato. Eu não tenho um network significativo, mas eu tenho posse do anuario de ex-alunos da escola do Romain, que hoje são todos Diretores de empresas ;) e da Associação Francesa de Cosméticos. Eh soh eu escolher a empresa, depois ir nos anuarios e ver se tem alguém que trabalha la e em que area ela trabalha. Se calhar de ter alguém la aonde eu quero, eu mando o CV.

Parece muito, mas não é não. Eu soh consigo me candidatar à 1 ou 2 vagas por dia, as vezes nenhuma! O setor de pesquisa e desenvolvimento aqui na França é complicado e se você não estudou nas grandes escolas de engenheiros queridinhas dos franceses ou se você não tem um doutorado a coisa piora. Essa sou eu, nem uma coisa, nem outra. Mas eu tenho aquela malandragem brasileira, a persistência, a vontade de ir longe, a garra de aprender e o meu carisma. HA como carisma é algo que é meio raro por aqui, se você o tem, meio caminho andado!

Eu comecei a procurar emprego dia 4 de janeiro. Ainda não deu em nada. Mas logo tudo isso vai evoluir e eu irei passar 3 entrevistas por semana e poder escolher aquilo que me convem! =)

Semana passada, eu estive em duas feiras de empregos em quimica. Assisti muitas conferências sobre empresas e visitei os stands de cada uma delas. Consegui passar 4 entrevistas, sendo uma delas muito positiva.

Alguns dias eu fico meio desmotivada, como hoje, e não faço grande coisa. Mas eu também tenho que aproveitar! Logo logo estarei com o emprego da minha vida, o meu primeiro emprego de verdade! Ai a moleza acaba, eu terei que começar a pagar metade do aluguel em casa, contribuir com as contas, pagar imposto de renda e essas coisas sabe? Demorou bastante, mas esse ano eu, finalmente, viro adulta! Eh até dificil de acreditar!

=)

5 comentários:

  1. Querida, vc é brasileira e como o ditado diz: "brasileiro de verdade não desiste nunca!" Beijão e boa sorte cada vez mais!

    ResponderExcluir
  2. Vai fundo garota!!! Você chega lá!! (você estava demorando pra atualizar, hein)

    Beijo

    Helô

    ResponderExcluir
  3. Isso Cris, "falar" alivia a angústia dessa tua procura. Imagino o tamanho da concorrência por aí, mas força, vc vai conseguir. A garra do brasileiro se destaca em tudo e com vc não há de ser diferente. Que bom saber notícias suas. Bjins.

    ResponderExcluir
  4. Realmente...carisma conta demais!!!! boa sorte cris e benvinda ao mundo adulto:)
    bjks

    ResponderExcluir
  5. Ola!

    moro também aqui em Paris, e cai de bobeira no seu blog.

    eu mesma tenho um também, mas quaaase nunca atualizo rs!

    mas me reconheci em varias situações que você descreve - como essa de procurar emprego...haja paciência, bom humor, motivação!

    enfim, te desejo boa sorte!

    abraços,

    Mariana

    ResponderExcluir