- 1 trabalho escrito
- 1 seminario
- 4 provas orais
- 10 provas escritas
Tudo isso em 9 dias!
Falta somente 1 prova oral na terça que vem.
O balanço foi MUITO negativo!
Nunca passei por uma catastrofe como essa! Acho que tirei o primeiro ZERO da minha vida!
E não foi minha culpa! Como eu disse aqui, nunca estudei TANTO!!! Eu fiz o maximo que podia!
Esse resultado é fruto de muitos fatores.
Primeiro nos tinhamos aulas 5 dias por semana, de 8:30h as 18:30h, sentados num banco de MADEIRA. Chegar em casa e estudar depois de 8h de aulas teoricas, cheias de matematica, fisica e (um pouco) de quimica era IMPOSSIVEL!
Segundo que ter a pressão de achar um estagio antes de dezembro! Mandar inumeros CVs, escrever inumeras cartas de motivação e passar por entrevistas durante esse periodo, não te deixa pensar em estudos.
Somado à isso tem o nivel ALTISSIMO do mestrado. Como eu ja expliquei aqui, as Escolas (que formam os engenheiros) na França possuem um nivel de ensino muuuito superior as Universidades. E esse ano eu estou fazendo meu mestrado numa escola (a Escola Superior de Fisica e Quimica Industriais) e como meu professor disse, nos, das Universidades, não fomos treinados para aguentar a pressão de um Mestrado em uma Escola.
Além disso, não podemos esquecer que eu fui OBRIGADA a fazer um Mestrado em Polimeros (coisa que eu nunca vi na vida e que não tinha a minima base) e não em Quimica Organica que foi a area que eu havia escolhido de seguir minha vida profissional.
E pra completar o Mestrado em Polimeros na Escola é pura FISICA e MATEMATICA. E logo que eu vejo formulas na minha frente eu entro em PANICO!
Como não podia ser diferente, eu comecei a estudar inicio de dezembro, sem imaginar que ja era tarde demais! Estudei como uma vaca, muitos dias eu passei 9h dentro de uma biblioteca escura e empoeirada! Dias dormindo tarde e acordando cedo. Uma viagem de reveillon que foi sacrificada devido aos estudos.
Me privei de muitas coisas, comi muito, engordei, estudei PARACARALEO e ...
Não consegui estudar NEM 50% de tudo que eu tinha para estudar! Inumeras provas eu cheguei sem sequer ter tocado no caderno!! Mesmo uma prova oral, aonde o professor ficou CHOCADO ao saber que eu não havia estudado!
O que me consola é que como eu, TODO o mestrado foi mal!!!! TODO MUNDO!!! As dificuldades não são so minhas, é claro! A culpa é do mestrado, que como é novo e elaborado as pressas, nos deu um calendario de aulas carregado, mais de 20 professores diferentes com assuntos variados e complexos e um tempo livre para estudos RIDICULO (23 dezembro à 8 janeiro - não esquecendo que é epoca de Natal e Reveillon). E como eles acham que não fazemos nada de nossas vidas, nos deram um trabalho e um seminario para entregar no primeiro dia de provas!!!! Enfim, foi uma CATASTROFE!!!
Nessa semana isso tudo acaba, mas as provas finais no fim de março são certas! O que não ajuda muito, ja que estando em estagio, chegando em casa cansada as 20h, não poder ir na biblioteca pegar livros e ter somente o fim de semana para estudar não sera o bastante!
Mas, nem tudo vai mal! Como as provas acabam dia 23 de janeiro e meu estagio começa 12 de fevereiro, me reservei 5 dias em BARCELONA!!! Estou tão empolgada!!!
Mas logo que voltar para casa meto a cara nos livros! Imagina ficar reprovada pela primeira vez no ultimo ano de estudos forçados da minha vida?! TOCTOCTOCBATENAMADEIRAISOLADEUSMELIVRE!!!!!