sexta-feira, janeiro 19, 2007

C'est presque la fin!

- 1 trabalho escrito
- 1 seminario
- 4 provas orais
- 10 provas escritas

Tudo isso em 9 dias!

Falta somente 1 prova oral na terça que vem.

O balanço foi MUITO negativo!

Nunca passei por uma catastrofe como essa! Acho que tirei o primeiro ZERO da minha vida!

E não foi minha culpa! Como eu disse aqui, nunca estudei TANTO!!! Eu fiz o maximo que podia!

Esse resultado é fruto de muitos fatores.

Primeiro nos tinhamos aulas 5 dias por semana, de 8:30h as 18:30h, sentados num banco de MADEIRA. Chegar em casa e estudar depois de 8h de aulas teoricas, cheias de matematica, fisica e (um pouco) de quimica era IMPOSSIVEL!

Segundo que ter a pressão de achar um estagio antes de dezembro! Mandar inumeros CVs, escrever inumeras cartas de motivação e passar por entrevistas durante esse periodo, não te deixa pensar em estudos.

Somado à isso tem o nivel ALTISSIMO do mestrado. Como eu ja expliquei aqui, as Escolas (que formam os engenheiros) na França possuem um nivel de ensino muuuito superior as Universidades. E esse ano eu estou fazendo meu mestrado numa escola (a Escola Superior de Fisica e Quimica Industriais) e como meu professor disse, nos, das Universidades, não fomos treinados para aguentar a pressão de um Mestrado em uma Escola.

Além disso, não podemos esquecer que eu fui OBRIGADA a fazer um Mestrado em Polimeros (coisa que eu nunca vi na vida e que não tinha a minima base) e não em Quimica Organica que foi a area que eu havia escolhido de seguir minha vida profissional.

E pra completar o Mestrado em Polimeros na Escola é pura FISICA e MATEMATICA. E logo que eu vejo formulas na minha frente eu entro em PANICO!

Como não podia ser diferente, eu comecei a estudar inicio de dezembro, sem imaginar que ja era tarde demais! Estudei como uma vaca, muitos dias eu passei 9h dentro de uma biblioteca escura e empoeirada! Dias dormindo tarde e acordando cedo. Uma viagem de reveillon que foi sacrificada devido aos estudos.

Me privei de muitas coisas, comi muito, engordei, estudei PARACARALEO e ...

Não consegui estudar NEM 50% de tudo que eu tinha para estudar! Inumeras provas eu cheguei sem sequer ter tocado no caderno!! Mesmo uma prova oral, aonde o professor ficou CHOCADO ao saber que eu não havia estudado!

O que me consola é que como eu, TODO o mestrado foi mal!!!! TODO MUNDO!!! As dificuldades não são so minhas, é claro! A culpa é do mestrado, que como é novo e elaborado as pressas, nos deu um calendario de aulas carregado, mais de 20 professores diferentes com assuntos variados e complexos e um tempo livre para estudos RIDICULO (23 dezembro à 8 janeiro - não esquecendo que é epoca de Natal e Reveillon). E como eles acham que não fazemos nada de nossas vidas, nos deram um trabalho e um seminario para entregar no primeiro dia de provas!!!! Enfim, foi uma CATASTROFE!!!

Nessa semana isso tudo acaba, mas as provas finais no fim de março são certas! O que não ajuda muito, ja que estando em estagio, chegando em casa cansada as 20h, não poder ir na biblioteca pegar livros e ter somente o fim de semana para estudar não sera o bastante!

Mas, nem tudo vai mal! Como as provas acabam dia 23 de janeiro e meu estagio começa 12 de fevereiro, me reservei 5 dias em BARCELONA!!! Estou tão empolgada!!!

Mas logo que voltar para casa meto a cara nos livros! Imagina ficar reprovada pela primeira vez no ultimo ano de estudos forçados da minha vida?! TOCTOCTOCBATENAMADEIRAISOLADEUSMELIVRE!!!!!

6 comentários:

  1. Menina, tua viagem pra esses lados vai ser muito merecida!
    Mas sabe que o sistema frances de estudo em geral é assim. Gostam muito de humilhar os alunos, dando metas impossiveis, e reprovando em massa. Trabalhei com educaçao na França, e sei o que é. Os alunos ja começam a vida super estressados na escola, desde pequenos, e a pressao vai até o final. Diferente de muitos sistemas, na França voce pode estudar como cavalo, e continua com poucas chances de tirar notas boas. Um 12 no Bac, por exemplo, é uma nota razoavel. Isso equivale a um 6 no Brasil, que é nota ruim...
    Boa sorte nesse finalzinho de provas!

    ResponderExcluir
  2. Estudos forçados?
    Adorei encontrar seu blog. Faço Farmácia, mas já tive vontade de largar para fazer Química quando percebi que a parte que mais gostava da Farmácia era a Química.
    Adoro Química Orgânica e na iniciação científica trabalho com biopolímeros.
    Esse seu mestrado parece mesmo ser de um altíssimo nível, pelo que vc falou. Deve ser complicado estudar principalmente Matemática e Física e pouca Química.
    Li num post mais antigo que vc conseguiu estágio na L'Oréal. Muito legal, parabéns, ainda mais por ser em pesquisa, a área mais interessante para se trabalhar, na minha opinião, e na qual eu pretendo trabalhar!
    Acho que vou começar a sonhar mais ainda do que eu já sonho! ;P

    ResponderExcluir
  3. Que barra pesada, Cris! Muita força na peruca pra você, viu?
    Boa viagem para Barcelona. Só ouço maravilhas de lá. Aproveite muito!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Olha so menina, o tempo piorou esses dias, mas hoje ja esta um super sol, céu azul e tudo! Com um pouco de sorte, tua passada por aqui vai cair nos dias ensolarados e quentes!
    Que horas voce chega, mais ou menos? Tenho que trabalhar na quinta e sexta so no final da tarde, entao vamos ver se a gente combina alguma coisa antes...
    Beijao, Bruna

    ResponderExcluir
  5. Nossa Cris, isso parece pesadelo. Parabens pela garra!!!
    xoxoxo

    ResponderExcluir