quarta-feira, outubro 18, 2006

De tudo um pouco

Sabado 7 de outubro foi o tão esperado show da Marisa Linda Monte. Não sei quem lembra, mas nos haviamos comprado os ingressos para o show dela em maio! O show foi incrivel!!!! O melhor dela que eu ja fui (até porque o outro foi na praia de Copa e nos estavamos tãooooo longe do palco que o som era baixo e nem no telão eu a via!), ela começou com Infinito Particular e Universo ao Meu Redor. Cantou 3 dos Tribalistas, mesmo eu duvidando que isso aconteceria, e Romain adorou. Quando nos conhecemos em 2003 eu dei o CD deles para Romain e ele ama esse CD. Ela cantou os classicos, mas todas as musicas delas são classicos, não? ;) O ruim do show foi ficar sentada, eu estava doida para me movimentar, dançar e etc.

Jah no domingo 8 de outubro fomos para Disneyland Paris porque ganhamos um ingresso quando fomos assistir Piratas do Caribe II e poupar 53 euros faz muito bem para o bolso! O dia estava lindo, o céu azul, 23 graus... perfeito para uma montanha russa, não? Fomos eu, Romain e Anaïs (minha cunhada muito legal) e apesar dos dois terem reclamado muuuuito no meu ouvido sobre ter que acordar as 7:30h da manha no domingo, valeu a pena! Chegamos as 9h, quando o parque abria, e não tinha fila nenhuma, nem para comprar ingresso! Então em 1 hora fizemos todos os brinquedos mais legais e mais concorridos!!! Foi incrivel isso, porque em dezembro do ano passado levamos o dia inteiiiiiro para fazer o que fizemos em 1 hora! E como nos mandamos muito bem com os Fast Pass (um bilhete que você pega na entrada de cada brinquedo, retorna no horario indicado e fura a fila de 1 hora) conseguimos fazer mais do que queriamos, vimos 2 paradas, corremos atras dos personagens para tirar fotos e ainda voltamos cedo para casa. Foi muuuito bom!

Gatinha

Gatinha fofa!


Bruxa

Aceita uma maça?


Haloween


2 Bruxas

Jogando praga na bruxa!


Nous


Buzz?

Buzz?


Eu não sei se ja disse isso aqui, mas tenho uma teoria que 50% das pessoas que moram em Paris não são franceses! Hoje eu almocei com Zumg (uma menina do Vietnam), um africano que não sei escrever o nome dele, a japonesa Yoko e uma francesa com pais do Laos. Passamos 2 horas conversando sobre nossos paises, sobre as diferenças, foi muito legal!!!

Agora pouco estava na lavanderia (um ambiente de 25m² com 13 maquinas de lavar roupa e 5 para secar) e vi um tipo estranho de bermuda e camisa de malha. Ok, que não esta fazendo tão frio aqui, mas com 20°C eu tenho necessidade de colocar um casaquinho. Ele era moreno e de cabelos ondulados e escuros, não fazia o genero "gringo". Ele veio me pedir ajuda e logo vi que ele era estrangeiro e não falava francês direito. Ajudei e não demorou muito para ele explicar que não sabia usar a maquina porque era brasileiro! HA Brasileiros estão em todos os cantos do mundo e o povo reclama que não tem dinheiro. =)

Por falar em lavanderia eu tenho medo de colocar a roupa para lavar e esperar em casa enquanto ela não acaba. Acho que tenho medo que alguém va roubar minhas roupas! huahuahua Ok, eu não tenho motivos, Romain tem razão. Ou melhor, tinha! Porque hoje tudo mudou! Estava eu esperando os 20 minutos de secadora para meter minhas roupas na bolsa e voltar para o conforto da minha casa quando percebi uma garota nervosa ao ver que haviam 3 secadoras com roupas secas dentro e ninguém veio buscar, sendo que a pobre tinha uma tonelada de roupa para secar e isso significava mais uma hora dentro da lavanderia. Eis que vem uma velha bem redonda com seu vestido de cetim florido, lenço na cabeça e pantufas em xadrez para pegar suas roupas. Vi que ela olhou para todas as maquinas que estavam paradas sem fazer a minima idéia de qual seria a dela. Ela abriu tooooodas as maquinas, revirou as roupas e escolheu a da ponta. Ela tirou todas as roupas da maquinas, jogou sobre a mesa (e a grande maioria caiu no chão), depois pegou o saco que estava em frente à maquina (comos todos deixam seus sacos face a maquina que utilisam) e veio me perguntar se o saco era meu. "Não senhora, não é meu não", respondi. Então a louca responde "Ah, se não é seu deve ser meu mesmo!" Como assim minha tia???? Eu estava certa que as roupas eram dela, mas que o saco NAO! Então ela começou a abrir as outras maquinas e a revirar as roupas novamente (ok, ela deve ter pego duas maquinas, como eu). Nisso vem um rapaz pela porta olhando fixamente para o saco. E nisso eu cai na gargalhada! huahuauhahua Pensei, o cara vai logo abrir a boca para perguntar quem pegou o saco dele! Então o mulher (que estava revirando outra maquina) viu ele pegando o saco e disse "Ai senhor, desculpa, a roupa era sua? Eu me enganei! Eu achei que eram minhas mas não eram!" Agora eu pergunto: E se fosse a minha roupa? Imagina que eu chego la e todas as roupas da nossa casa não estivessem mais la? E como a mulher coloca a roupa numa maquina depois não se lembra em qual colocou? E como ela pega num lençol do Pato Donald e não sabe se é dela ou não? Ela nem era velha, tinha uns 50, esta longe da época de estar esquecendo tudo! Bom, ainda bem que eu esperei a minha roupa secar, imagina ela pegando minha lingerie da CK?! ;)

Eh, eu tenho lingerie CK, compradas por 7 euros graças as Pontas de Estoques que existem por aqui. Na verdade eu compro tudo num site, o Vente Privée e as roupas saem muuuuuito mais baratas que nas lojas. Por exemplo eu ja comprei camisas Naf Naf por 10 euros cada uma no lugar de 30, um Adidas por 35 euros no lugar de 60 e jah vi calças Diesel por 55 euros no lugar de 170 euros. Você compra, paga pela internet e recebe em casa 1 mês depois. Claro que não tem o mesmo prazer que fazer compras, mas torna mais acessivel coisas que voce não conseguiria comprar! Quem mora aqui na França é soh me deixar o email que eu mando um convite.

Ainda fazendo propagandas, eu estou procurando um estagio em polimeros e se vocês que moram aqui e trabalham ou conhecem alguém da L'Oréal, Arkema, Saint Gobain, Total, Michelin e etc, vocês podem me dar uma ajudinha??? =)

Bom, falei muito jah!

Beijos e saudade

quinta-feira, outubro 12, 2006

Master

Todos sabem que o mestrado esta sendo muito dificil para mim, mas eu acho que nunca falei a diferença que eu vi entre o ensino na França e no Brasil. Pode ser que tenha alguns errinhos, afinal se nem eles entendem como funciona, imagina eu que soh estou aqui ha um ano??? =)

Para começar aqui você sai do segundo grau, ou ensino médio se não me engano, e passa por uma grande prova nacional para ir para as Universidades ou Grandes Escolas. As mais concorridas são realmente as grandes escolas, como a Ecole Polytechnique (aquela que eu cheguei a me candidatar fim de 2003), a Ecole Central de Paris (aonde Romain estudou), a Escola Nacional de Quimica ou a Escola Superior de Fisica e Quimica Industrial (aonde eu estou tendo aulas). Eh dificil paracaraleo entrar nelas, acho que entram uns 100 alunos por ano, raros são mulheres. O ensino é severo e tem que estudar muuuito durante 5 anos. Você sai de la com um diploma de engenheiro, sem precisar fazer um mestrado, com um bom emprego e um otimo salario inicial garantido. Aqueles que não são bem classificados na grande prova nacional acabam indo para as Universidades, como Paris 6, Paris 7, Sorbonne... Então quando você consegue passar para o ensino superior você conseguiu o seu Bac (baccalaureat).

Você começa o ensino superior (License) e as notas finais são baseadas em provas orais, testes e uma grande prova no final do semestre, cada um com um peso diferente. Caso você tenha nota acima de 10 num total de 20 (10/20) você passa de ano. O 10/20 é o nosso 5/10, tudo a mesma coisa! =) Caso você tenha menos de 10/20 tera que fazer uma nova prova no fim do semestre e tentar tirar mais de 10/20. E se não passar... bom, você repete o seu ano, mas acho que não precisa fazer todas as matérias, somente aquelas que você não conseguiu 10/20. Além disso, para ajudar aqui você pode passar por compensação. Mais ou menos assim: eu faço 3 matérias, na A eu tirei 9/20, na B eu tirei 15/20 e na C eu tirei 8/ 20. O total me da 32/60 e como eu tenho mais que a metade eu passo de ano, mesmo que eu não tenha conseguido uma boa nota em 2 matérias. Para quem não sabe, foi assim que eu passei no meu primeiro ano de mestrado, um total de 10,64/20 no primeiro semestre e 11,70/20 no segundo semestre!!! Ufaaaaaaa foi por pouco, hein???!!! Mas aqui, para ter um 14/20 tem que se matarrrrrrrrrr de estudar! E considerando que meu francês era horrivel, eu estava numa vida completamente diferente, passei por milhares de problemas esse ano e não estou acostumada com o nivel absurdo do mestrado aqui, eu acho que fui muito bem!

Voltando... Seu primeiro ano de license se chama Bac + 1 e quer dizer que você esta no primeiro ano depois que passou no baccalaureat. Depois você passa pro Bac + 2, Bac + 3 e finalmente voce ganha seu diploma de Quimico, Fisico ou etc. Eh, enquanto eu ralei 5.5 anos em quimica na UFRJ, aqui eles fizeram 3!

Depois do BAc + 3, vem o mestrado. No primeiro ano de mestrado (M1 ou Bac + 4) são somente aulas. O segundo (M2 ou Bac + 5) tem 6 meses de aula e o segundo semestre pode ser em pesquisa (aonde voce faz uma tese), profissional (aonde você substitui a tese por um estagio, que é o meu caso) ou em alternância (aonde voce passa 1 me tendo aulas e um mês em estagio até o fim do segundo ano e esse tempo todo você recebe seu salario!). A media de idade é 23 anos, mas alguns jah passaram disso (aham).

Mas mesmo com o diploma de mestrado na mão o fantasma do desemprego ronda os jovens. 25% dos jovens entre 20 e 25 anos não acham emprego na França. E o mestrado põe o maior terror nos alunos e os tentam convencer que eles não terão futuro sem o doutorado. O pior é que eles têm razão, mas alguns corajosos como eu e a turma do Mestrado Profissional seguimos em frente com bravura!!!

Não sei se vocês acharam dificil isso tudo ou complicado demais, mas posso dizer que isso é o mais simples. O nivel de ensino que estou enfrentando aqui é muito superior aquele que a UFRJ me preparou. Os alunos que fizeram a license aqui sabem muito mais quimica que eu, mesmo eu tendo estudo 2 anos a mais que eles. Eles estao acostumados com o ritmo frenético de 9 horas de aulas por dia, ainda chegam em casa e estudam mais umas 2 horas, finais de semana estudam a manha inteira, não faltam aulas, não chegam atrasados... não têm vida! Claro que tem excessões, eu por exemplo! Eu não consigo ser assim, mesmo tendo que me dedicar muito mais que eles. E alguns outros matam aulas sim e chegam atrasados, mas não são bem vistos.

E professor aqui? A maioria da aulas de terno e gravata, não são amigos dos alunos (aluno é aluno e professor é professor), nunca faltam e nem chegam atrasados.

Eh... aqui o buraco é mais embaixo.

PS: Bom, isso foi o que eu vi nesse um ano, mas eu posso estar enganada.

segunda-feira, outubro 02, 2006

Nada bem

Essa semana me deu a louca e resolvi entrar no google e digitar o meu nome. Acabei descobrindo que em 2004 eu havia ganho um auxilio de custo de 150 reais para um congresso que participei em Salvador. Mas porque eu soh descobri isso agora???? Por que eu nunca fui avisada? E por que eles me deram um auxilio se eu nunca pedi??? 150 reais jogados no lixo??? Doi o coração!!!!

Além disso esse papo de eleição me deixou com vergonha!!!! Depois de ver a mãe loira, a Rosinha Garotinho e o Garotinho eleitos no Rio ha alguns anos, dessa vez foi Clodovil. Eu sinceramente não sei o que se passa na cabeça desse povo. Mas pior que Clodovil... Collor? Genoino? E Lula??? Gente, PELAMORDEDEUS!!!! Assim a gente não chega a lugar nenhum!!!! Vocês não acham que eles ja aprontaram demais, não???? Fala sério!!!! Agora mesmo "abri" o jornal e vem escrito "So 4 dos 23 acusados de corrupção em Rondonia são reeleitos." Como assim "so 4"??? Se o cara é acusado de corrupção não devia nem ter direito a se candidatar!!! E o povo ainda vota neles?????? Nao da para entender!!!

Ok ok...

Eu continuo na minha luta aqui, o mestrado esta me matando... Eu jah disse que eu estou fazendo meu segundo ano de mestrado em polimeros e que eu odeio, nao??? Pois eh...Hoje eu fiz uma entrevista para Danone e me quebrei... Eu não consegui disfarçar que eu não sei nada de polimeros e que não estou feliz com essa historia. Entao eu estraguei minha entrevista, porque quando ela me perguntou sobre isso eu entrei em panico, pois sabia que teria que mentir. Bof...

Hoje o não foi um bom dia...

domingo, outubro 01, 2006

Italia - Parte 3

Um dia eu tomarei vergonha e passarei a escrever sobre minhas viagens em no maximo 2 semanas e não em 1 mês como eu faço normalmente. Mas as vezes eu não tenho vontade de escrever lonnngos textos sobre minhas viagens, da um trabalho enorme!!! Penso em ser mais direta e contar em um post toda a viagem, mas ao mesmo tempo fico em duvida porque sei que muita gente acha o blog por acaso atras de duvidas e dicas de viagens.

Bom, enquanto eu não decido o que eu faço, vamos continuar com a viagem à Italia...

Para quem ja esqueceu, estavamos na Fontana de Trevi em nosso primeiro dia em Roma, apos a visita do Foro Romano. E eu estava completamente apaixonada por tudo que havia visto na Italia nesse 1 dia e meio.

Saindo da Fontana de Trevi fomos caminhando pelas ruas de Roma, algumas longas, outras curtas, outras pequenas e outras largas. Todas elas com suas sorveterias, restaurantes e lojas de luxo ou de souvenirs. Longe do centro a cidade era um pouco deserta e a maioria das lojas estavam fechadas. Afinal era agosto e, assim como os franceses, eles fecham as portas e partem em viagem.

Chegamos na Piazza Navona. Um praça enorme, repleta de restaurantes, artistas de rua (acrobatas, estatuas, imitadores, pintores e etc..), contruções antigas, 3 fontes lindas e a Embaixada do Brasil.

Roma (144)


Nossos dias na Italia foram para la de cansativos. Em geral eles começavam as 9h e terminavam por volta das 23h. Muita caminhada, muita escadaria e um calor enorme, a cada dia eu me sentia menos capaz de sair da cama e passar mais 14 horas na rua. Mas como estar na Italia e ficar no hotel??? Eh por isso que resorts, hotéis 5 estrelas, TV à cabo, minibar e etc não me enchem os olhos, não mesmo! Mil vezes um albergue que gastar o olho da cara para me hospedar em um hotel em Roma e curtir Roma enfurnada no hotel. Esse é meu espirito mocheileiro!

Dia seguinte fomos direto para o Coliseo com nosso bilhete comprado sem fila no dia anterior. Nem preciso dizer o prazer que me deu em ver aquele bando de gente enfrentando fila de duas horas sob o sol forte enquanto eu me dirigia diretamente à porta e em menos de 5 minutos estar dentro do estadio. HA HA HA Trop mechante!!!

Roma (197)


Dentro do Coliseo havia uma exposiçao de estatuas Romanas de grandes nomes da sua historia. Logo no inicio Romain começou a se mostrar hiper empolgado e se sentindo o Gladiador (homem é foda, né?). Ele passou a visita toda ao Coliseu falando Maximus! Maximus! exatamente como no filme. Ele estava realmente excitado, mesmo ja tendo visitado Roma. Na verdade ele adora a historia Romana e ele sempre me impressionava durante nossas visitas ao tirar do chapéu uma grande historia para me contar.

Mas não tem como não estar no Coliseo e pensar na quantidade de sangue que foi derramado ali ou na quantidade de pão jogada ao publico.

Roma (183)


De dentro do Coliseo da para ver o Circo Maximo, aonde eram realizadas as grandes corridas de charrete.

A tarde fomos visitar o Vaticano. Achei uma coisa muito engraçada. Roma tem 2 linhas de metro, uma linha é bem feia, os trens são pixados, não tem ar condicionado (imagina a inhaca) e são hiper velhos. Ja na linha que leva ao Vaticano eles são de ultima geração. Novos, limpos, com ar... impressionante o contraste!!! Outra coisa engraçada é que uma das linhas fecha as 20h (ou 21h, esqueci) devido à obras, mas isso ja tem mais de um ano. Os turistas desavisados (han han) devem tomar cuidado, ja que descobrir qual das milhares de linhas de ônibus, nas milhares ruas de Roma te levara ao hotel (lembrando que italianos nao se dão muito bem com o inglês) não é muito simples.

Antes de chegar ao Vaticano passamos por varias igrejas, praças, igrejas, praças e no Castelo Santo Angelo. Nao entramos mas eu adorei a ponte na frente do castelo, ela devia ter umas 20 estatuas de anjos, cada uma mais linda que a outra.

Roma (198)


Bom, o Vaticano é a Basilica, a praça São Pedro, essas coisas que você vê na TV. Mas é também a Guarda Suiça, pra la de simpatica, mesmo para dizer que não podemos tirar fotos com eles. Mas cada turista inventa uma tatica diferente. A maioria vai pedir informação e no meio da explicação faz uma rapida pose para a foto e PA, uma foto com eles! =)

Roma (238)


Mas, fala a verdade... Eles deviam mudar de estilista, nao???

Roma (214)


Saindo da Basilica, fomos para a Capela Sistina que nao fica muito longe. Ja perto da Capela Sistina, estranhamos a ausência de filas. Isso não era nada normal!!! Roma estava entupida de turistas e você tinha que enfrentar uma longa fila para jantar, comprar ticket de metro, sorvete, o que quer que seja. Então chegando na Capela nos deparamos com uma porta fechada. Sem entender nada fomos embora e muito tempo depois reparamos que haviam umas placas coloridas espalhadas por todo o Vaticano e nessa placa havia o calendario de 2006 da Capela Sistina. E nos resolvemos visita-la justamente no periodo em que ela estava fechada! Era uma terça feira (feriado), na quarta ela também estaria fechada. Então soh poderiamos ir na quinta, ja que iriamos embora na sexta de manhã.

Depois passamos pela Piazza Espagna, o point dos Romanos. Uma praça com uma enorme escadaria. Do alto da escadaria temos uma bela vista do bairro e na praça uma fonte muito bonita e todas as lojas de luxo que eu duvido se serei capaz de frequentar! Diga-se Dior, Valentino, Dolce e Gabbana, Chanel, Armani, Louis Vuitton (percebe-se meu sangue pobre ao notar a dificuldade para escrever esses nomes que no fim eu nem sei se estão corretos) e etc..

O nosso dia acabou com a visita do Coliseo durante a noite. Eles o iluminam e ele consegue ficar mais charmoso ainda!

___________________________________


Minhas aulas começaram semana passada. Para quem ainda não sabe, graças as minhas péssimas notas em quimica orgânica no ano passado, eu fui negada no mestrado de orgânica e fui obrigada a fazer um mestrado em polimeros. Obrigada porque o prazo de inscrição nas outras universidades ja havia acabado e eu ja havia pago 400 euros pela minha inscrição. Agora, quem diria eu tirando melhores notas em polimero, coisa que eu nunca havia estudado na vida e tirando péssimas notas em orgânica, a area da quimica que eu mais amo e sempre sonhei em trabalhar? Pois é... o mais importante é: Por acaso eu estou gostando do mestrado em polimeros? Essa resposta é facil, eu DETESTO! Tenho 9 horas de aula por dia. Quando é experimental ainda vai, tirando os 3 relatorios que tivemos que entregar em uma semana e meia. Mas as aulas teoricas de mecânica, de reologia, propriedades fisicas, todas as formulas, derivadas, integrais, matrizes, tensores (que porra é essa, alguém me diz?)... o fim! Mas ok, eu sou movida pelo amor, pelo meu futuro profissional - que eu tenho certeza que sera brilhante - e pela esperança desse 1 ano restante passar rapidinho e eu rever a familia no Rio!

___________________________________


Temos um problema sério de vizinhança por aqui. Mês passado o vizinho do primeiro andar, que tem um jardim exposto à todas as janelas dos andares mais altos, resolveu mudar o solo. E um pequeno espaço de 3 x 2m coisa boba de no maximo 1 fim de semana de trabalho. Ele transformou essa 1 semana em 1 mês, com direito a dar marteladas e cortar madeira com sua serra à 1h da manha de uma terça feira!!!! O que mais me irrita é que um sabado à tarde antes das obras um vizinho estava ouvindo musica e ele começou a gritar e reclamar para o cara abaixar o som, até que o pobre acabou com sua tarde de sabado musical. E olha, nem estava alto!!!

Se não é ele é o telefone de um apartamento do prédio ao lado. Sabe aqueles telefones antigos que fazem TRIMMMMMMMMMMMM TRIMMMMMMMMMMMM, imagina isso muuuuuuuuuuuito alto!!!! Acho que os donos não devem ter uma audição perfeita e colocaram isso de proposito!!!

Outro problema são os corvos que, logo que o sol nasce, resolvem parar ao lado da nossa janela e ficam GRAAAAAAAAAAAAA GRAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

Mas o pior dos inimigos é um garotinho que deve ter se mudado a mais ou menos um mês. Ele também não mora no nosso prédio, mas ele chora - na verdade ele não chora, ele grita - tão alto, mas tão alto, que as vezes eu tenho vontade de chegar na janela e gritar meia duzia de palavrões!!! O pior é que ele chora o tempo todo e ele começa as 8h da manhã, horario que a gente nem sonhava em acordar nos fins de semana, mas acaba acordando.. A pobre mãe ja deve estar maluca, coitada!!!!

___________________________________


Bom, eu vou parar de reclamar por aqui, ja desabafei tudo que eu queria! =)

Não esqueçam de votar com consciência e com sabedoria, soh assim poderemos sonhar com um Brasil mais digno!!! Eu hoje fico em divida com meu pais, não votarei pois perdi a data de transferência do titulo de eleitor e estou morrendo de vergonha aqui!!! afe

Passarei o dia de amanha conectada esperando os resultados e torcendo por um segundo turno!!

Beijos a todos