quinta-feira, outubro 12, 2006

Master

Todos sabem que o mestrado esta sendo muito dificil para mim, mas eu acho que nunca falei a diferença que eu vi entre o ensino na França e no Brasil. Pode ser que tenha alguns errinhos, afinal se nem eles entendem como funciona, imagina eu que soh estou aqui ha um ano??? =)

Para começar aqui você sai do segundo grau, ou ensino médio se não me engano, e passa por uma grande prova nacional para ir para as Universidades ou Grandes Escolas. As mais concorridas são realmente as grandes escolas, como a Ecole Polytechnique (aquela que eu cheguei a me candidatar fim de 2003), a Ecole Central de Paris (aonde Romain estudou), a Escola Nacional de Quimica ou a Escola Superior de Fisica e Quimica Industrial (aonde eu estou tendo aulas). Eh dificil paracaraleo entrar nelas, acho que entram uns 100 alunos por ano, raros são mulheres. O ensino é severo e tem que estudar muuuito durante 5 anos. Você sai de la com um diploma de engenheiro, sem precisar fazer um mestrado, com um bom emprego e um otimo salario inicial garantido. Aqueles que não são bem classificados na grande prova nacional acabam indo para as Universidades, como Paris 6, Paris 7, Sorbonne... Então quando você consegue passar para o ensino superior você conseguiu o seu Bac (baccalaureat).

Você começa o ensino superior (License) e as notas finais são baseadas em provas orais, testes e uma grande prova no final do semestre, cada um com um peso diferente. Caso você tenha nota acima de 10 num total de 20 (10/20) você passa de ano. O 10/20 é o nosso 5/10, tudo a mesma coisa! =) Caso você tenha menos de 10/20 tera que fazer uma nova prova no fim do semestre e tentar tirar mais de 10/20. E se não passar... bom, você repete o seu ano, mas acho que não precisa fazer todas as matérias, somente aquelas que você não conseguiu 10/20. Além disso, para ajudar aqui você pode passar por compensação. Mais ou menos assim: eu faço 3 matérias, na A eu tirei 9/20, na B eu tirei 15/20 e na C eu tirei 8/ 20. O total me da 32/60 e como eu tenho mais que a metade eu passo de ano, mesmo que eu não tenha conseguido uma boa nota em 2 matérias. Para quem não sabe, foi assim que eu passei no meu primeiro ano de mestrado, um total de 10,64/20 no primeiro semestre e 11,70/20 no segundo semestre!!! Ufaaaaaaa foi por pouco, hein???!!! Mas aqui, para ter um 14/20 tem que se matarrrrrrrrrr de estudar! E considerando que meu francês era horrivel, eu estava numa vida completamente diferente, passei por milhares de problemas esse ano e não estou acostumada com o nivel absurdo do mestrado aqui, eu acho que fui muito bem!

Voltando... Seu primeiro ano de license se chama Bac + 1 e quer dizer que você esta no primeiro ano depois que passou no baccalaureat. Depois você passa pro Bac + 2, Bac + 3 e finalmente voce ganha seu diploma de Quimico, Fisico ou etc. Eh, enquanto eu ralei 5.5 anos em quimica na UFRJ, aqui eles fizeram 3!

Depois do BAc + 3, vem o mestrado. No primeiro ano de mestrado (M1 ou Bac + 4) são somente aulas. O segundo (M2 ou Bac + 5) tem 6 meses de aula e o segundo semestre pode ser em pesquisa (aonde voce faz uma tese), profissional (aonde você substitui a tese por um estagio, que é o meu caso) ou em alternância (aonde voce passa 1 me tendo aulas e um mês em estagio até o fim do segundo ano e esse tempo todo você recebe seu salario!). A media de idade é 23 anos, mas alguns jah passaram disso (aham).

Mas mesmo com o diploma de mestrado na mão o fantasma do desemprego ronda os jovens. 25% dos jovens entre 20 e 25 anos não acham emprego na França. E o mestrado põe o maior terror nos alunos e os tentam convencer que eles não terão futuro sem o doutorado. O pior é que eles têm razão, mas alguns corajosos como eu e a turma do Mestrado Profissional seguimos em frente com bravura!!!

Não sei se vocês acharam dificil isso tudo ou complicado demais, mas posso dizer que isso é o mais simples. O nivel de ensino que estou enfrentando aqui é muito superior aquele que a UFRJ me preparou. Os alunos que fizeram a license aqui sabem muito mais quimica que eu, mesmo eu tendo estudo 2 anos a mais que eles. Eles estao acostumados com o ritmo frenético de 9 horas de aulas por dia, ainda chegam em casa e estudam mais umas 2 horas, finais de semana estudam a manha inteira, não faltam aulas, não chegam atrasados... não têm vida! Claro que tem excessões, eu por exemplo! Eu não consigo ser assim, mesmo tendo que me dedicar muito mais que eles. E alguns outros matam aulas sim e chegam atrasados, mas não são bem vistos.

E professor aqui? A maioria da aulas de terno e gravata, não são amigos dos alunos (aluno é aluno e professor é professor), nunca faltam e nem chegam atrasados.

Eh... aqui o buraco é mais embaixo.

PS: Bom, isso foi o que eu vi nesse um ano, mas eu posso estar enganada.

2 comentários:

  1. coucou, so pra dizer que nao tem prova national pra entrar na faculdade. Tem um examen, o baccalaureat, pra acabar segundo graus e depois voce pode escolher entre ir na faculdade e tentar a preparacao pra grandes ecoles.

    bisous mon ange e bom coragem pra este segundo ano de master !

    ResponderExcluir
  2. oi,

    li com muito prazer o seu recado, pois sou françès, acabei de voltar do Rio (morei um ano là), e tambèm namorei com uma carioca em paris, durante 8 meses. Ai tudo que você està dizendo sobre as diferencias de cultura (e de comportamento, muito mais fechado aqui) me lembra do discurso que a minha namorada tinha (apesar de sempre falar do frio parisiense)...
    Eo vou concluir com uma frase muito pertinente duma amiga carioca: "Là (na França) é bom, mas no final, é ruim; aqui (no Brasil), é ruim, mas no final é bom".
    Concordo totalmente com ela, e apesar de ter me lamentado tantas vezes da bagunça brasileira, devo reconhecer que estou com muitas saudades de là, da vida e das pessoas que eu encontrei, e hoje so penso em dar um jeito para voltar pra Cidade Maravilhosa.

    Um abraço, e boa sorte aqui em Paris!

    Pierre

    ResponderExcluir