sábado, setembro 23, 2006

1 ano

1 ano


Faz um ano que me despedi da familia, dos amigos, do Rio, da lingua, da cultura, do arroz com feijao e muita carne...

Faz um ano que tenho uma vida de princesa, regada de muito amor carinho e atenção por Romain. Um ano muito acima das expectativas e longe dos medos e receios que eu tive antes de largar tudo e vir realizar meus sonhos.

Esse ano foi muito dificil. Tive que conviver com a saudade, com costumes, lingua e cultura diferentes. Me adaptar a não ter amigos. Me esforçar para superar os exageros de um mestrado muito acima do nivel ao qual eu fui preparada. Chorei muitas vezes, me estressei na maior parte do tempo e vivia morrendo de medo das dificuldades que estavam por vir.

Mas, esse ano, foi acima de tudo especial. Os momentos de alegria e prazer superaram as dificuldades e a saudade. Foi um ano de descobertas, de adaptação e de uma vida nova.

Eu nao me arrependo de estar aqui, se eu pudesse escolher passar por tudo isso novamente eu passaria, sans regrets!

Falta 1 ano de mestrado e tenho certeza que esse ano sera melhor e que Romain não poupara esforços para continuar me fazendo a mulher mais feliz do mundo!

sexta-feira, setembro 15, 2006

Italia - Parte 2

Ou Quem tem boca vai a Roma.

Do aeroporto pegamos um ônibus até a estação de Termini, seguido do metro, depois uma pequena caminhada até o hotel. Demos a sorte de achar um hotel 4 estrelas bem barato (59 euros comparado aos 100 que pagariamos num hotel de mesma qualidade ou 20 euros por cabeça num albergue com dormitorio para 6).

Nossa primeira visita foi ao Coliseu e chegando la fomos recebidos por uma fila quilométrica dentro e fora do Coliseu, somente para comprar o ingresso. Mas, felizmente, nossa escolha de guia foi otima (Lonely Planet) e la encontramos a valiosa dica. "A entrada do Coliseu + Palatino custa 11 euros. Para nao enfrentar a fila quilométrica na bilheteria do Coliseu, compre no Palatino, que fica à 100m de distância e não tem fila!" E foi uma dica quente!! Andamos 100m compramos o ingresso, mas decidimos visitar o Coliseu no dia seguinte com o sol mais fraco (o ingresso é valido até 13h do dia seguinte), jah que o calor estava "carioquesco"!

Arco de Constantino e Coliseu

Coliseu e Arco de Constantino


Gladiadores

Maximus! Maximus! Gladiador na entrada do Coliseu.


Entao com nosso ingresso comprado visitamos as ruinas do Foro Romano. Uma visita lonnnnnnnnga, num calor insuportavel, mas que vale muuuuito a pena.

Foro Romano

Eu e minha irmã gêmea batendo um papo no Foro Romano.


Olives

Azeitonas no Foro!


Fonte no Foro Romano

Agua fresca e potavel em toooodos os cantos!


Foro Romano

Foro Romano


Saimos do Foro e eu estava completamente destruida!!! Andamos pelas ruas de Roma até chegar ao momento mais magico de Roma, a Fontana de Trevi!

Roma (92)

Multidão na Fontana de Trevi


Roma (106)

Turistas


A fonte é sem duvida uma das coisas mais lindas e magicas que ja vi! Fiquei de boca aberta, apreciando aquela obra de arte por horas! Verdade, passamos pela fonte varias vezes durante nossos dias em Roma e a cada visita sentavamos e ficavamos lah, olhando, rindo e conversando.

A magia da fonte não esta somente na beleza, mas na quantidade de gente ao redor, nas pessoas se batendo para tirar a melhor foto, nos vendedores de cacarecos que te enfiam seus produtos nas mãos, nas sorveterias, nos policiais apitando e mandando os turistas descerem da fonte... tudo! Eh lindo e divertido!


Um video que eu fiz.


O nosso primeiro dia em Roma não acabou aqui, mas o post sim. =)

____________________________________________


Depois da tragédia alimentar na Italia, nesses ultimos dias resolvi mudar. Acredite, estou de regime! Não um regime sééério, afinal eu não quero virar aquelas chatas que vão num rodizio de pizza e bebem uma garrafa d'agua. Mas mudei muuuito a alimentação, nada de fritura, nada de bebidas exceto agua, muita fruta, legumes, saladas e .... exercicios. Eh, finalmente fiz algo em Paris e sai da vida sedentaria! Estou nadando quase todos os dias e dançando!!! Essa semana fiz 2 aulas de salsa e uma de tango. Estou tãooooooooo feliz!!! =)

Além disso, ontem eu fui visitar a ex empresa. No meu lugar jah tem uma nova estagiaria, que como eu passou a primeira semana quieta, calada, mas um dia ela muda! =) Fui muito bem recebida pela menina, pelo menino, pela loirinha e pelo chinês. Todos passaram o dia conversando comigo. Jah o chefe.... bom, desse eu não esperava muita coisa. Ele foi simpatico sim, conversou um pouco, mas eu nunca sinto que por prazer, mas por obrigação.. entendem???

Fiquei no escritorio da menina conversando com ela e em um momento percebi que umas 10 pessoas entraram no escritorio e, para minha surpresa, ganhei presentes!! =)

- um livro de "enrola lingua" que contém frases do tipo: "O rato roeu a roupa do rei de Roma." Mas, obvio, em francês! =) E ainda me fizeram ler algumas com meu francês capenga! =) Querem tentar? Crois-moi, toi! J'ai trois croix de bois et trois doigts froids! Não se esqueçam que em francês o+ i se pronucia o + a (ou algo do tipo)! =P

- um livro de dicas de francês com aqueles errinhos que todos franceses cometem e não deviam. Como em português: "Para mim fazer!"

- um dicionario de girias e palavrões em francês (esse o Romain detestou, ja que ele não fala palavrões)!!!

- um livro com receitas de cakes salgados e doces.

- o livro "40 anos de nutella"! =) Com direito a receitinhas.

- e o mais legal, uma estadia num hotel da França ou Europa a dois durante um final de semana. Ontem eu e Romain jah começamos a escolher nosso destino (entre as 50 opções de hotéis) e o que mais nos tentou foi nos Alpes e Berlin!!! =)

Adorei a surpresa e todos os livrinhos que eu ganhei!!


Hoje esta um friozinho gostoooooso! O tempo esta levemente nublado, ao contrario dos belos dias azuis que tenho presenciado desde que voltei de viagem. Na verdade, enquanto eu estava na Italia em Paris chovia, chovia, estava um frrrrrrrrrrio, chegou a fazer 14° e eu estava no bem bom da praia com um calor de quase 40°. Eu voltei o tempo em Paris ficou maravilhoso e hoje esse céu nublado tem todo um charme de fim de semana preguiçoso com o namorado!

Beijos e saudades de todos!

segunda-feira, setembro 11, 2006

Italia - Parte 1

As ferias chegavam lentamente. Eu tinha um voo de ida para o Rio marcado para 18 de agosto, voo este que foi transferido para a ultima sexta feira (8 de setembro) e acabou morrendo na praia. Faltou dinheiro para comprar a minha volta e o voo ida e volta do Romain. As ferias no Brasil foram pro beleléu! Ferias que jah tinham até roteiro programado: Rio - Foz do Iguacu - Bonito - Lencois Maranhenses - Rio. Pois é... não foi dessa vez.

Os voos low cost na Europa jah chamavam a minha atençao faz tempo e com o fim do sonho de ir ao Brasil me empenhei muito para achar um voo bem baratinho para qualquer lugar da Europa. Procurei Portugal, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Escocia ... até que achei Paris - Milao por 5 euros! 10 euros de passagem + 40 euros de taxas = ferias na Italia em agosto!!!!

Os voos da Ryanair nunca saem da cidade em questao. No nosso caso saimos de Beauvais (e nao Paris) e chegamos em Bergamo (e nao Milao) em pouco mais de uma hora de voo.

Bergamo



O guia (Lonely Planet) dizia que Milao nao tinha nada demais. O site do Routard nem incluia Milao nos itinerarios turisticos da Italia. Por outro lado as fotos na internet e os comentarios do Lonely Planet sobre Bergamo eram de tirar o folego! Decidimos deixar Milao e seu "Maior Shopping do Mundo" de lado e ficar uma noite em Bergamo. Ja do aviao a Italia me deixou de boca aberta.. foi amor a primeira vista!



Bergamo é uma cidade medieval encantadora construida numa colina (Cidade Alta) e a nova cidade, mais moderna e sem muito charme, aos pes da colina (Cidade Baixa). Para ir a cidade alta pegamos um bondinho e ja na subida me sentia incrivelmente bem (mesmo depois de acordar as 4 da manha, pegar taxi, 1 hora de onibus, esperar no aeroporto, aviao, onibus e bondinho com mochila pesada nas costas). A cidade alta era lindissima!!! Ficamos num Bed and Breakfast e logo na minha primeira horinha descobri que os italianos nao falam ingles. Nem no nosso hotel! =) Mas a simpatica italiana se esforçou muito e até brincou de mimica conosco!

Algumas fotos de Bergamo:


Nosso almoço! A quilo! ;)



Eu e Romain na Piazza Vechia.








Depois de um dia super agradavel explorando as ruas extreitas, os pontos turisticos, as pizzarias, sorveterias e restaurantes de Bergamo, nos restou dormir e sonhar com tudo que a Italia reservava para nos.

Dia seguinte de manha corremos para o aeroporto pegar nosso voo de 2 euros rumo à Roma. Mas esse episodio fica para o proximo capitulo. =)

Beijos e saudades

sexta-feira, setembro 08, 2006

Uma semana na montanha

Oi gente,

Alguem me disse que todo mundo quer saber sobre minha experienca nos Alpes.

Eu fui là uma semana no meio do mes de Junho (ja faz 3 meses ! pqp !!!) com um amigo.

Vou comecar por Chamonix. Uma cidade pequena, linda, a mil metros de altura e com vista incrivel sobre as geleiras e as montanhas mais altas da Europa do Oeste (tem mais altas na Turquia). La tem pistas de esqui. Eu gosto de ir là no inverno pra andar de snowboardeeee (com sotaque carioca :)). Voce pode sair das pistas e andar na geleira e no meio das paisagens halucinantes (existe em portugues esta palavra ??? acho que nao mas enfim :)) Bom entao desta vez, eu fui em Chamonix no fim da primavera pra um semana de alpinismo.


Nosso hotel em Chamonix.


Dia 1 :

Subimos, sem guia, a 2000 m de altura para aclimatacao, andamos ao lado de uma geleira com vista sobre "les Aiguilles de Chamonix" (Agulhas de Chamonix).



Em 4 dias, estaremos la no topo da "Aiguille du Midi", a 3800 m.

Na descida, o celular tocou... Era nosso guia que vai ficar conosco durante toda semana. Ele é um guia da Companhia de guias de Chamonix, conhece muito bem as montanhas da regiao e ele sera um bom elemento pra nossa seguranca durante esta semana. Vamos descobrir depois que ele ja foi no topo do Everest, no Polo Norte e fez a ascencao de muitas montanhas no Himalaya, na Patagonia, nos Alpes e nos Andes.

Marcamos um horario com ele para o dia seguinte as 9 da manha (vamos acordar a meia noite no dia da ascencao final do Mont Blanc entao nao precisa acordar muito cedo nos dias antes). Temos que ir alugar material de alpinismo e vamos ir no Mar de Gelo (uma geleira) pra treinar com nosso material.

Dia 2 :

Primeiro contacto com a guia, compramos passagens de bondinho pra subir 1000 metros ate a geleira.



Um dia muito legal, treinando pra subir, descer, andar no gelo. Um sol lindo, ceu azul, montanhas impressionantes.

Dia 3 : Vamos de carro pra Italia. Tem um tunel de 12 kilometros entre Chamonix e Italia, um pouco estranho de pensar que voce tem mais o menos 4 km de pedra em topo da sua cabeça ! Enfim chegamos no Grande Paraiso na Italia, um parque natural com o pico de Grande Paraiso no centro, 4061 m, nosso objetivo.



Dormimos no refugio Vitor Emmanuel II. Enfim, dormimos ... tentamos dormir !!! Porque descobrimos uma outra coisa sobre nosso guia esta noite .... ele ronca como uma capivara !!!! Impossivel de dormir, nao consegui dormir um minuto. A liberacao chegou quando o despertador tocou as 3 da manha.

Estava bem cansado, mas feliz :) Cafe de manha e saimos pra subir no topo do Grande Paraiso. E uma ascensao facil mas é bom pra aclimatacao e tambem pra treinar de novo.
O capivara vai na frente.




Topo do Grand Paradis (4064 metros)


Depois do topo do Grande Paraiso na Italia, voltamos pra Chamonix subimos até o refugio des Cosmiques (3500 metros) onde iamos sair a meia noite pra comecar a subir o Mont Blanc du Tacul, depois o Mont Maudit e finalement depois de 7 horas de ascencao na neve e gela, o Mont Blanc.


Nosso trajeto.


Depois de uma noite bem curta, comecamos a ascencao. A lua estava linda e o ceu sem nuvens, nao tinha vento e a temperatura estava proxima de 0 graus (é muito quente pra esta altura !!!). As condicaos estavam otimas !!!!

O inicio da ascencao foi muito bom, depois de 2 horas fuimos no topo do Mont Blanc du Tacul. As dificuldade comecam com a ascencao do Mont Maudit que esta muito inclinado. A altura é mais de 4 400 metros e o oxygen comeca a ser raro. Entao é mais dificil de subir. Eu paro de vez em quando pra olhar atras e tem muito vazio ... com Chamonix la bem em baixo.



Depois do Mont Maudit, nao tem dificuldade technicas mas e dificil por causa do oxygen. Tambem encontramos muito vento no final do Mont Maudit e logo depois, entramos no nuvem .... estavamos no meio duma tempestade !!!!!

A fim da ascencao foi estranha, sem ver nada, so seguir a guia e esperar ele achar o bom caminho. Paramos 2 minutas no topo do Mont Blanc e comecamos a descer com uma outra guia e o grupo dele (tudo mundo se ajuda quando tem difficuldade).


Eu (de vermelho) e Gilles no topo do Mont Blanc, no meio da tempestade, sem conseguir ver nada ao redor!


Aqui uma foto do refugio aonde nos abrigamos durante a tempestade.



O dia depois, fuimos voar pra relaxar desta experienca intensa. Foi bom de chegar no topo mas um dia temos que voltar no topo do Mont Blanc pra ver a vista !!!!


Eu estou no parapente laranja.


Beijos pra todos

ROMAIN ;)