sexta-feira, setembro 08, 2006

Uma semana na montanha

Oi gente,

Alguem me disse que todo mundo quer saber sobre minha experienca nos Alpes.

Eu fui là uma semana no meio do mes de Junho (ja faz 3 meses ! pqp !!!) com um amigo.

Vou comecar por Chamonix. Uma cidade pequena, linda, a mil metros de altura e com vista incrivel sobre as geleiras e as montanhas mais altas da Europa do Oeste (tem mais altas na Turquia). La tem pistas de esqui. Eu gosto de ir là no inverno pra andar de snowboardeeee (com sotaque carioca :)). Voce pode sair das pistas e andar na geleira e no meio das paisagens halucinantes (existe em portugues esta palavra ??? acho que nao mas enfim :)) Bom entao desta vez, eu fui em Chamonix no fim da primavera pra um semana de alpinismo.


Nosso hotel em Chamonix.


Dia 1 :

Subimos, sem guia, a 2000 m de altura para aclimatacao, andamos ao lado de uma geleira com vista sobre "les Aiguilles de Chamonix" (Agulhas de Chamonix).



Em 4 dias, estaremos la no topo da "Aiguille du Midi", a 3800 m.

Na descida, o celular tocou... Era nosso guia que vai ficar conosco durante toda semana. Ele é um guia da Companhia de guias de Chamonix, conhece muito bem as montanhas da regiao e ele sera um bom elemento pra nossa seguranca durante esta semana. Vamos descobrir depois que ele ja foi no topo do Everest, no Polo Norte e fez a ascencao de muitas montanhas no Himalaya, na Patagonia, nos Alpes e nos Andes.

Marcamos um horario com ele para o dia seguinte as 9 da manha (vamos acordar a meia noite no dia da ascencao final do Mont Blanc entao nao precisa acordar muito cedo nos dias antes). Temos que ir alugar material de alpinismo e vamos ir no Mar de Gelo (uma geleira) pra treinar com nosso material.

Dia 2 :

Primeiro contacto com a guia, compramos passagens de bondinho pra subir 1000 metros ate a geleira.



Um dia muito legal, treinando pra subir, descer, andar no gelo. Um sol lindo, ceu azul, montanhas impressionantes.

Dia 3 : Vamos de carro pra Italia. Tem um tunel de 12 kilometros entre Chamonix e Italia, um pouco estranho de pensar que voce tem mais o menos 4 km de pedra em topo da sua cabeça ! Enfim chegamos no Grande Paraiso na Italia, um parque natural com o pico de Grande Paraiso no centro, 4061 m, nosso objetivo.



Dormimos no refugio Vitor Emmanuel II. Enfim, dormimos ... tentamos dormir !!! Porque descobrimos uma outra coisa sobre nosso guia esta noite .... ele ronca como uma capivara !!!! Impossivel de dormir, nao consegui dormir um minuto. A liberacao chegou quando o despertador tocou as 3 da manha.

Estava bem cansado, mas feliz :) Cafe de manha e saimos pra subir no topo do Grande Paraiso. E uma ascensao facil mas é bom pra aclimatacao e tambem pra treinar de novo.
O capivara vai na frente.




Topo do Grand Paradis (4064 metros)


Depois do topo do Grande Paraiso na Italia, voltamos pra Chamonix subimos até o refugio des Cosmiques (3500 metros) onde iamos sair a meia noite pra comecar a subir o Mont Blanc du Tacul, depois o Mont Maudit e finalement depois de 7 horas de ascencao na neve e gela, o Mont Blanc.


Nosso trajeto.


Depois de uma noite bem curta, comecamos a ascencao. A lua estava linda e o ceu sem nuvens, nao tinha vento e a temperatura estava proxima de 0 graus (é muito quente pra esta altura !!!). As condicaos estavam otimas !!!!

O inicio da ascencao foi muito bom, depois de 2 horas fuimos no topo do Mont Blanc du Tacul. As dificuldade comecam com a ascencao do Mont Maudit que esta muito inclinado. A altura é mais de 4 400 metros e o oxygen comeca a ser raro. Entao é mais dificil de subir. Eu paro de vez em quando pra olhar atras e tem muito vazio ... com Chamonix la bem em baixo.



Depois do Mont Maudit, nao tem dificuldade technicas mas e dificil por causa do oxygen. Tambem encontramos muito vento no final do Mont Maudit e logo depois, entramos no nuvem .... estavamos no meio duma tempestade !!!!!

A fim da ascencao foi estranha, sem ver nada, so seguir a guia e esperar ele achar o bom caminho. Paramos 2 minutas no topo do Mont Blanc e comecamos a descer com uma outra guia e o grupo dele (tudo mundo se ajuda quando tem difficuldade).


Eu (de vermelho) e Gilles no topo do Mont Blanc, no meio da tempestade, sem conseguir ver nada ao redor!


Aqui uma foto do refugio aonde nos abrigamos durante a tempestade.



O dia depois, fuimos voar pra relaxar desta experienca intensa. Foi bom de chegar no topo mas um dia temos que voltar no topo do Mont Blanc pra ver a vista !!!!


Eu estou no parapente laranja.


Beijos pra todos

ROMAIN ;)

3 comentários:

  1. So tenho uma palavra pra dizer: LOUCO!!!
    E seu português escrito ta bom, hein?! =P

    ResponderExcluir
  2. oi romain! até que enfim hein! tô enchendo o saco da cris há um tempão pra ver o seu post aqui. Adorei seu português. Tá muito bom. Inclusive suspeito que vc tenha tido uma ajudinha (não teve não?). Nossa! Lindas as fotos, emocionante a descrição da aventura, mas eu nucna faria isso! sou mto covarde! Parabéns pela sua coragem! E pelo ótimo português também. Ah! Manda um beijinho pra Cris (rs)
    Apesar da gente não se conhecer pessoalmente gosto mto d vc, só pelo fato d vc fazer minha amiga feliz. Qdo vier pro Brasil, não deixa ela esquecer d nos apresentar não, hein...
    Beijinhos
    Chris
    PS: Aluciante existe sim. Só não tem o H. E em portugues é oxigênio. Bem, o fato d eu só ter reparado nesses 2 errinhos qr dizer q vc tá bem, hein.

    ResponderExcluir
  3. nossa!! nem sabia que você era tão "radical" assim!!

    e o português também tá muito bom!! sabe até usar crase e o verbo fazer indicando tempo decorrido que muito brasileiro não sabe!

    os erros a gente não precisa aponta que o que vale é o esfoço!!

    =)

    ResponderExcluir