sexta-feira, novembro 16, 2007

Correios 2

Outro dia eu comentei aqui meu problema com os Correios (Link aqui). Hoje decidi falar novamente sobre isso.

Fui na empresa DHL para ver quanto custava enviar um pacote ao Brasil no modo econômico. E para um pacote de até meio quilo temos que pagar 100 euros!!!! Não posso deixar de comentar que mesmo que seu pacote tenha 200g, você paga meio quilo.

Então fui bem corajosa e mandei um presentinho para uma amiga pelo correio normal. Vamos ver quanto tempo ele levara para chegar ou SE ele vai chegar. Aproveitei a oportunidade para conversar com a Madame dos correios franceses e ela me disse que uma opção para evitar o roubo de mercadorias seria mandar como carta registrada, mas que mesmo assim não era certo do pacote chegar ao destino, pois se alguém quiser roubar... vai roubar e ponto! Ela também disse que não é somente roubo, mas muitas vezes é a alfandega que prende as mercadorias.

Eu escrevi um email para os Correios comentando meu caso e a resposta foi longa. Vamos por partes.

A pessoa começa dizendo algo do tipo "merda acontece, nos fazemos um serviço complicado e bla bla bla e aconselho que você reclame nos Correios do Brasil e nos Correios da França". Ela ainda recomenda que eu pague pelo serviço de rastreamento.

Então eu me pergunto. Como eu posso provar que minha mercadoria foi extraviada aos correios ? Muitas vezes eles não dão recibos. Uma vez eu reclamei aqui, mas eles nunca me deram uma resposta. E pagar pelo serviço de rastreamento??? Uma vez eu fui BEM idiota e paguei 3X mais caro por esse serviço. Sabem o que aconteceu???? Nunca consegui rastrear o pacote!!!! Fui reclamar nos correios e eles disseram que o rastreamento soh funciona até a fronteira da França. E por que eles não me avisaram antes???? E como Os Correios dizem para utilisar esse serviço se esse serviço nem existe????

Depois ela me explicou sobre o superfaturamento do pacote que minha mãe teve que pagar para receber o que eu mandei. Lembro que ela teve que pagar 100% do valor integral do pacote e não somente 100% do equipamento eletrônico que eu mandei. Ela disse que para bens de até 3000 dólares eles cobram 60% do valor integral do pacote e o quanto eu paguei para enviar. ROUBO, eu paguei 100%! Acho que 60% deveria se sobre o eletrônico e não sobre todo o pacote + o serviço de envio que eu paguei aqui. E não acaba aih.... Se o bem for inferior à 50 dólares a taxa esta isenta! Roubo again! O que eu mandei não valia 50 dólares!!!! Eles são bem cara de pau!!!! Mas isso não é culpa dos correios, esse roubo todo foi culpa da Receita Federal!

A Roberta que hoje mora em Paris mas morou em vários outros países disse que sempre teve problemas, não importa o pais aonde você esteja e que ela esta certa que a culpa é do Brasil. Eu concordo! Ela disse que se manda algo bacana, o presente nunca chega, agora se for uma bobeirinha como papel e caneta, não tem problemas. Ela disse também que tem um amigo que trabalha na receita brasileira que trabalhou muitos anos em aeroporto justamente lidando com remessas do exterior e ele contou que acontecem 2 coisas: roubo MESMO e mercadorias proibidas que ficam meses na alfandega, nunca são enviadas de volta ao remetente e um dia alguém leva pra casa.

A minha pergunta é : Por que o pacote não é devolvido ao remetente? Por que não temos uma explicação? E se for roubado mesmo, como saber? Aonde reclamar e como ser ressarcida?

Tsc tsc tsc... o Brasil é f*** mesmo....

5 comentários:

  1. Cris,

    Eu confiava muito nos correios. Escrevia cartas para amigos e familiares regularmente desde os 10 anos de idade e sempre as coisas chegavam aos seus destinos. Isso durou até o dia em que eu estava em um ônibus no Rio e vi um carteiro abrindo correspondencias internacionais (!) Ele lia a declaração no pacote, via se era algo interessante, e abria na maior cara de pau!!! Eu fiquei olhando pra ele de cara feia um tempão. Finalmente eu não aguentei e cheguei perto dele e disse "que bonito, heim?". E não é que o homem ficou com raiva de mim?? Me deu um fora tipo "meta-se com a sua vida!". Eu era novinha e não tinha muita coragem mas até hoje me arrependo de não ter pegado o nome do infeliz e o denunciado. Desde então passei a ter muito cuidado com o que eu mando para o Brasil...

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu mandei um notebook pro Brasil pelo Correio portugues e chegou. Sem taxação nenhumaaaaaa.Tudo que eu tive que mandar de documentos pra Portugal, mandei usando a DHL. No Rio, eles cobravam R$72, envio em 3 dias com rastreio até 300 gramas. Mas realmente 100 euros é um assalto. Aqui o mesmo envio sai por 68 euros. ;) Caro ainda, mas uma boa diferença!

    ResponderExcluir
  3. Cris,

    Estive pesquisando na internet sobre essa questão de encomendas enviadas da França que não chegam (ou não chegaram) ao Brasil, como é meu caso.

    Pois, então: residi em Paris com minha esposa durante um ano quando completei meus estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales.

    Ao final do ano passado, retornei ao Brasil mas antes de votar postei várias coisas pelo correio da Cité Universitaire (La Poste).

    Enviei uma caixa de 10kg (Colissimo Emballage International), postada em 10/12/2007 e até agora não chegou. Liguei nos correios daqui do Brasil e me disseram que essa encomenda não entrou no Brasil.

    Vi no seu comentário que você descobriu que há uma forma de rastrear esses objetos extraviados. Como eu devo proceder para solicitar esse rastramento (que segundo você, é pago)?

    O que você sugere que eu devo fazer? Será que há meios de se descobrir se a encomenda ficou presa na aduana?

    Estou preocupado porque eu entro no site do Coliposte, digito meu código para rastrear a encomenda e diz que "nenhum colis corresponde ao meu critério de busca".

    Enfim, desculpe-me a impertinência em te escrever aqui no seu espaço, mas quanto mais informação eu tiver, melhor.

    Muito obrigado,
    Rodrigo

    Em tempo: Se puder responder, encaminhe sua resposta para feelingofjazz@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. OLÁ PESSOAL, ESTIVE FAZENDO UMA BUSCA NA INTERNET POIS DESPACHEI UMA CAIXA VIA COLISSIMO EMBALLAGE DE NICE/FRANÇA, JÁ TEM UM MÊS,AINDA NÃO RECEBI E NEM CONSIGO RASTREAR... ESTOU PREOCUPADA, VI ESSES POSTS E PRECISO DE AJUDA!!! ALGUÉM CONSEGUIU RECEBER CORRESPONDÊNCIAS? OU SABE SE HÁ ALGUM JEITO DE RASTREAR?
    AGRADEÇO DESDE JÁ E AGUARDO UM RETORNO,
    VANESSA

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,estou na mesma situação.Pensei que resolveria,mas depois de tudo,nada.
    Enviei uma caixa com roupas que havia usado,para não pagar excesso de bagagem.
    Faz 3 meses.Já falei com os correios,mas a resposta é que nada consta.
    Infelizmente,pensei que pelo menos nos correios pudéssemos confiar.
    Que vergonha! O que será que funciona em nosso país?
    Rastreio no Colíssimo/Paris e lá consta que chegou no Brasil em 03/07/2014.
    Lamentável!!!!!

    ResponderExcluir