quarta-feira, novembro 07, 2007

Correios

Com a chegada do Natal entrei numa crise com os correios, não sei ao certo se com a La Poste (correio francês) ou com Os Correios.

Natal do ano passado eu mandei um pacotão pra casa da minha mãe e um pacotinho pra casa da Tita, estes chegaram tranquilamente. Mas ao mesmo tempo eu mandei um pacotinho pra casa da Raquel que nunca chegou.

Pro aniversario da minha irmã eu mandei um pacotão com presentes pra toda a familia. E cometi o erro de mandar um mp3 player, ele era baratinho, custou 40 euros. Minha mãe teve que pagar 100% do valor de TUDO que tinha no pacote por causa disso, mesmo coisa boba como CD de fotos e etc.

Em julho eu mandei um pacote com 2 roupinhas de bebe. Elas nunca chegaram.

Eu pago carissimo pra La Poste pra mandar esses pacotes. Acho que em 10 pacotes, 2 não chegaram (20% é bem consideravel) e um 1 minha mãe teve que pagar um roubo para recupera-lo.

Entrei no site dos Correios e olhei a lista do que era proibido mandar pelo correio, nenhum dos presentes estava nesta lista. Mas também não achei nenhuma informação sobre taxas extras para produtos eletrônicos.

Vi também que tipos de produtos não podem ser enviados para a França e achei os seguintes itens :

Calçados/Plumas - calçados, polainas e artigos análogos (restrições para artigos análogos como esses produtos);
Têxteis - tecidos;
Madeira/Celulose/Impressos - artigos de livraria (sujeitos às condições do Ministério do Interior);
Materiais plásticos/Borracha - mamadeiras e chupetas (devidamente identificadas);
Produtos químicos - produtos medicinais diversos (sujeitos a autorização prévia do Ministério de Saúde da França);

Fiquei boba com isso, quer dizer que minha mãe não poderia me mandar uma camisa com a foto dela escrito "Eu amo a minha mãe"?

Mas acredito que a culpa não seja do correio francês, pois sempre tomo cuidado de conversar bem com a atendente sobre meu pacote e sempre pago taxas extras para não correr o risco do pacote se perder no caminho ou chegar com 2 meses de atraso como também ja me ocorreu.

Vocês que moram na França. Como vocês mandam seus presentes de natal? Pela La Poste, Fedex? HELP!!!!

9 comentários:

  1. Oi Cris, poxa que droga esse lance dos presentes...a gente fica na maior expectativa quando envia um presente pelo correio né? Deve ser bem chato não chegar ao destino!
    Quanto a minha viagem à Paris, ainda são só planos, falta só um pequeno detalhe: grana!
    Estamos juntando aos poucos, mas quero pesquisar muito antes, porque muitos destes roteiros de agência são ruins e só servem p/ tomar dinheiro. Mas quem sabe em dezembro do ano que vem dá certo! Sonhar não custa nada!

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe! Infelizmente, a culpa fica no Brasil. Sempre tive problemas com o correio brasileiro. Se voce mandar qualquer coisa pra outra cidade na França chega direitinho, no dia seguinte. A Espanha é pior, ainda, que o Brasil, se é que isso é possivel.
    O Dylan de manda um beijo por e-mail, ja que pelo correio nao chega. Ele esta mais fofo cada dia, agora manda beijinhos pra todos!

    ResponderExcluir
  3. Quando morava em Lyon só mandava pacotes usando os serviços Fedex, nunca tive problemas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris!

    Então, eu ja tive problema de mandar coisa que nunca chegou também, não confio muito não... você manda chronopost ? Acho melhor, porque ai pelo menos é algo registrado..
    Olha, eu tô indo dia 9 pro Rio, como você sabe.. mas tô cheia de presentes de Natal também (hehe) então não sei se poderia ajudar, vai depender do tamanho das malas (ainda nao vi na Air France quanto posso levar). Mas se você tiver algo não muito grande, e que queira mandar, posso levar pra você.. Ai você pede pra alguem buscar comigo ou algo assim. Mas pra saber direitinho quanto daria pra levar, soh quando eu arrumar minha mala :(

    Beijo!
    Carol

    ResponderExcluir
  5. Cris, até ser SDF em Paris pode ser chique! Imagina morar numa cabaninha na margem do Sena...rsrs Je rigole.Agora, imagine morar no 14ème...C'est très chic.
    Quanto aos Correios do BR, eu li em algum lugar que os brasileiros acreditam mais neles que em outras instituições importantes. Pelo menos aqui, eles têm muita credibilidade, mas nada é 100% perfeito. Boa sorte com os pacotes. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. ei Cris!! eu sempre mando coisinhas p/ o Brasil e nunca tive o desprazer de ter ago extraviado, porém, demora horrores para chegar até parei de pagar mais p/ serviço expresso porque simplesmente é frustrante.

    Sobre seu último comentário lá no meu blog...meu nome é Polly sim:) na verdade Pollyana que é comum no brasil, sim?? a origem é inglesa. Minha irmã tem nome russo, chama-se yáskara...eu acho lindo!!

    bjocas
    xoxoox

    ResponderExcluir
  7. ahhh nessa eu não vou poder te ajudar, faz mto tempo q não utilizo os correios pra encomendas.

    mas que deve dar maior raiva ter algo extraviado, ah deve...

    beijinhos, te linkei, ta?

    http://ginhoca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Sim, sua mãe não pode te mandar uma camiseta! Mas não é soh aqui não, todo paìs tem restrições, por exemplo, não posso enviar derivados de leite para o Brasil, nem plantas ou sementes, nem sair de là com elas (o velho saquinho de feijão na mala é proibido) e etc. Aquele pedaço de queijo fedorento que sempre quero levar para o Natal, é proibido, não pode entrar no Brasil. Pedras tb (bijuterias e etc). Quanto à correio perdido, olha, acho que o problema é a alfandega brasileira sim, pois sempre quando envio presentes (jà enviei dos 4 paìses que morei, não sò da França, logo acho dificil 4 paises europeus serem desonestos e somente o Brasil funcionar, sorry) e a encomenda NUNCA chega, mas quando mando coisas nada interessantes, tipo papel e livro, chega bem que é uma beleza. Tenho um amigo da receita brasileira que jà trabalhou muitos anos em aeroporto justamente lidando com remessas do exterior e ele me contou que acontecem 2 coisas: roubo MESMO e mercadorias proibidas que ficam meses na alfandega, nunca são enviadas de volta ao remetente e um dia alguém leva pra casa. Logo, o problema não é o correio em sih, mas a fronteira brasileira. Eu quando mando algo, mando via DHL mesmo, mas é caro, se prepara. Minha dica? Compre presentes no submarino ou boticario on line mesmo e mande entregar na casa dos seus pais. Ou mande via alguém que và pra casa antes do Natal e que não esteja jà super carregado.
    Beijocas e boa sorte,
    Roberta

    ResponderExcluir