quarta-feira, abril 11, 2007

Enfim neve !

Sabado pegamos nosso trem para Chamonix. 160 euros ida e volta, foi caro pois deixamos para comprar o bilhete de trem em cima da hora. 6 horas de viagem com escala em Saint Gervais para pegar o outro trem que vai até a Suiça (a terra Natal do Romain, para quem não sabe.. ihih), passando por Chamonix (5km da Suiça).



Ja no inicio do dia eu comecei a sentir dores horriveis na barriga, a viagem prometia. No trem tivemos a sorte de sentar ao lado de um casal simpatico com uma filhinha de 1 ano e uma de 5 anos. Estava tudo indo bem, até que a menininha de 5 anos vomitou bem ao lado do nosso banco e o trem ficou fedendo a vomito por 5 horas. Depois a mais novinha fez coco e o papai decidiu trocar a fralda bem ali, ao nosso lado. Detalhe que no trem tinha fraldario. Chegou um momento que eu não pude mais suportar, me senti mal e corri para o banheiro, vomitei 2 vezes durante a viagem.

Depois de muito rezar para chegarmos logo, descemos em Chamonix e nossa Maison d'Hotes era bem ao lado da estação de trem. Era um chalé em madeira, bem bonitinho, 50 euros por noite com café da manhã (muito barato para o local) e ficava somente à 4 estações de trem do centro da cidade.

Chamonix


Chamonix é um pequeno vilarejo cravado entre montanhas cobertas de neve no meio dos Alpes Franceses. Fica quase na fronteira da Suiça (5km) e um tunel de 13km que passa sob o Mont Blanc (para quem lembra da aventura do Romain no ano passado AQUI) te deixa diretamente na Italia. O vale não tinha neve, mas as montanhas estavam tooooodas branquinhas, logo ali, 400m acima da minha cabeça.

Chamonix

Vista da nossa janela no chalé, o Mont Blanc.


No primeiro dia (sabado ainda) compramos roupas de ski para mim (na loja Technique Extreme, bem baratinha!!), alugamos nosso snowboard (botas e prancha 23 euros por pessoa por dia), comemos uma tartiflette, receita tipica de Haute-Savoyard (AQUI) e dormimos cedo.

Sem comentarios para as roupas de neve. Como se eu ja não fosse gorda suficiente, tive que colocar uma calça de 10cm de espessura, um verdadeiro edredom! Fiquei parecendo um boneco de neve, mas c'est la vie!

Acordamos cedo, tomamos um café caprichado e pegamos o trem para ir para a Pista "Le Tour". 36 euros por dia por pessoa, carissimo!!!! Pegamos um mini bondinho que nos levou ao alto da montanha, depois um teleférico (que contarei o drama depois) e quando cheguei la no alto... fiquei paralisada quando vi a pista estreita e super inclinada na minha frente!!!! Fiquei num estado horrivel que nem parei para olhar a vista maravilhosa la do alto, nem na neve eu rolei, nada! Entrei em PANICO!!!

chamonix

O boneco de neve vingindo um sorriso de "não se preocupe, esta tudo sob controle! Grrrrrrrrr


As pistas são classificadas por cores, verde significa facil, azul são para as médias, vermelho são as dificeis e preto para as PUTA QUE PARIU FUDEU!!!!

Romain perdeu a cabeça quando decidiu me levar diretamente para uma pista azul. Logo eu, HA, a brasileirinha que nunca tinha visto neve na vida, que não sabia nem calçar seu snowboard e nunca iria imaginar que aquele treco pesava à vera!

O pior foi ele olhando para mim, agarrada num poste e morrendo de medo, e dizer:

_Olha, não tem nada demais, é facil, faz como aquele cara ali, oh!


Uh la la, eu estava apavorada! Mas ao mesmo tempo eu me sentiria uma imbecil de ir embora direto sem ao menos tentar fazer alguma coisa. O problema é que eu olhava para pista, ela era super inclinada e estreita, com um abismo enorme de cada lado e se você olhasse o abismo você quase via o inferno. E pra completar à 100 metros de distancia da descida, tinha uma rampa e logo depois uma curva!!! Imagina a situação :

Eu me aproximaria da pista e a gravidade me faria logo descer a ladeira, se por acaso eu conseguisse me manter em pé e se por acaso eu não caisse no abismo, eu chegaria na rampa com uma velocidade tal que voaria 1m para o alto e cairia de costas na subida da rampa. Ou pior, se eu passasse da rampa iria pegar ainda mais velocidade e, obvio, não conseguiria fazer a curva, considerando que eu não tenho o minimo controle sobre a maquina turbinada nos peus pés e daria de cara com a parede de neve no inicio da curva e, como nos desenhos animados, uma avalanche cairia sobre a minha cabeça.

Ok.... pensando nisso tudo comecei a chorar como uma bobona no alto da montanha!

Como eu vi que jah estava na merda e não teria como pegar o teleférico para descer da pista e considerando que pagamos um preço absurdo para subir, decidi tentar assim mesmo.

Agora imagina...

Romain com uma mochila nas costas, duas luvas e um snowboard em uma mão e eu na outra prestes a cair no abismo e parar diretamente no inferno e cheia de lagrimas no olhos.

Descemos uns 200m assim, eu histérica de snowboard nos pés, agarrada no braço do Romain e o fazendo correr na neve ao meu lado.

Logo logo vi que eu não tinha a minima condição de descer aquela pista e desisti. O problema é que eu teria que descer toda a pista a pé na neve, daquelas que você pisa e a neve chega no joelho. Mas antes 1km assim que em snow. Romain foi em snow.

Comecei a descer, solitaria, claro. Varias criancinhas de 6 anos no maximo passavam por mim em alta velocidade com seus skis, vroum vroum.... E eu la, descendo a pé, todos me olhando e eu me sentindo uma boba. Mas enfim....

Não demorou muito e o salva vidas da pista veio falar comigo.
_Oi, tudo bem.
Eu seca, respondi: _TUDO!
_Algum problema?

_Bom, é minha primeira vez numa pista, estou morrendo de medo, vou descer a pé e você não pode me impedir!
_Ok, boa sorte!

Encontrei Romain em um certo ponto da pista e como jah passava de 13h decidimos fazer um pic nic. Com direito a boneco de neve e tudo! Que delicia!!!

chamonix


chamonix


Depois da pausa, peguei a estrada novamente, a pé é claro, e a estrada era longa.

Chegando no fim da pista peguei o mini bondinho novamente, dessa vez para descer! ;)

Felizmente na cidade, logo ao lado do bondinho tinha uma pista verde lindissima! Bem plana e muito larga. Seria o paraiso! =) Corri para pista e me deparei com um problema....

um tire fèsses, ou "carrega bunda", para os intimos! =)

O "carrega bunda" é como um teleférico, mas não tem cadeirinha e é individual. Consiste em um ferro comprido que liga você à um cabo que sobe a pista e te permete de desce-la em seguida. Em ski deve ser facil, mas em snowboard....

Achei esses exemplos no YouTube, morri de rir! HUAHUAUHA





O problema é que no snow você tem que subir de lado enquanto você tem um ferro entre suas pernas que te puxa pra frente. Você tem um pé carregando a prancha e o outro livre. E o problema é que o ferro se liga ao cabo por um élastico e se você coloca seu peso no ferro, você cai. Muito complexo isso.

Bom, tentei subir a pista verde em "carrega bunda" uma vez. Cai em 10m. Tentei a segunda e UHUUUUUUUUU CONSEGUI!!!! Chegando no alto da pista eu cai umas vinte vezes até chegar à subida do "carrega bundas" novamente. Fiz uma série de videos com as minhas quedas, mas a pior delas não foi filmada, putz, ela foi muito engraçada! uhahuauha Colocarei o video depois! Alias, se alguém puder me dar uma dica de um freeware que me possibilite de juntar todos os meus videos em um soh e colocar uma trilha sonora.... AJUDE-ME! =)

Depois tentei subir a pista pelo carrega "bunda novamente". Uma vez e ... cai. Segunda vez... cai. Terceira vez... cai. Quarta vez... cai. Então, finalmente, desisti! =)

Jah eram 15h, mais de 5 horas de neve, de medo, de quedas.. estava morta! Romain voltou para as pistas azuis e vermelhas enquanto eu pegava um sol no restaurante.

Voltamos para o chalé, tomamos um banho e fomos para o centro da cidade jantar. Fondue de queijo! =) Na volta para o chalé esperamos um suposto onibus noturno que nos levaria ao hotel, mas ele não deu as caras! Eu estava morta! Cansada! De barriga cheia ! Com dores musculares no corpo inteiro, mesmo nas axilas, acredite! Eram 21:30, não tinham taxis, nem onibus e nem trem para voltar para o chalé. Adivinha.... eu e Romain na estrada escura, sem calçada na maioria do tempo, durante 65 min e pra completar..... logo no inicio da caminhada começou a chover!!! HA Eu mereço!!!!!

A cama me esperava...


Continua

6 comentários:

  1. Que linda na frente do Mont Blanc !!!! Te amo !

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris,
    Visitei seu blog procurando coisas sobre Paris.
    Vou aproveitar para divulgar o festival(e principalmente o filme que trabalhei).Vão ter 2sessões do documentário sobre a vida do Betinho,Henfil e Chico Mário chamado Três Irmãos de Sangue.è um filme emocionante..principalmente para quem está morando fora.
    3 de maio à 16:30 e 6 de maio à 20:00 Cine Latina 20, Rue de Temple.
    75004.
    Divulgue poe favor para amigos brasileiros e franceses.
    Estarei aí nesta época.
    Qualquer informação a mais:
    marina@painet.com.br

    ResponderExcluir
  3. Procurando informações sobre Paris achei teu blog...muito legal mesmo, adorei, virei sempre q pder!

    ResponderExcluir
  4. Menina e a quantas anda a competição idolos por estas bandas?
    Teu candidato preferido agora é meu tb! Já localizou o vídeo q vc prometeu postar???
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Que demaisss!!!! Neveee!!!! Parece até trouxa, mas só brasileiro mesmo pra saber a emoção do que é VER a neve...auahuahuahauhauhauah!!! Parabénssss!!!! E chamonix pelas fotos tem cara de ser MUITOOO bomm!!!!
    Au revoirr!!!!

    ResponderExcluir
  6. foooofa, que gracinha!! parece ateh que eu tava lendo a minha historia da primeira vez na neve... a diferença eh que comigo foi ski e que eu tinha ainda por cima meu sogro berrando meu nome pra todo mundo ouvir "RobertAAAA, ramène ton ski!!! tournes à gauche!! Ne te penches pas en arrière!! Ramènes ton ski!!!!!!!! Noon, RobertAAAAA!! Non! Ramènes-le!" ahahahahahhahahahaha....

    ah, e eu nao caih nenhuma vez no tire fesses, quase ganhei um biscoito scooby por isso... eheheheh

    beijinho!!!

    ResponderExcluir