terça-feira, novembro 21, 2006

Stress

Quem me conhece sabe que eu nunca fui muito fã de estudos. Na verdade eu gostava de estudar sim, mas aquilo que eu queria e gostava, mas sem pressão nenhuma. E como aquilo que eu gosto nunca esteve muito relacionado à fisico-quimica, fisica, calculo, analitica e etc, eu quase nunca estudava. Somente dois dias antes das provas, ou se fosse muuuito dificil eu começava uma semana antes.

Eu ja contei para vocês que aqui as pessoas são muito estressadas, não? Eles se matam de estudar não importa o quão longe as provas estejam. Bem, eu descobri que não são todos não... Por acaso eu fiz amigos bem no meio do grupo dos que não estudam! HA Por que sera?

Na verdade todo esse empenho tem um nome. PRESSAO! Eh, aqui as crianças começam a serem pressionadas desde pequenininhos. Quando você esta no ginasio você é pressionado porque TEM que passar para uma Escola (ja falei sobre as escolas aqui), ou porque você TEM que passar no vestibular. No Brasil, claro, que também sofremos essa pressão. Mas é muito mais light. Me lembro de soh ter me preocupado com vestibular no ano que fiz minhas provas. Antes disso eu era bem tranquila.

Que tipo de pressão eles sofrem? Primeiro o jornal falando em desemprego o tempo todo. Segundo são os pais. Terceiro e acho que o mais influencia... os PROFESSORES. Não sei quantas vezes os professores ja repetiram no nosso ouvido que se não fizermos um doutorado seremos eternos desempregados, que empresa nenhuma vai nos contratar e etc. Essa semana assisti uma conferência da Saint-Gobain aonde eles falaram bem alto no meio de todos os estudantes da Escola que nos (universitarios) nunca seremos contratados pela empresa. Eles querem somente estudantes de Escolas (chamados engenheiros) ou no nosso caso, somente com doutorado).

Semana passada a diretora do mestrado nos mandou um email com um contato de uma grande empresa que buscava um estagiario e ela comenta com letras garrafais "A seleção sera bem dura e eu enviarei suas notas de mestrado para a pesquisadora avaliar. Espero que vocês sejam conscientes em não se candidatar a toa." Sentiu meu drama quando eu li isso???? Tipo, eu ja falei aqui que minhas notas bastaram para passar de ano e não por brigar por uma vaga de estagio. E que graças a elas me recusaram no mestrado de quimica orgânica (felizmente)?

Conclusão disso tudo. Você se estressa, se sente tão pressionado em ter que agradar a todos os professores, arrumar seu estagio, estudar muito e tirar excelentes notas. Mesmo com os proprios professores concordando que nos não temos tempo para fazer nada com nossa carga horaria absurda!

E quem diria... eu que estudava nas vesperas das provas estou aqui desesperada porque faltam dois meses para as provas e eu ainda não comecei a estudar. Então todos os dias eu prometo que começarei a estudar no dia seguinte, mas até agora eu não consegui parar para estudar. Eu chego em casa (normalmente 17h - 19h) tao cansada (mentalmente falando), tomo um banho, preparo meu jantar, como, arrumo minhas coisas para o dia seguinte, leio emails, faço cartas de motivação e escrevo emails procurando estagio. Quando eu vejo ja são 21h e Romain chega em casa. E eu passo o restinho das horas do dia conversando com ele. Lah pelas 23h ja é hora de dormir e se preparar para fazer tudo novamente no dia seguinte. Eu nunca me senti assim, mas hoje eu vejo que meu dia não rende! Eu não tenho tempo para mim, para me divertir e etc... Detesto isso! Então o que eu faço???? Não estudo nos finais de semana! Eu namoro, faço compras, limpo a casa, lavo roupa, cozinho, passeio, vejo TV e me divirto na net. O fim de semana passa voando e .... mais uma semana se foi.

O problema é... eu cheguei num ponto de estar tão estressada e preocupada que eu não consigo dormir. Eu deito na cama e penso no estagio que eu não tenho, nas provas que eu ainda não estudei e fico rolando na cama até 1h da manha! Dia seguinte eu fico bocejando em todas as aulas e pouco concentrada.

Enfim.. muito estresse.

Mas o bom é que o mestrado finalmente é maravilhoso (tirando as aulas de reologia e o professor belga!!!)

Semana passada tivemos uma aula sobre formulação e emulsões com uma pesquisadora da L'Oréal. Também tive uma aula sobre propriedades mecanicas de polimeros com um pesquisador da Arkema. Essa semana tive uma aula MARAVILHOSA com M. McKenna da Texas Tech University sobre Propriedades dependentes do tempo.

Não saberia explicar para vocês a quantidade de informações que meu cérebro recebe a cada dia. São coisas tão fascinantes. Não, eu não falo de polimeros. Mas sobre como o mestrado consegue ser tão interativo conosco e fornecer uma série de aulas com pessoas tão variadas em assuntos que, mesmo voce não gostando, aprende a admirar. Sem contar que é otimo saber como aquilo que você estuda é empregado nas empresas diariamente. Coisa que eu nunca vi na UFRJ.

Então é isso, vim aqui soh colocar para fora o que eu venho sentindo e explicar porque o blog anda assim... cheio de poeira.

Beijaooooooooo

3 comentários:

  1. Se vc olhar os meu comentários anteriores, verá que pedi que vc tivesse paciência com essa especialização em polímeros. Sabia que ia dar nisso: paixão pelo curso!Tudo bem, pode ser aquela paixão já de fim de namoro (meio fraquinha), mas está rolando um sentimento! rsrsrsrsrs COm relação ao seu estresse, fiquei pensando: sabia que opde ser falta de açuar, tchuthuca? Cai dentro de uma caixa de bombons por uma semana e repara¨se alguma coisa vai melhorar. A aliamentação se reflete no sono e no estresse...vc sabe disso.
    bjs
    Raq
    ps: olha, a sua declaração de amor no meio da tarde de uma terça-feira foi o máximo!

    ResponderExcluir
  2. Ei Cris!!!! Saudade de vc!!

    Conheço essa sensaçao de stress q vc esta passando... é terrivel né?!
    Mas, se é q é um consolo... Tudo passa, isso tb vai passar.
    bjos!!!!

    ResponderExcluir
  3. oi Cris! Estou morando em Paris a dois meses, e acompanho seu blog desde antes da minha partida do BR! Muito legal!

    Queria pedir pra ti mandar um email pra mim sobre o Venteprivee, pq essa oportunidade nao dá pra perder né? ô cidadezinha cara essa... uxi! é juozol@hotmail.com

    Ah, tb tenho um blog, olha lá: www.livrosealfinetes.blogspot.com

    ResponderExcluir