sábado, agosto 30, 2008

Why?

Por que eu não achei emprego na França?

Volta e meia eu me pergunto isso. Quando estamos numa situação assim é facil se desanimar, pensar que você não é boa o suficiente e ter uma queda na auto estima. Mas na verdade a culpa não é minha, eu sei que tenho um CV incrivel e muitos amigos e ex-colegas de trabalho me dizem isso. Posso dizer que existem diversos fatores para eu não ter conseguido um emprego.

1- O fato de não ter um visto de trabalho. Muitas empresas nem olham o CV de estrangeiros, pois sabem que existe muita burocracia e papelada para contratar um estrangeiro e o pior, levam meses e meses até o visto sair. Como estudante eu posso trabalhar até 3 meses em periodo integral, mas tenho que pedir um visto de trabalho durante esse tempo. Uma papelada a ser enviada, visita médica e meses para o resultado sair (até 3 meses para ter um resultado e até 6 para receber o visto). Se o pedido for negado, você sera obrigado a voltar ao seu pais e a empresa a passar um novo processo de recrutamento para achar um candidato para preencher a vaga que você deixou.

2- O fato de não ser engenheiro. Aqui na França eles dão muito valor ao diploma das pessoas. Se você fez uma escola de engenheiro, o mercado esta a seu favor. Se você estudou numa universidade... bau bau! Quem tem um mestrado tem um titulo equivalente ao engenheiro, mas NÃO é engenheiro e as empresas aqui adoooooram os engenheiros das grandes escolas (Central Paris - a do Romain, Polytechnique, Ecole de Commerce de Paris – a da cunhada e etc) e eles têm toda razão, so os mega inteligentes entram nessas escolas e o ensino é pra la de hard core!!! Todos os presidentes, premios Nobel e etc são engenheiros. Uma solução para os universitarios é fazer um doutorado. Mas também é um risco, você sera super qualificado em algo muito especifico e as vagas compativeis ao seu dominio serão mais limitadas.

3- Network! No Brasil eu conheço muitas pessoas e muitos quimicos. Aqui eu quase não tenho amigos e não conheço muitas pessoas na minha area. Aqui o QI também funciona e quanto mais você tem contatos, mais chances você tem do seu CV cair nas mãos certas em empresas que você deseja. Se você vê uma vaga interessante na empresa X em que um colega seu trabalha, você liga pro seu colega e pede para ele passar o CV, pede também o telefone do RH e liga pro RH, comunicando seu interesse, expondo suas motivações e pedindo um encontro.

4- Falta de coragem! Não sei porque, mas aqui eu morro de medo de ligar pras empresas. Porque você precisa de cara de pau, de sair do seu computador e pegar o telefone. Liga pra secretaria e mente, inventa uma desculpa qualquer para ela te passar ao chefe e falar com o chefe, que você não conhece, sobre seu interesse pela empresa e pedir um encontro. Tem que ter cara de pau, tem que ter coragem, tem que ter desenvoltura, ser esperto e acima de tudo, saber levar um não. Um não me abala e a cada não eu fico me questionando sobre minhas capacidades e etc.

5- Falta de estratégia. Se eu tivesse desde maio do ano passado me dedicado mais à procura de emprego, se eu tivesse me candidatado à vagas temporarias, se eu tivesse colocado a cara à tapa e se tivesse coragem de sair de tras do meu PC, se eu tivesse me dedicado mais à vagas na Inglaterra (um pais mais mente aberta). Se .. Se... Se.... Talvez tudo fosse diferente ou não. Mas agora eu aprendi e isso vai me ajudar a achar um emprego logo logo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário