sexta-feira, agosto 29, 2008

Um futuro do outro lado do Atlântico

Quando falo que passei entrevistas na verdade a coisa não é tão facil assim. Me candidatei em mais de 200 empresas e vagas, mas so recebi o retorno de pouquissimas empresas. E para cada retorno são umas 4 ou 5 entrevistas no mesmo dia ou em dias diferentes, são viagens para outras cidades, 1 semana me preparando pra entrevista e espera, muita espera. Todas as empresas que passei entrevistas são multinacionais e todas elas não respeitam os candidatos e volta e meia não anunciam o resultado final, não cumprem datas e eu me estresso, fico nervosa, choro.... um inferno! Estes meses estão sendo horriveis, eu não fiz nada além de procurar emprego. Por isso parei com o blog. Eu não tenho assunto e também não quero ficar sempre me lamentando sobre a mesma coisa.

Agosto é periodo de ferias na Europa e os paises param! Nada funciona... seu padeiro, seu jornaleiro, seu restaurante chinês preferido, todos estão viajando e muitas lojas não abrem. O mesmo acontece nas empresas. Agosto é um mês de seca, nada de vagas online, ninguém responde telefone, ninguém trabalha. Então aproveitei para procurar emprego no Brasil. Eh, no Brasil inteirinho! Porque o mercado de trabalho não anda melhor no Brasil e se eu me focalizar somente no Rio, as coisas pioram. As estatisticas estão contra mim, dos alunos de quimica da UFRJ, somente uns 3 ou 4 passaram em concurso da Petrobras e o resto não conseguiu emprego. Os alunos fazem mestrado, doutorado e pos doutorado para poder continuar recebendo bolsa de estudo e talvez ter um CV mais competitivo no mercado e quem sabe achar um emprego. Alguns dão aulas, mas eu, sinceramente, não nasci pra isso.

Mas apesar de tudo eu estou otimista, em 25 dias eu me candidatei em mais de 80 vagas e empresas. Todas as multinacionais que sonho trabalhar têm atividades no Brasil, algumas até têm centro de P&D. Eu até me pergunto se o pessoal da universidade procurou mesmo emprego ou se ficou esperando cair do céu. Porque eu acho vagas, claro que volta e meia eu não correspondo exatamente ao profil, mas em geral sim e então eu me candidato. E torço pra tudo dar certo. Estou bem otimista, como disse e tenho certeza que voltando ao Brasil eu conseguirei algo que me fascine! Conto com a ajuda de vocês pra isso! Se você conhece alguém que trabalhe numa empresa de alimentos, cosméticos, plasticos e borrachas, petroleo, farmacêutica e quimica, me comunique! Seu amigo pode trabalhar em qualquer area da empresa, eu so preciso que ele encaminhe meu CV ou que me passe o telefone e o email dos RH. =)

Esta lançada a campanha “Aumente o Network da Cris” !!!

Um comentário: