terça-feira, novembro 20, 2007

Brasileiros pelo mundo

Acabei de achar uma mensagem no Orkut que me deixou curiosa e fui conferir o site.

Trata-se do caso de Ana Virginia Sardinha, que durante uma viagem de férias/ reecontro a Lisboa, se deparou com o fim de uma relação amorosa, com a terrivel morte de seu filho e ainda foi acabar na prisão acusada de mata-lo. Isso aconteceu inicio de julho e hoje ela é ameaçada à 25 anos de prisão em Portugal. Ela desde então vem sofrendo torturas fisicas e psicologicas. Fiquei sensivel a historia dela e decidi escrever esse post para convida-los a apoiar essa familia que do Brasil sofre pela morte da criança, pela situação dessa mãe que se encontra num estado tão critico de saude e precariedade.

Para conhecer a historia de Ana Virginia e apoiar sua volta e julgamento no Brasil clique AQUI.

Mas esse post não acaba aqui não. Esses dias estava assistindo na televidão aberta francesa uma reportagem que relatava a vida de mães presidiarias. Meus ouvidos coçaram quando ouvi um sotaque nordestino na televisão e logo descobri que a personagem principal da era uma brasileira. Ela tinha um filho de pouco mais de 3 meses, não falava francês e estava presa acho que depois de uma semana. Infelizmente, não descobri porque ela estava presa.

Essa mãe contava que tinha mais dois filhos em Portugal, vivendo com a avo e que ela estava na França com o bebe. Ela não contou a ninguém e como não tinha contato frequente com a familia optou pour esconder essa historia.

Dai eu me pergunto: por que ela estava presa? Sera que alguém ja sabe que ela se encontra num presidio francês? Essa mãe não tem o direito de ser julgada no Brasil? O que vai acontecer com ela e com essa infeliz criança que se encontra com somente 3 meses em uma prisão? Como uma pessoa que nem fala a lingua, não tem amigos e familia no pais é tratada numa prisão e julgada no pais?

Pelo o que eu vi ela não sofre de um tratamento precario, ela estava bem, com seu bebe 24h por dia e num quarto confortavel.

O mais curioso é... acho que ela não era a unica brasileira da reportagem...

Fico curiosa para saber o que aconteceu a essas pessoas. Foi injustiça como no caso de Ana Virginia, ou não? Qual o tratamento que elas recebem, normal como a brasileira na França ou torturas como no caso da brasileira em Lisboa?

Bom, termino por aqui com algumas fotos que eu fiz semana passada em Paris.



7 comentários:

  1. Oi Cris!
    Nossa, fiquei impressionada com a história da Ana Virgínia, muito bem divulgada por vc, acabei de olhar o site.

    Suas fotos ficaram muito boas, bem enquadradas.

    Beijos,

    http://ginhoca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Cris, são questões de direito penal internacional, não lembro quase nada desta matéria, mas vou perguntar a uns estagiários lá no meu trabalho, eles tem o assunto fresquinho na cabeça. Mas é bom lembrar que direito e justiça nem sempre são sinônimos, infelizmente.
    Mudando de assunto: vc já reparou que tá misturando francês c/ português qdo escreve? Eu achei fofo (pour).As fotos estão ótimas, vc tem talento.
    Bises.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Cris tenho um pé lá outro cá (arq-droit) e ralo nas duas áreas. Vc deve lembrar que aqui no BR a gente tem que ser até malabarista pra sobreviver rsrs
    Vc, por exemplo, se voltar pode tentar um bico na fotografia, com boas chances. Beijinhos e é mto legal 'conversar' com vc.

    ResponderExcluir
  4. nossa cris....fiquei sensibilizada com a história da ana virginia tbém...ainda vou visitar o site. as fotos estão lindas!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vc precisa fazer um curso de fotogrfia profissional urgente!!!! Tá perdendo chance de ganhar mais uns eurozinhos!

    ResponderExcluir
  6. 1)sei que somos do tamanho dos nossos sonhos. mas cabe muito mais planejamento, pé no chão, do que impulsividade nas escolhas...esse equilibrio tá dificil p mim.
    quando ouço falar dessas historias cabeludas fico pensando se não to sendo ambiciosa demais...
    2) as fotos estão lindas, obrigada

    ResponderExcluir