sexta-feira, outubro 19, 2007

3 x Jane Austen

Três dias, três filmes, 1 único assunto : Jane Austen

Esses três últimos dias eu não tive aula e resolvi colocar um pouco de ordem na minha vida. Faxina, regime, trabalhos inacabados, procura de emprego e um pouco de diversão.

Por acaso acabei descobrindo o filme Becoming Jane, que retrata a vida da escritora Jane Austen e decidi continuar no ritmo e assistir outros filmes que falam da escritora, que até então eu não conhecia.

Por ordem de preferência :

Pride and Prejudice



Adaptação da obra de Jane Austen Pride and Prejudice.

Num vilarejo da Inglaterra, durante o reinado de George III, Senhora Bennet quer casar suas cinco filhas afim de lhes garantir um futuro sereno. A chegada de um novo vizinho, Sr. Bingley e seu amigo Sr. Darcy deixa os corações de Jane e Elizabeth (as duas filhas mais velhas) confusos. Elizabeth descobre o amor no belo e aristocrata Sr. Darcy. Porém os dois deverão esquecer o orgulho e os desentendimentos antes de se jogarem um nos braços do outro.

Eh o romance mais lindo e perturbante que eu jah vi. Chorei, sorri e vibrei. Sei que não sou especialista em cinema e que tenho tendência a gostar de filmes bobos. Mas um bom filme para mim é aquele que desperta todos os tipos de emoções, que me deixa, revoltada, sem fôlego, que faz chorar e vibrar. Claro que isso tudo é pessoal, depende da historia de cada um, da personalidade e claro do momento atual de sua vida. E hoje eu digo : AMEI! =)

Becoming Jane



O filme retrata a juventude da escritora, interpretada por Anne Hathaway, bem no momento que ela começou a escrever. O filme mostra a condição das mulheres da baixa nobreza da Inglaterra no inicio do século XIX e como Jane Austen viveu essa época.

Foi o primeiro dos 3 filmes que vi e foi ele que me deixou curiosa sobre as obras de Jane Austen.

The Jane Austen Book Club



Primeiro filme dirigido por Robin Swicord, até então cenarista responsável pelo filme Memorias de uma Gueixa.
O filme gira em torno de seis californianos que formaram um grupo de discussão sobre os livros da autora Jane Austen. Cada um deles vivendo uma versão moderna dos romances da autora.

E vocês viram esses filmes? Gostam de Jane Austen? O que recomendam para começar a leitura?

Beijos

7 comentários:

  1. Cris, estou me esforçando para ter paciência com a tal criatura chata, minha tática tem sido a franqueza: jogo aberto. Vamos ver no que dá...Mas daí a tentar ser um exemplo pra ela, vai uma longa distância, eu tb tenho cá minhas chatices. Às vezes nem eu me suporte.
    Não conheço a sua escritora, mas pelo que li no seu post posso gostar. Vou procurar estes filmes por aqui, depois dou minha opinião.
    Bises.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!

    Eu adoro a Jane Austen e li todos os seus livros... Se vc lê em ingles, eu recomendo ler no idioma original; acho que o ingles dela muito legal.

    Se vc gostou do filme Pride & Prejudice, recomendo ver a serie da BBC - não é difícil para encontrar em DVD - que é mil vezes melhor do que o filme. O Mr Darcy da serie da BBC é O (com "o"o maiusculo mesmo) Mr. Darcy.

    Meu irmao (que tambem é fã dos livros da Jane Austen) escreveu um post recentemente sobre isso

    http://cantodojota.blogspot.com/2007/10/orgulho-e-preconceito-srie-bbc.html

    http://cantodojota.blogspot.com/2007/10/uma-viso-antropolgica-clssica-de.html

    Lei o sense & sensibility; é muito bom. O filme tambem é bom.

    ResponderExcluir
  3. razão e sensibilidade e orgulho e preconceito são lindos...mas meu favorito é o 2º sem duvida...
    daqueles filmes vc vê várias vezes, mesmo já começado na tv a cabo...hahahaha
    coisa de menina romantica, mas que tb gosta de refletir sobre as minuscias das relações sociais.
    logo te resp o mail.
    besos

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto da adaptação mais antiga desse filme, isso porque não suporto a Keira Knightley.
    Livros em português? Olha, lá em Lyon eu comprava sempre numa livraria na Place Bellecour. O dono é um senhor inglês que vende livros em qualquer língua que não seja o francês, foi o meu oásis.
    Em Paris eu encontrei muitos livros em Português naquelas barraquinhas de rua, se não me falha a memória tem algumas perto da Notre Dame. Mas tem que dar uma fuçadinha pra achar coisas legais. :)

    ResponderExcluir
  5. Mas tchuthuca, qta cultura!!!!!!!! hehehehe. Saudades!

    ResponderExcluir
  6. Olà!
    Pois eh, estamos gràvidos sim e jà està tudo pronto pro Bébé nascer aqui sim, pourquoi pas? Serà um francesinho ou francesinha bem chic. Estou com 3 meses ainda, mas està tudo bem, muito tranquila e confiante. Mudando de assunto, tb adoro Jane Austin, mas os livros são mesmo bem melhores e mais ricos do que as versões cinematogràficas, melhor ainda ler os originais em inglês. Meu favorito é Persuation. Ela é simplismente demais e seus personagens retratam a sociedade e a alma feminina da época como ninguém. E vc, tudo bem? Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu ADORO Jane Austen.

    A versão mais fiel, e a melhor, de Pride and Prejudice é uma mini-série de 06 capítulos da BBC, de 1995. Colin Firth faz o papel de Mr. Darcy, suspiro só em lembrar, rsrs!!!

    Abs.

    Marcelle

    ResponderExcluir