domingo, março 18, 2007

Bosseuse

Ontem aconteceu algo extraordinario !!!! Tive que vir aqui correndo contar pra vocês ! Gente, COMI FEIJÃO! HA Depois de um ano e meio de abstinência, ontem eu comi feijão !

Isso porque eu conheci uma menina muito legal e seu pai é francês e sua mãe é brasileira. Ela adoooora o Brasil e até fala português. Ontem ela me convidou para jantar na casa dela. A familia dela não estava la, mas a mãe dela estava tão contente com a minha visita que decidiu me preparar algo especial, feijão. E ela acertou na mosca! Comi tanto que quase não consegui comer a sobremesa! =)

Ok, ok... algumas pessoas vão dizer que eu nunca comi feijão em Paris porque eu não quis. Mas não foi bem assim. Na verdade logo que cheguei em Paris eu fui numa lojinha de produtos marroquinos e quando vi farinha de milho e feijão, comprei um quilo! A farinha eu usei todinha, agora o feijão... esta até hoje aqui.

O negocio é que eu nunca fiz feijão na minha vida. Além disso, quem jah veio aqui sabe que eu tenho uma cozinha de 2m², com um forninho elétrico e duas bocas de placa aquecedora. Tenho uma frigideira, uma panela sem tampa e um liquidificador. Agora olha para todo o meu talento culinario e diz para mim como eu farei feijão numa panela sem tampa numa placa elétrica??? Ele vai no minimo passar 2 dias cozinhando!!! Entao eu fui catar uma panela de pressão e ela custa em média 150 euros!!!! Agora, você acha mesmo que eu vou comprar uma panela de pressão de 150 euros, para quando chegar setembro e meu visto acabar eu pegar o avião com a minha panela que vale ouro??? Se ao menos "a panela de ouro" fosse um prêmio de um concurso culinario.... mas não não não! Seria uma panela que vale ouro e eu tive que pagar por ela.... Então obrigada, mas nada de feijão por favor.

Além disso, essa semana começamos a embalar tudo no nosso laboratorio, pois iremos nos mudar para um novo centro de pesquisas e fizemos uma pequena festinha de despedida. Eu, metida a besta, resolvi fazer um bolinho de cenoura e um bolinho de milho. Catei na internet as receitas e aquelas que me pareciam as melhores foram selecionadas.

A do bolo de cenoura foi essa :

Bolo de Cenoura

Massa : 2 xícaras (chá) de farinha de trigo • 1 xícara (chá) de óleo • 2 xícaras (chá) de açúcar • 3 cenouras médias picadas • 4 ovos • 1 colher (sopa) de fermento em pó • ½ xícara (chá) de dessert gotas para confeitar • 1 xícara (chá) de coco ralado Cobertura: • 1 xícara (chá) de açúcar • ½ xícara (chá) de leite • 2 colheres (sopa) de manteiga • 200 g de cobertura de chocolate meio amargo picada

1- No liqüidificador, bata os ovos, a cenoura, o açúcar e o óleo, para obter um creme homogêneo. Passe para um tigela e acrescente aos poucos a farinha, o coco e o fermento, misturando com uma colher de pau. Junte as gotas para confeitar e acomode em uma assadeira grande (24x32cm), untada e enfarinhada.

2- Asse em forno médio (180ºC) preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um palito ele saia limpo.

3- Prepare a cobertura: coloque os pedaços de chocolate num refratário, junte a manteiga, o leite e o açúcar. Leve ao microondas na potência média por cerca de 1 minuto, mexendo na metade do tempo. Retire do microondas e misture com uma espátula até que todos os pedacinhos de chocolate derretam. Espalhe por cima do bolo, espere esfriar e corte em quadradinhos. Sirva em seguida.

O bolo ficou excelente! Adorei! E foi o primeiro bolo de cenoura que eu fiz na vida!!!!

100_3688


A receita do bolo de milho foi essa :

Bolo de Milho

1 lata de milho verde com a água
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
1 pacote de coco ralado
1 colher de sopa de pó royal
2 copos de trigo
2 ovos inteiros

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o pó royal.
Coloque o conteúdo em uma tigela adicione o pó royal mexa muito bem.
Unte uma forma coloque a massa leve ao forno para assar por 35 minutos.

No site haviam 44 opiniões sobre a receita. Todos falavam que a massa era um pouco pesada para bater no liquidificador, mas que o bolo era excelente, fofinho, molhadinho e etc... que so faltava um pouco de açucar, mas como os franceses não gostam de coisas muito doces, eu achei que seria perfeito!

Fiz, mas o bolo não deu muito certo! =( Então eu nem o levei para o trabalho. Mas ao menos o bolo de cenoura fez sucesso! =) Mas vocês conhecem uma receita de bolo de milho que não seja do tipo bonbocado???? Eu quero!!!!

Sobre estudo... Minhas provas são 3 e 4 de abril, duas semanas. Durante a semana esta comprovado que não consigo estudar quando saio do trabalho. Ontem eu consegui estudar de 11h até 19h non stop. Fiquei orgulhosa de mim! Agora ja são 11h, mas estou pronta para estudar. Então.... au revoir!!!

100_3676

O que acontece quando você e sua amiga japonesa estão cansadas de tanto estudar?


100_3693



saudades

8 comentários:

  1. Oi Cris,

    Segue um bolo de fubá facinho... Perguntei pra minha mãe qual a medida do copo de requeijão.

    BOLÃO DE FUBÁ

    - 3 OVOS INTEIROS
    - ½ COPO DE REQUEIJÃO DE ÓLEO
    - 1 ½ COPO DE AÇUCAR
    - 1 XÍCARA DE FARINHA DE TRIGO
    - 1 XÍCARA DE FUBÁ
    - 1 COLHER DE SOPA BEM CHEIA DE PÓ ROYAL
    - POR ÚLTIMO, 200 ML DE LEITE FERVENDO.


    MISTURA TUDO E COLOCA PARA ASSAR

    ResponderExcluir
  2. PS: o que é dessert gotas?

    ResponderExcluir
  3. o copo de requeijão tem 200 ml...

    ResponderExcluir
  4. Ei Cris!!! Mesmo tendo uma cozinha grande e equipada eu não animo a cozinhar feijão não. Aqui existe no supermecado o feijão cozido em lata e é, pro meu gosto, a mesmíssima coisa..só coloco um pouco de alho e às vezes bacon deixo ferver e é delicioso menina...xoxxoxo

    ResponderExcluir
  5. Ô Cris, acabei de descobrir o seu blog e me lembrei que vi feijao cozido embalado à vacuo de uma marca bem legal no Monop' da passagem du havre. Nao duvido que, refogado com alho e louro, fique com gosto de Brasil. Aqui em casa, faço de vez em quando na cocotte minute presente da sogrinha e meu marido se esbalda. Topas um almoçinho um dia desses?
    Rita

    ResponderExcluir
  6. Olá Cris...tava aqui tb procurando a medida do copo de requeijão e acabei encontrando seu blog e qdo comecei a ler os comentarios de vcs descobri q assim como eu as pessoas sentem falta do brasil e qdo conseguem ao menos provar algo com aquele saborzinho de casa...acabam por matar um pouco a saudade da familia...eu por cá faço feijão,ou seco ou enlatado(sabe quase ao natural)e tb farofa(meu marido não gosta... diz q farinha de mandioca não tem gosto de "nada"...(na boca dele né?)) pq nós brasileiros amamos um bom feijão com farinha,arroz branco bem soltinho e aquela caipirinha ...hummmm...tem gosto de brasil,de casa,de familia e amigos...
    Nossa como eu sinto saudades do colinho dos meus pais...do carinho da minha familia ...
    Chega!se não eu choluuuu
    um beijinho a vcs todos...
    Rose

    ResponderExcluir