domingo, novembro 05, 2006

Vesuvio (IT)

Continuando a visita a Napoli...

O post anterior eu terminei com essa foto:

Baia de Napoles e o Vulcao Vesuvio


Ela ilustra bem como todas as cidades ao redor de Napoli estão em perigo constante graças ao Vesuvio. Para quem não sabe o Vesuvio é um vulcão ativo. E, nesse momento, os cientistas temem muito uma enorme tragédia. Eles calcularam que para esse tipo de vulcão o ciclo de erupções é de 30 em 30 anos. A ultima grande explosão do Vesuvio foi em 1944. Mais a explosão mais importante foi a de 79dc que soterrou as cidades de Pompei e Erculano (eu as visitei e falarei sobre elas depois).

O Vesuvio é o vulcão mais monitorado do mundo e AQUI temos uma mostra do controle do Vesuvio em tempo real. Todo esse controle preventivo é importante para a população local, mas o governo Italiano tem um plano para evacuação de 600 mil pessoas da região em caso de erupção, mais os cientistas garantem que uma proxima explosão atingiria mais de 3 milhões de pessoas e comparam essa possivel catastrofe ao Furacão Katrina que devastou Nova Orleans ano passado, quando milhares de pessoas foram surpreendidas por um furacão que jah havia sido alertado ao governo.

Algumas fotos encontradas na internet:


Vista aérea do Vesuvio (foto atual).



Erupção de 1872.



Erupção de 1944.



A cratera. A linha branca é a trilha que se segue para chegar ao topo.


Eu e Romain fomos no topo do Vesuvio. Uma caminhada tranquila de uns 30 minutos. Vale muito a pena!

Vesuvio

Eu e Romain na cratera do Vesuvio.


Vesuvio

Rio de lava deixado na erupção de 1944.


Gostei muito desse passeio, foi o primeiro vulcão que eu vi na minha vida!!!!

Que outros venham! ;)

Beijos e saudades

2 comentários:

  1. Oi minha linda ! Claro que os outros vao vir :) Vamos fazer um "tour du monde" e ver muitos vulcoes, subir neles, saltar deles, voar de parapente, ver erupcao em Hawai e na Indonesia !!!!

    Mil beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essas fotos de vulcões, tchuthuca! Saudades de vc! bjs

    ResponderExcluir