sexta-feira, dezembro 30, 2005

Viagem Gastronomica

As refeicoes sao tradicionais e funcionam mais ou menos assim: Entrada, Prato Principal (1 ou 2), queijos, sobremesa e cafeh. Acompanhados de muito pão, vinho e agua (com ou sem gas). Voce passa horas na mesa. E na mesa tem casticais com velas, copo de agua, copo de vinho, garfo pra x e garfo pra y (coitada da suburbana ignorante). Cada um tem seu lugar pre-decidido na mesa.



Entao como entrada nas refeicoes de dois dias eu descobri foie gras, des rillettes ( tem aparencia de atum, mas eh feito de porco), salmao defumado, ostras (jah conhecia, mas nao me lembrava de jah ter comido) e Cake do Romain (levou o nome dele porque foi ele que introduziu a tradicao na familia, mas eh um bolo salgado).

Como prato principal couve-flor gratinada, costela de porco, farce (nao faço ideia do que seja), boudin blanche et boudin noir (eh uma salsicha, mas dentro tem uma especie de mousse branco ou preto, mas nao faco ideia do que eh feito), peru de Natal, terrine de coelho, carne de "bambi", pure de amendoa e pure de aipo (eu acho).


O tio e o peru.


O terrine de coelho me deu dor no coracao (psicologica) entao nao posso dizer que gostei. A carne de veado tb me deu problemas emocionais, mas eh interessante porque a carne eh tao macia que derrete na boca. Boudin eu odiei, mas as pessoas da familia falaram que ele estava realmente ruim, mas mesmo assim nao sei se quero tentar em uma outra oportunidade.


O vovo cortando o bambi.


Para sobremesa... mmmm... Bolo do Rei (daqueles que tem um brinquedinho dentro e se vc acha vira o rei da noite), Tronco de Natal (um rocambole enfeitado como tronco de arvore) e Torta de Framboesa com Chocolate Branco. Gostei mais do Bolo do Rei, eh uma massa folheada recheada com um doce de nozes. Afe... que ruim!!!



Sobre bebidas e queijos eu nao me atrevo a falar. Nao lembro o nome de nada! O engraçado eh que eu sou fraquissima para alcool e nesses dias eu bebi muito, mas muito mesmo, e nem fiquei alegrinha!



Entao, no meu natal eu comi uns 20 tipos de queijo. Bebi uns 10 tipos diferentes de vinhos (tintos e brancos) e champagne. Comi coisas completamente diferentes.


Esse derretendo aqui na direita estava "um deliiiiiicio"!


Comi muito e de longe o que eu mais amei foi o pure de amendoa!

Mas, a vedete do Natal eh o famoso Foie Gras. Eu jah tinha meu peh atras. Se vcs procurarem na internet como o foie gras eh feito vcs irao me entender.

Eh engracado que as pessoas comecam a sonhar com a possibilidade de comer foie gras uma semana antes e no dia 24 comecam a falar no foie gras sem parar. Ainda mais na familia do Romain, porque eh o vovo que prepara tuuuuuudo, corta e serve. E o vovo eh muiiiiito querido, entao imagina...

Entao tah... Na minha frente uma fatia de Foie Gras, 3 torradas, um vinho branco docinho MA-RA-VI-LHO-SO, uma familia inteira doida pra cair de boca no foie gras e um namorado que observava todas as minhas reacoes sobre essa experiencia "marcante" na minha vida. Mas, peraih!!! Como se come isso!?!?



Pra mim eu devia passar como manteiga na torrada, mas fui alertada a nao fazer isso (entendi que deve ser uma ofensa). Cristina, coloca um pedaco sobre a torrada e deixa derreter na boca... Eca, eu detesto sentir a comida virar baba na boca!!!! Mas ok, força!!! E.... tem consistencia de manteiga e gosto de cheetos (espero que Romain nao leia, ele ouviu eu falar isso pra minha mae e achou um absurdo). Ok, eu gosto de cheetos. Foie gras eh bom, mas nao eh nada especial.

E, depois de tanta comida, um jantar equilibrado. Bolinhas de queijo com salada. Ok, nao estah muito equilibrado, o lado do proibido esta mais pesado, mais um dia eu encontrarei o equilibrio perfeito.



E, se vcs descobrirem quem criou Nutella, me avisem.... ele merece uma porradinha!

PS: O texto passou pelo controle de qualidade e ele mandou dizer que o Cake do Romain eh uma receita DELE!!! E, que Foie Gras nao tem gosto de Cheetos... cof cof!! ihihih

Nenhum comentário:

Postar um comentário