quinta-feira, dezembro 01, 2005

Saudade

Sinto saudades de muitas coisas do Brasil. Em primeiro minha familia, depois os amigos, depois o clima e a comida.

Hoje foi um dia de reflexao. Sophie repete pra mim o tempo todo que as pessoas aqui soh pensam nelas e nao se preocupam com os outros. Nao se importam se ele esta bem ou mal, se ele tem dificuldades ou nao. Nem se interessam pela vida dele, que pode ser super interessante. Deralhe que Sophie eh francesa!

Hoje eu fiz um seminario em ingles sobre as diferencas entre Paris e Rio, algo bem pessoal. No seminario eu coloquei um trecho sobre o depoimento de um frances que morou no Rio. A professora perguntou o que o Rio tinha de tao magico, como o frances falou. Eh simples oras, os brasileiros!!!! No Rio as pessoas se preocupam sobre o que o estrangeiro acha do Rio, perguntam sobre a vida dele, se ele esta gostando e etc. Aqui, NUNCA me perguntaram nada. Passei por um incendio e nenhum dos franceses do curso se ofereceu para me ajudar (soh Sophie que se ofereceu para me ajudar antes mesmo dos meus problemas comecarem), eu que tive que correr atras de ajuda. Ao contrario, duas brasileiras que eu nem conheco pessoalmente, Carmem e Beta, se ofereceram para me ajudar, mesmo de longe e mesmo sem nunca ter me visto pessoalmente. Nao eh obvia a diferenca entre os paises? Pior, eu fiz o seminario, falei das coisas que eu pensava (menos sobre os franceses, eu nao queria uma guerra) e NINGUEM se interessou em fazer perguntas ou em comentar algo. Pfffff

Claro que eu nao posso generalizar, os amigos do Romain nos ajudaram muitos nesses dias. Pascal em especial, foi um anjo.

Entao, hoje eu passei o dia pensando nisso. Isso eh meio triste. Me da saudade das pessoas no Rio. Ainda mais que amanha eh aniversario da Tita e pela primeira vez em 6 anos nao estarei com ela para comemorar. Porque meu aniversario esta chegando e eu soh tenho o Romain aqui do meu lado. Porque o Natal esta chegando e eh a primeira vez longe de casa e da mamae. E pra completar tudo, entrei no blog da Quel e encontrei algo que me fez chorar. Para ler clique aqui! (Aqui mesmo, mae!) Entao decidi vir aqui retribuir o carinho.

Obrigada, cherie! Morro de saudade de vc tambem! E de todos, claro!

Beijos Beijos Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário