sexta-feira, outubro 07, 2005

Le Master

Hoje eu completei duas semanas em Paris. Posso dizer que entendo muito melhor o frances, posso dizer que eu nao fiquei tao desesperada nas aulas como na semana passada, conheco duas pessoas a mais em Paris e, sobretudo, esta bem mais frio.

Semana passada eu tive momentos de querer chorar quando as pessoas nao entendiam o que eu dizia, por alguns momentos eu quis fugir da aula, em alguns dias eu pensei em continuar na cama e hoje eu passo pelas mesmas coisas, mas de forma menos intensa. A tendencia eh melhorar a cada semana, mas nao sei ateh quando serah assim. Ateh porque, um dia, as provas irao chegar!

Pra ser sincera eu achei que a forma como a UPMC distribui o ensino nao eh muito satisfatoria. Posso dizer que tenho muito mais experiencia em pesquisa e em laboratorio que eles. Eh estranho saber que fora as aulas experimentais eles nao entram nos laboratorios. Eh estranho ouvir que eles nao leem publicacoes. Eh estranho ver a brasileira dando de 10 a 0 na aula de cromatografia. Em compensacao, a aula dah de 10 a 0 nas aulas do IQ! Eles nos fazem pensar muito mais durante as aulas, participam mais, nos cobram mais e isso tudo eh fantastico, eu nao me sinto um robo nas aulas experimentais! Mesmo sendo 150 alunos de mestrado, eles separam as aulas em grupos de 12, os grupos de 12 em grupos de 6, e os grupos de 6 em duplas e dao muita atencao a todos! Alguns professores do IQ precisam de um estagio aqui..

Hoje, apos a aula pratica de cromatografia eu tive minha primeira provinha escrita. Jah imagino a cara da professora lendo as minhas respostas com erros medonhos de frances!!

Jah a aula de IV foi uma maravilha, usamos IV nao somente para identificacao funcional das moleculas, mas, fizemos estudos de conformeros e da predominancia de um sobre o outro atraves do IV e meu lado nerdinho adorou! Na proxima aula iremos criar modelos computacionais para avaliar a performance dos nossos resultados! Estou com medo disso!

Essa semana uma das meninas para quem eu pedi ajuda na semana passada veio conversar comigo, ela me tirou muitas duvidas, almocou comigo e isso tudo foi muito bom. E, nas aulas CG de IV de hoje, eu fiz dupla com Jean-Lou. De inicio eu fiquei com peninha dele pois ele iria fazer aula com a brasileira que nao entende nada. Mas, quando a aula de CG comecou e eu vi que ele nao entendia nada e a peninha passou! Na aula de IV foi o contrario, porque o professor falava muito rapido e ele viu que eu nao conseguia entender e ficou com peninha de mim!! No momento que o professor veio 'debater' conosco, eu tive que pedir pra ele falar devagar, daih as coisas melhoraram, o professor ficou mais atencioso comigo e no final da aula veio perguntar se eu tinha duvidas e se eu tinha entendido tudo que ele tinha falado. Eh obvio que eu nao entendi, mas pensei '_Sexta feira, 17:45 da tarde?Entendi tuuuuuudo Sr!!!' Foi muito bom conversar com outras pessoas, estava me sentindo meio sozinha antes... E, os dois disseram que meu frances eh muito bom para o pouco tempo que eu tenho na Franca!

A aula em que eu me senti mais confortavel essa semana foi a de ingles!! Minha lingua estava travada no inicio, mas foi tao bom esquecer o frances por um momentinho e conseguir me comunicar com as pessoas!!!!

Mas, apesar das mudancas, a aula de Fisico Quimica continua insuportavel!!! Eu entendo lhufas, ne-ca-de-ca-ti-bi-ri-ba, nada e nadica de nada. Mas meus novos coleguinhas franceses disseram que tambem boiam na aula de FQ!!! IUPIIIIIII

Alem disso, a nova, mais novissima e mais importante de todas eh que eu recebi minha carta de estudante, meu seguro de saude, meu cartao da biblioteca, o cartao do ginasio de esportes e mon amour me deu um bilhete mensal pro metro!!! Com o seguro de saude eu jah posso ir na policia pegar minha carteira de residente na Franca!!! Super, nao?




O post de hoje foi meio nerdinho, eu sei. Mas... Entao vou dar um brinde pros leitores (Que sao muuuuitos! ) Como voces adoraram as calcinhas, lah vai...



2 comentários:

  1. Tudo bem que eu não entendi nd do post... pq afinal eu não tenho a miníma idéia do que seja IV, CG, IQ muito menos tenho a minima noção do que seja cromatografia, mas pelo menos eu entendi que ai na França as meninas são todas meio Bridget Jones... =p
    Fiquei feliz de saber que vc já conseguiu resolver toda a parte de documentação. Até que enfim, né!!!!
    Bem, to indo...
    Beijinhos,
    Christiná
    P.S.: Tá vendo como eu tô lendo sempre seu blog, sua boba!!! Mas tudo bem eu te perdoo. (quer dizer só se vc for no meu flog)

    ResponderExcluir
  2. Tchuthuca, que bom a adaptação está sendo menos problemática do q vc imaginava..Fico tão feliz...Sei que deve ser difícil deixar de dar atenção ao Romain p/ estudar, mas ñ se esqueça de q mestrado é mestrado.Cai dentro de FQ, mulher! Sei lá..vai pra biblioteca e pede ajuda alguém. É verdade que s eninguém entende a aula, o problema ñ é só seu. Mesmo assim, é melhor se garantir. Não dê motivos para os franceses pensar q vc é só mais uma brasileira querendo se dar bem.Vc é tem potencial para mto mais e nunca dependeu de ninguém para se dar bem no IQ, não vai ser agora que vc vai relaxar, vai? Bjs!!!!!!!!!
    Raquel

    ResponderExcluir