segunda-feira, abril 18, 2011

voltando pra casa

Muita gente me acha maluca por voltar ao Brasil. Ouvi muito disso nesses últimos dias.

Só pra constar:
- Eu NÃO era feliz na Inglaterra.
- Eu não recebia bem, apesar do ótimo emprego.
- Eu estava sempre estressada, o que me deixava constantemente doente e o serviço público de saúde (o único que eu tinha acesso) não funcionava.
- Eu me sentia sozinha, estava longe do namorado, da família e tinha uma única amiga de confiança.

O Brasil e o Rio não são perfeitos, mas na verdade, nenhum lugar é! Estar longe por tanto tempo, ser estrangeiro morando no país dos outros, não é pra todo mundo. Tem que ser forte, paciente, etc.

Você pode morar aonde for e sempre irá achar motivos para reclamar! Eu tive que sair do Brasil, passar 6 anos fora e morar em dois países para descobrir isso.

Aqui, eu sei que não estarei sozinha.
Aqui, eu tenho um emprego com um salário maior do que eu tinha na Inglaterra.
Aqui, eu sei que se eu estiver preocupada ou estressada, eu terei a família e os amigos para cuidarem de mim e que o estresse passará e provavelmente eu não ficarei doente.
Aqui eu terei um plano de saúde com acesso a serviços de qualidade, enquanto na Inglaterra nem rodando a baiana funcionava.

Cada um tem uma experiência diferente, a minha não foi boa. Então, vale a pena? Claro que vale. A minha felicidade é minha responsabilidade. Se eu não era feliz lá, serei em outro lugar. Se você é feliz aonde esta, aí não, talvez não tenha interesse em voltar. Cada um com sua história.

Eu nunca me arrependerei de buscar a felicidade, só me arrependo de ter passado quase 3 anos infeliz sem ter feito nada pra mudar a situação.

Eu estou lutando pelos meus sonhos, pela minha felicidade e pelo meu bem estar. Então me joguei sim, e vale muito a pena! =)

Beijinhos

14 comentários:

  1. Cada um sabe onde o calo aperta! Quando a gente mora fora, por ser o sonho de muita gente, ninguém entende que nem sempre é isso que nos satisfaz... Como se tivessemos a obrigação de ter uma vida perfeita... Nem tudo que brilha é ouro, como se diz!

    ResponderExcluir
  2. Alessandra
    Adoro ler seu blog, espero que não deixe de postar, vai ser legal perceber como está sua volta aqui no Brasil,pelo pouco que escreveu parece mesmo muito feliz com todos os perrengues daqui. Comecei a ler seu blog quando ainda estava na França, e lá parecia mais feliz pelo numero de post que tinha heheh.
    Espero realmente que tenha encontrado sua felicidade e, que se por algum motivo ela se perder novamente, tenho certeza que irá atrás de novo.
    Muita paz, felicidade, SAZON, amigos, praia e agua de coco hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Eu entendo tudo o que vc passou, eu tambem estou morando no exterior e sei o que é se sentir estrangeira. Te desejo muitas felicidades, e que tenha alegrias e mais alegrias ao lado da sua familia. Bjx

    ResponderExcluir
  4. Cris,
    Quando eu me preparava para dar o meu voo solo e vir para a Europa eu lia o teu blog e me inspirava muito. Acompanhei os teus dramas, àqueles que vc contava, e torcia por vc. Bem, voei, hoje eu tenho a minha experiencia internacional e entendo tudo o que vc esta falando. Estou aqui batendo palmas para vc (e de pè) pela sua coragem de lutar por sua felicidade, por seu amadurecimento e pelo olhar positivo de tudo isso.
    Parabens garota! Com certeza vc vai ser muito feliz.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi garota carioca,

    Leio o seu blog a muito tempo. Acho interessante a sua experiencia de vida. E gostaria de acompanhar a sua volta para o Brasil. E entender definitivamente se vale mais a pena ser classe media no Brasil ou no exterior. Eu tenho uma experiencia parecida em parte.Ja morei na Inglaterra e fiz minha pos graduacao la. Me senti muito discriminada pelas minhas colegas 100% britanicas. Mas eu acho que eh pq meu ingles nao era tb 100% na epoca. E na profissao , para demonstrar competencia, os fatores culturais e linguisticos , sao fundamentais.
    Entao, eu sei o quanto vc e corajosa e como eh dificil o que vc fez. Mesmo que na sua profissao os parametros sao outros.
    Parabens por ser uma pessoa assim tao decidida. A outra semelhanca e que eu tb larguei "patria e familia", por um grande amor. Mas eu e que acabei seguindo ele pelo mundo. as vezes da vontade de voltar, pq estou desconfiando que no final das contas e mais vantagem o Brasil. Porem, seria um sonho para mim impossivel. Com familia e tudo...
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Cris, assino embaixo! Muita gente acha que morar fora é perfeito, canso de ouvir o pessoal dizendo que "tudo lá fora é melhor", mas geralmente é gente que nunca teve essa experiência longa no exterior. Tem prós e contras, cabe a cada um ver o que mais vale a pena para si. Aliás, muitos estrangeiros têm vindo para o Brasil, tanto em busca de novas oportunidades de emprego, quanto de uma vida afetiva mais saudável, com o contato mais fácil entre as pessoas.

    Eu admiro muito a tua decisão, me coloco à disposição se precisar de algo e, quem sabe, a gente não se conhece em breve! :)
    Te desejo muita felicidade.
    Helena

    ResponderExcluir
  7. Estou começando a descobrir esse lado "real" do conto de fadas que criamos na nossa cabeça e enchemos de esperança e expectativas quando nos mudamos para outro país.

    Feliz vc que passou por isso e resolveu retornar, tentar de novo no SEU país. Bom te ler assim feliz. Um enorme beijo

    ResponderExcluir
  8. Isso aí, Cris. O importante é ir em busca da felicidade. Assim como no passado você foi buscar lá fora, agora percebeu que poderia tê-la novamente aqui no Brasil.

    Casa é onde está nosso coração e pelo jeito você estava exilada na Inglaterra, nem família, nem namorado. Nem sempre o sucesso profissional consegue preencher todos os campos. O importante é a gente estar de bem consigo mesma e com as coisas a nossa volta. Cada um sabe o que traz felicidade para si.

    Boa sorte!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Acabei de descobri seu blog e o post me interessou, aliás venho lendo muitos iguais a esse,pessoas q estão voltando ao Brasil ou falando das dificuldades imensas de ser imigrante. Penso que alguém q decide trocar de país deve ter motivos fortes pra fazê-lo, valores q julgam importantes q não encontra em seu país, ou um curso e voltando depois com este adendo, para empregar-se melhor, certo? Agora duas coisas não entendi: plano de Saúde com acesso a serviços de qualidade, me conte, onde? qual? a q preço? e o serviço público de saúde na Inglaterra, q todos elogiam, não funcionava pra você.
    Fiquei curiosa por saber mais, o bom é q você voltou e conseguiu logo um bom emprego, então realmente, valeu muito a pena esses 6 anos fora, talvez se estivesse aqui, pouco ou nada aconteceria em 6 anos, eu acredito. Que bom q vc teve essa coragem e espero q vc seja mais uma a fazer a diferença por aqui, afinal, esse país precisa de gente com coragem e capacidade pra fazer este país melhorar!!! Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  10. Wilma, eu nao sou a Cris , mas posso responder uma das suas perguntas. Eu ja morei muitos anos na Gra-Bretanha, e posso assegurar que o servico publico nao eh bom. No Brasil nos temos um pessimo servico de saude publico, que eh quase zero.Na Gra-Bretanha eles tem pelo menos alguma coisa. Porem, se vc tem um bom emprego no Brasil, tem plano de saude privado, que da de dez a zero na maioria dos servicos publicos da Europa. A verdade eh que no Brasil , se vc tem um salario bom, vc pertence a classe media media alta, eu acho que tem uma vida muito mais confortavel, que a classe correspondente no exterior. Muitas vezes ate nos EUA, Europa com certeza. Os salarios alem de tudo sao muito baixos na Europa, principalmente na Italia.
    Nos EUA, o custo de vida eh muito alto ,para quem quer ter o padrao Brasil de classe media alta. Tem que ganhar uns 150-200 mil dollares por ano, para ter empregada , casa boa em bairro bom, escola particular para os filhos etc.Entao com o tal boom economico,no momento eu acho que o Brasil tah bem melhor.O unico real problema, continua sendo ver gente muito pobre sofrendo(isso doi no coracao), e a violencia(pq me da sindrome de panico)

    ResponderExcluir
  11. Para vc q não é a Cris, respondi e se apagou,deu erro,dps voltarei.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Você q não é a Cris, eu entendo q essa classe média alta é muito pequena, acho que 10% da população, os outros 90% dependem mesmo é de INPS, e mesmo os que podem ter plano de saúde,é um engodo, não paga isso, aquilo,uma dificuldade. Eu mesma paguei e pago a vida inteira um Plano que há 20 anos era invejável, hoje o mesmo Plano de Saúde é padrão INPS, pra marcar uma consulta tem que esperar uns três meses, a diferença é que se ficar doente mesmo, pelo menos vou morrer numa boa cama,acho que não vou ficar no corredor,assim espero. Porém se sofrer acidente na rua, primeiro serei atendida no Hosp Público, já imaginou a fila? Raríssimos tem um tratamento como o ex-vice-Presidente José Serra, só se fizer parte desses 10%. E digo se tiver tem um padrão de vida confortável, fica é desconfortável vendo tanta miséria por onde quer que vá,sem falar que pode entrar na lista dos sequestráveis. Concluindo, enquanto houver crianças fora da escola e governantes com perfil de "gerson" e professores mal pagos,não levarei esse país a sério.

    ResponderExcluir
  13. Ops...José Alencar o ex-vice-Presidente, hahaha coitado do Serra.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com vc qdo diz que cada pessoa tem sua experiência ,tb que temos que procurar nossa felicidade e independente de onde estamos sempre reclamamos de alguma coisa, rs!

    Acho errado as pessoas a criticarem pela sua escolha, seja ela qual seja, a vida é sua e vc sabe o que te deixa feliz! :)

    Eu posso dizer que sou feliz aqui, não é perfeito, mas sei q tb não seria em outro lugar. Cada um deve buscar a SUA felicidade!

    Beijocas,Lu.

    ResponderExcluir