terça-feira, maio 26, 2009

Quinta passada

Quinta passada foi a festa de aniversario, atrasada, de Amelie. Foi so uma reuniao entre amigos com um pouco de alcool e comida.

Resultado em fotos:















PS: Não adianta, a bolinha de queijo SEMPRE faz um sucesso enorme!

domingo, maio 17, 2009

Sheffield

Ontem, Amélie, Maud e Eu fomos para Sheffield visitar uma amiga delas, Anne Cécile. Anne Cécile faz doutorado na Universidade de Sheffield apos ter concluido a Universidade de Quimica com Maud e Amélie.

O dia estava bem frio, feio e chuvoso, mas as vezes o vento espantava as nuvens por alguns minutos para a alegria das Shoppaholics.

Para o almoço Anne Cécile preparou um delicioso Fondue Savoyarde e de sobremesa Amélie preparou mousse de limão e chocolates branco e preto. As gordurinhas agradecem...

Sheffield fica a 1h de carro de Hull e, por causa da Universidade, é uma cidade jovem e com muita atividade noturna.

Sheffield em fotos:













domingo, maio 10, 2009

Macaron

Em Paris eu conheci os "biscoitinhos" fofinhos, coloridos e deliciosos conhecidos como macaron (pronuncia = macarrronnn). Não foi difícil se apaixonar.

Fazem alguns meses que eu vi que eles caíram nas graças de fashionistas do mundo inteiro e entre os blogs cozinha, craft e deco do momento todos decidiram tentar a chance e divulgar as fotos de homemade macarons feitos com sucesso.

Só que poucos contam que atrás de cada sucesso existe uma guerra na cozinha. Muitas falhas e derrotas antes da vitoria.

A primeira vez que tentei foi com uma amiga francesa que mora aqui. Ela havia tentado inúmeras vezes, sem sucesso. Até o dia que eu passei a noite com ela baking macarons. Nesse dia, deu certo. Mas somente após descobrir que a temperatura do forno estava muito alta e ter provocado a completa destruição de uma fornada inteira!!! =(

Mas conseguimos e o resultado foi:



Eles não estavam lindos lindos, pois a superfície estava um pouco granulada e não homogenea e brilhante.

Segunda passada eu tentei a sorte novamente, mas a sorte de principiante não funcionou dessa vez. 6 fornadas destruídas e foram parar na lixeira.

Sexta eu tentei novamente, pois eu não gosto de derrota.

Torrei a farinha de amêndoas com antecedência, separei a clara das gemas com 3 dias de antecedência, triturei e peneirei a farinha de amêndoa, usei 3 formas para assar os macarrons e o resultado foi:



Mas isso, só para as 2 primeiras fornadas, as 4 seguintes ficaram bem feiinhas. Os macarons cresceram de ladinho, estavam capengas e feiinhos. Vai entender... a mesma massa, a mesma cozinheira, o mesmo forno, tudo igual, mas 2 fornadas ficaram boas e 4 ruins.

Agora eh guerra. Hoje parto para mais uma aventura. O que me encanta/irrita mais com os macarons, é que não basta seguir a receita que funciona. Normalmente você segue a receita e ela não funciona. Eh um desafio enorme.

Volto depois com boas ou mas noticias! =)

Beijos