domingo, maio 10, 2009

Macaron

Em Paris eu conheci os "biscoitinhos" fofinhos, coloridos e deliciosos conhecidos como macaron (pronuncia = macarrronnn). Não foi difícil se apaixonar.

Fazem alguns meses que eu vi que eles caíram nas graças de fashionistas do mundo inteiro e entre os blogs cozinha, craft e deco do momento todos decidiram tentar a chance e divulgar as fotos de homemade macarons feitos com sucesso.

Só que poucos contam que atrás de cada sucesso existe uma guerra na cozinha. Muitas falhas e derrotas antes da vitoria.

A primeira vez que tentei foi com uma amiga francesa que mora aqui. Ela havia tentado inúmeras vezes, sem sucesso. Até o dia que eu passei a noite com ela baking macarons. Nesse dia, deu certo. Mas somente após descobrir que a temperatura do forno estava muito alta e ter provocado a completa destruição de uma fornada inteira!!! =(

Mas conseguimos e o resultado foi:



Eles não estavam lindos lindos, pois a superfície estava um pouco granulada e não homogenea e brilhante.

Segunda passada eu tentei a sorte novamente, mas a sorte de principiante não funcionou dessa vez. 6 fornadas destruídas e foram parar na lixeira.

Sexta eu tentei novamente, pois eu não gosto de derrota.

Torrei a farinha de amêndoas com antecedência, separei a clara das gemas com 3 dias de antecedência, triturei e peneirei a farinha de amêndoa, usei 3 formas para assar os macarrons e o resultado foi:



Mas isso, só para as 2 primeiras fornadas, as 4 seguintes ficaram bem feiinhas. Os macarons cresceram de ladinho, estavam capengas e feiinhos. Vai entender... a mesma massa, a mesma cozinheira, o mesmo forno, tudo igual, mas 2 fornadas ficaram boas e 4 ruins.

Agora eh guerra. Hoje parto para mais uma aventura. O que me encanta/irrita mais com os macarons, é que não basta seguir a receita que funciona. Normalmente você segue a receita e ela não funciona. Eh um desafio enorme.

Volto depois com boas ou mas noticias! =)

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário