terça-feira, junho 24, 2008

A table

Eu nunca fui muito dona de casa e a vida a dois me mostrou que eu realmente não nasci para isso. Eu limpo quando quero, arrumo quando quero, lavo quando quero e não passo nunca! Mas uma coisa que eu sempre gostei foi de ir pra cozinha. Quando morava com meus pais eu testava a cozinha com pizzas loucas e muitos doces. Mas nunca me investi muito no assunto. Afinal, minha mãe é otima com doces e tortas e fazia muito sucesso com a barraquinha de tortas na feirinha do bairro.

Na França aprendi a me interessar mais pelo assunto, afinal, ela é conhecida como a capital da gastronomia. Sinceramente eu não gosto da cozinha tradicional francesa, não gosto dos ovos com gema mole, não gosto da carne sangrando e muito menos de comer bichinhos fofinhos como veadinhos, coelho, carneiro e pato. Mas se tem uma coisa que eu amo aqui é, definitivamente, a patisserie francesa! Croissants (massa folheada enroladinha com muita manteiga) e pains au chocolat (massa folheada com muita manteiga e com recheio de chocolate) não são meu forte, mas mil folhas, paris brest, fraisier, charlottes, chouquettes.. ai meu Deus! Amo!!! Mesmo o gosto do brasileiro ser muito diferente do francês eu aprendi a apreciar doces não muito doces. Eh os franceses não gostam muito de doces cheios de açucar e quase nunca tem leite condensado na receita, o que acaba sendo mais "leve" e continua muito bom!

Tudo isso pra dizer que eu acompanho o blog culinario da Fanny, o Foodbeam e amo suas receitas! Além do blog ser uma graça, todo rosinha, as fotos são lindas e fica tudo muito bem explicadinho. Ela sempre publicou receitas em inglês e atualmente passou a publica-las também em francês. Pra quem é poliglota vale a pena conferir!

Beijos e saudades

Um comentário:

  1. Tenho o paladar brasileiro que prefere doces muito doces. Acho os doces franceses lindos, mas aguadinhos. Talvez não tenha escolhido bem. Mais j'aime beaucoup les croissants et pains chocolat. E as novidades sobre as entrevistas de emprego? Bisous.

    ResponderExcluir