quinta-feira, maio 22, 2008

Alerta de Ataque Aéreo

No meu segundo mês na França, 2005, aconteceu um episodio muito estranho.

Era a época pouco depois do incêndio que passamos e estavamos temporariamente hospedados na casa de amigos do Romain em Versalhes. Era quarta feira, quase meio dia. Eu estou arrumada e de saida para ir ao super mercado.

Do nada, uma sirene MEGA ALTA começa a tocar sem parar. Eu estava no apartamento sozinha APAVORADA. Sem saber o que era aquilo, sem saber o que fazer... Decidi ir para a rua ver o que as pessoas na rua achavam daquilo. As sirenes pararam....

Era exatamente assim (esse video não é meu, achei no YouTube):



Todos pareciam tranquilos nem um pouco abalados pela sirene. Estou passando na frente da prefeitura. Então... a sirene começa novamente! Muito alta e vinha dali... da prefeitura. Meu coração dispara, mas ninguém parece abalado com isso. Tento me controlar... A sirene para...

A noite eu descubro que toda a primeira quarta-feira do mês, ao meio-dia, todas as prefeituras da França (Paris tem 20) testam as sirenes de ataque aéreo para verificar se elas funcionam corretamente. Elas tocam 3 vezes!

Nunca consegui me acostumar com isso. Todas as primeiras quartas do mês eu sempre pago mico com essas sirenes. Na L'Oréal, eles aproveitam o barulho para testar também as sirenes de incêndio dos prédios. Nem preciso dizer que eu sempre, SEMPRE, me levantava e saia correndo! Ainda mais que eu sou uma mega traumatizada depois do incêndio que passamos.

Bom, ja são 2,5 anos na França e toda a quarta-feira a mesma coisa. Portanto hoje... Estou tomando café. Quinta feira. 9h30, quase fim do mês de maio. As sirenes tocam, tocam, tocam.... Meu coração dispara!!!

_ Romain, é quinta feira?
_ Eh!
_ São 9h30?
_ Exatamente!
_ Por que as sirenes de ataque aéreo estão tocando?
_ Ah bon? Não sei ... ?!

Eh, elas tocaram. Até agora não sei o motivo. Espero que seja somente uma data especial na historia da França e eu nunca soube.... =/

5 comentários:

  1. Nossa q coisa estranha, toda 1a quarta feira uma sirene tocando!!
    Mais ao menos se ve que tem uma forma de segurança para possiveis ataques aereos!

    Quando souber o motivo da siceres terem tocado numa quinta conta aqui ok! (to curiosa hehehe)..

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Ãhn??? Geeente... 1 ano em Paris e nunca ouvi sirene! Será que sou surda ou desmemoriada? :o

    ResponderExcluir
  3. Que medo! o.O
    Não me lembro dessas sirenes em Lyon, se bem que eu não morava perto da prefeitura...

    ResponderExcluir
  4. Passei uma quartas-feiras por aí e ouvi muito as sirenes do SAMU, tanto que quando o SAMU daqui da minha cidade passa tenho até remorço, pq eles estão indo socorrer alguém e eu fico sonhando com Paris :) Mas sirenes de ataque, não lembro de ter ouvido. Beijinhos e mais mostra fotos daquela praia maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Estou há 10 anos em França e sofro com isso até hoje. Como te compreendo! ***

    ResponderExcluir