Nessa primeira semana "não estudante" fiz muitas coisas legais e além disso dormi pra caramba! =)
Sexta fomos à Opera Bastilha assistir "Le temps des gitans" de Emir Kusturica (Iugoslavia). Uma adaptação do filme Vida Cigana (1989) realisada pelo proprio criador. Le temps de Gitans passou de filme à opera punk! =)
Como eu não vi o filme tive uma certa dificuldade para entender à historia. Mas isso não impediu minha emoção e eu sai de la curiosa para ver o filme.
Sinopse : Perhan é um cigano que mora com sua avó na periferia de Sarajevo. Apaixonado por Azra, seu sonho é ganhar dinheiro suficiente para poder casar-se com ela. O vagabundo Ahmed propõe a Perhan ir para a Itália, na tentativa de fazer fortuna rápido. O jovem aceita, e quando se dá conta já é prisioneiro de um mundo sem escrúpulos, cheio de mágoa, do qual ele não quer participar.
Ontem fomos ao cinema assistir Persepolis de Marjane Satrapi (Iran). O filme é uma adaptação da Historia em Quadrinhos feita por Marjane aonde ela conta a propria historia. Uma historia real, comovente, interessante e cheia de humor.
Sinopse : Tehran 1978 : Marjane, 8 anos, pensa no futuro e deseja ser profeta e salvar o mundo. Bem criada por pais modernos e cultos e particularmente ligada à avo, Marjane segue com exaltação os eventos que levam à revolução e provocam a queda do Regime do Chah.
Com a instauração da republica islamica começa a era dos "comissarios da revolução" que controlam formas de se vestir e comportamentos. Marjane que deve vestir o véu, sonha em ser revolucionaria.
Logo, a guerra contra o Iraque leva à bombardeamento, privaçoes e desaparições de proximos. A repressão fica cada dia mais severa.
Numa situação cada dia mais dificil, sua lingua grande e suas rebeldia começam a causar problemas. Seus pais decidem envia-la a Austria para protege-la.
Em Viena, Marjane vive aos 14 anos, sua segunda revolução : a adolescência, a liberdade, os amores, mas também o exilio e a solidão.
Para os que moram em Paris ou na França "c'est à ne pas rater". Espero que gostem!
Beijos e saudades
Cris
PS: Na ultima fez que falei de filmes, fui encontrar meu post no blog de outros na maior cara de pau! Se bobear a pessoa nem havia visto os filmes. Espero que dessa vez seja diferente.
Xiiiii... Plagiaram seu post, é? Cara, isso está cada vez mais comum na blogosfera. Credo!
ResponderExcluirAdorei este seu blog.
ResponderExcluirAdorei o Conexão Rio Paris!
Chiquetéééérrimo!