segunda-feira, julho 17, 2006

Feriadon

14 de julho, feriado aqui na França. Vocês viram o desfile militar na Av. Champs Elysées pela TV? Pois é, eu não estava lah ! Nos fomos para uma ilha na Bretanha (litoral oeste da França), Noirmoutier (se pronuncia Noàmutiê). Passamos 3 dias na casa de praia da familia de Christophe (aquele mesmo do Zoo de Thoiry).

Pegamos o trem para Nantes na sexta de manha, 330 euros ida e volta em primeira classe para nos dois (um roubo), 2h20 depois chegamos a Nantes e Christophe e sua noiva Ophelie foram nos pegar de carro. Normalmente o caminho de Nantes para a ilha leva 1 hora, mas, devido ao engarrafamento, levamos 2h30.

Existem duas possibilidades de chegar na ilha em carro. A primeira é uma tradicional ponte e a segunda é a Passagem do Gois (se pronuncia Goà). Optamos pela segunda e foi uma descoberta incrivel para mim ! O litoral atlântico da França é marcado por periodos de maré cheia e maré baixa que chegam a ter 6 metros de diferença no nivel do mar (6m perto do Mont Saint Michel mais ao norte) ! E, na Passagem do Gois, essa diferença era de 2 metros. Na verdade o Gois soh é acessivel em periodo de maré baixa. Quando a maré esta alta e sobe dois metros, a passagem fica submersa e a unica opçao é a ponte. A maré sobe com a lua, no amanhecer jah é
possivel se aventurar pelo Gois, as 12h esta no nivel mais baixo e 3h30 começa a subir novamente. E obvio que esses horarios mudam e o nivel do mar também muda de acordo com as estações.



O Gois tem 4,5km de comprimento e em maré baixa não é nem
possivel ver o mar. Isso acaba sendo uma bela furada para os peixes, pois quando a maré desce estes acabam ficando presos em pequenas poças de agua do mar no meio de um enorme oceano de conchas, mariscos e areia. Entao enquanto você passa pela Passagem do Gois avista centenas de pessoas pescando (catando, fica melhor) camarão, ostras e mariscos. Eles passam todo o periodo de maré baixa e saem de lah com um balde cheio.

Felizmente Christophe adora pescar e nos presenteou com jantares a frutos do mar, siri, lagosta e muito camarao! Romain nos preparou churrasco nesses dois dias e foi engraçado ver uma churrasqueira com madeira e pinhas recém colhidas no lugar de carvão. Churrasco de linguiças Merguez, Chipolatas e Chipolatas com Ervas e espetinhos de carne.

Não achei a ilha bonita. Estou acostumada as belezas do litoral carioca e fluminense (Arraial, Angra, Ilha Grande, Trindade, Buzios, Cabo Frio e etc) e essa ilha francesa deixou muito a desejar. A ilha é completamente plana, uma parte habitada e outra não. A parte não habitada é um enorme campo de capim e algumas salinas. A habitada é hiper charmosa.



Um pier repleto de barcos. As casas da região são padronizadas. Todas brancas, quadradonas, com janelas e portas em madeira pintada de azul claro e telhado ligeiramente alaranjado. Uma chaminé com um detalhe em telha marrom ao redor, muros brancos de no maximo 1,5m e com as mesmas telhas do telhado na parte superior. A regra diz que a parte habitavel da casa não deve passar de 25% da area do terreno, o restante é jardim, mas isso não é muito seguido a risca, não. E obviamente, nem todos constroem suas casas assim, mas sao a minoria.



As pessoas pescam, praticam Kitesurf, caiaque e windsurf. Na praia as mulheres fazem topless e outras ficam completamente nuas assim como seus maridos. Nao importa a idade, nem o corpo, o negocio é ficar peladão. Mas a maioria das mulheres usam seus biquines com calcinhas enoooooormes e bermudas para os homens.





As praias têm areia grossa e a agua estava uns 18 graus !!! Eu levava mais de meia hora para entrar na agua, não sentia minhas pernas, minha pele ficava vermelha de frio e minhas mãos doiam. Mas o calor aqui na França esta infernal e mesmo com a agua super fria eu resolvi me aventurar. Fiquei moreninha e como eu cuido bem do meu namorado, ele nao ficou um pimentao !







Voltamos para casa ontem de noite e fomos recebidos com uma geladeira que entrou em curto e acabou desarmando o disjuntor da apartamento. Passamos o fim do nosso feriadao jogando todos os alimentos no lixo, limpando geladeira e catando algo para comer ! =)

_______________________________________


Aqui tem um programa de TV que se chama "quem quer ganhar 1 milhão?" e na verdade não é nada diferente do que vocês conhecem. A questão é que ele esta passando agorinha na TV e me deparei com a seguinte questao:

No Brasil você pode caminhar numa:
1- Salina
2- Plantação de Café
3- Plantação de Chah
4- Plantação de Pimenta

Não sei vocês, mas eu não conseguiria responder, porque acredito que temos as 4 possibilidades no Brasil, se eu considerar que plantação de chah seja plantação de mate, por exemplo.

Como você soh pode dar uma resposta, eu chutaria a 3 porque aqui o Brasil é mais conhecido pelo café e foi exatamente isso que a candidata repondeu. Mas ela acabou perdendo, porque eles disseram que a resposta correta era a 4. Vai entender...

_______________________________________


Voces lembram que Romain iria relatar para vocês sua
aventura no Mont Blanc ? Acho melhor esquecerem, porque ele jah esqueceu !
=)

Grande beijo e saudade

sexta-feira, julho 07, 2006

Enfim...

Então esta provado que Murphy me ama ! A França não soh ganhou do Brasil como ainda foi para a final ! O pior é que eu ainda acho que não foi merecido. Mas enfim...

Assisti o jogo no Barracão, o mesmo restaurante do primeiro jogo. Estavamos eu, Romain, minha cunhada, Gabi e Gael. O restaurante estava looootado ! Muitas pessoas não conseguiram entrar e tiveram que assistir na ponta dos pés e la da calçada.

Dai por diante vocês jah sabem no que deu. Então o jogo acabou e como eu jah imaginava TODOS os franceses dos bares nos arredores do restaurante vieram nos "saudar". Ficaram pulando, gritando, comemorando e sacaneando bem ali, a 1 metro de nos..

Eu fui sabia o suficiente para adivinhar que ganhando ou perdendo uma camisa da seleção não seria bem vinda e usei cores neutras. Mas senti uma pena enoooorme dos que não o fizeram ! Andar nas ruas com a camisa do Brasil foi sinônimo de rodinha de franceses em torno de você cantando, pulando e te sacaneando aonde quer que você fosse.

Então o pais esta em ritmo de festa desde a vitoria contra a Espanha ainda antes do jogo contra o Brasil. Depois que ganharam de nos comemoraram mais ainda. Entao a Franca esta assim, num estado INERTE desde que passaram pela Espanha. Soh se fala nisso na empresa, nos jornais, na TV e etc...

Segunda feira chegou e eu, infelizmente, tive que ir trabalhar, meu maior medo. Então tooodos vinham no meu escritorio ou no meu laboratorio me dar uma alfinetada. Mas para minha surpresa a maioria estava preocupada comigo ou curiosa e disse que soh pensavam em mim na hora do jogo. Imagino… "Porque eu não tenho o telefone da Cristina ? Iria ser muito engraçado ligar e dar uma sacaneada basica nela!”. Ouvi perguntas do tipo "Aonde voce assistiu o jogo?", "O Romain torceu por quem?", "Voce chorou? Esta triste? E agora vai torcer pela França?"…

Mas tudo bem, eu sei perder. Mas teve um carinha que me tirou do serio. Eu NUNCA conversei com ele na minha vida e nao sabia nem quem era. Ele me olha na maquina de cafe e fica sorrindo.

Cris com cara de nojo- Tudo bem ?
Ele - Sim... e você ?
Cris - Ah, eu estou otima !

Ele - Ah, foi bom o Brasil perder! O pais para em época de Copa do mundo ! Assim vocês param de pensar em futebol e começam a cuidar dos varios problemas que o seu pais tem !

Hey ! Calma lah ! Eu conheço os problemas do meu pais, mas ele que lave a boca antes de abri-la para falar mal do Brasil! Afinal o mesmo efeito se passa aqui nesse momento, mas ainda acho que é pior porque aqui não se fala mais em nada faz mais de 2 semanas e nem é o pais do futebol! Entao eu respondi :

- Entao diz para mim o que esta acontecendo na França nesse momento ??? Diz para mim o que é essa festa toda, a TV e jornais tomados por Copa do Mundo soh porque a equipe de futebol que vocês nem fizeram questão de acompanhar nas eliminatorias chegou as quartas de final ???? E as pessoas que a mais de uma semana soh falam nisso ???? Desculpa, mas isso tudo é ridiculo demais para mim!

Ele não disse nada e foi embora. Depois eu me toquei que ele era chefe do chefe do chefe do chefe ! huahuahuahuahuahu E o pior é que essa cena se passou na frente de uma dezena de pessoas!!!!

Mas tudo bem, depois disso ele me viu, me ajudou a procurar o que eu queria, ainda cantou Aquarela do Brasil e esboçou uma sambadinha...

Mas graças a Deus, a copa do mundo acabou. Ao menos para mim! Eu não estou me importando muito com a final de domingo e ainda estou em duvidas sobre "para quem irei torcer"... Para o timeco do deus imposto pela imprensa francesa, Zidane, e o talzinho do Henry ou a Italia com suas 3 estrelas???? Duvida... A França me acolheu e é o pais do meu namorado, mas eu estou com "les bleus" entalado na minha garganta!

Que ganhe o melhor ou o mais cagão! =) Mas espero que Zidane nao se jogue novamente na area para pedir um penalti, porque eu ficarei com muuuuita raiva de ver a imprensa francesa repetindo o que fez no jogo contra Portugal! Eu nao vi a falta, mas vi Zidane batendo o penalti e marcando. Depois Romain, que estava ouvindo o jogo no radio do carro, contou que no radio eles disseram que não foi falta e hoje eu descobri que no Brasil eles disseram que Zidane se jogou. Mas entao a TV vem, repete mil vezes Zidane marcando o penalti, faz musica, propaganda, compara ao Pelé, mas NUNCA mostrou a falta que gerou o penalti! Eu estou curiosa para ver...

Ai.. eu vou parar de falar de Copa porque esse assunto rennnnde...

_____________________________________


Bom, alguns jah sabem da ma noticia...não iremos mais ao Brasil...

O problema é que deixamos para comprar a nossa passagem muito tarde e agora os voos estão pra lah de 1500 euros. Teriamos que comprar o voo Paris x Rio x Paris para o Romain e Rio x Paris x Rio para mim. Isso dah mais de 3000 euros soh em avião. Ainda junta hospedagem, alimentação... E na volta??? Nao podemos voltar com uma mão na frente e outra atras né??? Tenho que gastar milhões de euros em setembro para renovar meu visto, meu seguro de vida, me inscrever no segundo ano de mestrado e etc. Jah era! =(

Mas o lado bom é que vamos conhecer alguma coisa na Europa, jah que eu não conheço nada tirando Paris e arredores.

O sonho de rever a familia e os amigos esse ano foi pro beleléu.

_____________________________________


Eu tenho que continuar os episodios sobre o estagio, mas tem tanta coisa para falar que hoje eu soh contarei uma parte.

Meu estagio vai até dia 11 de agosto, falta pouco mais de um mês. Tudo estava perfeito, tão perfeito que eu fechei o projeto de 3 meses e meio de estagio em apenas 1 mês e meio! Meu chefe estava todo orgulhoso e era todo elogios para mim. Me dava balas todos os dias, sendo que estas eram roubadas da bombonière da esposa.

Esse clima de perfeição acabou quando meu chefe recebeu um email dizendo que em 2,5 semanas eu teria que apresentar meu relatorio de estagio e fazer minha apresentação frente aos jurados. Fui pega de surpresa e teria 2 semanas para escrever meu relatorio.

Meus dias de inferno começaram aih! Imaginem a dificuldade que é para escrever um relatorio somada a dificuldade de escrever numa lingua que você não domina. Eu consigo conversar com as pessoas, mesmo se as vezes eu tenho dificuldade para compreender o que ela falou. Mas escrever de forma clara, desenvolvida, objetiva e sem erros de francês seria impossivel. Em uma semana eu fiz o maximo que podia. Eu me esforcei tanto tanto e o resultado eu sabia que estava uma merda! Estava longe de ser algo que eu seria capaz de fazer em português. Nao tive ajuda nenhuma até ali. Fiquei tão deprimida, triste, quase chorava de preocupação, de estresse, de pressão... Enrolei ao maximo para entregar a merda do meu relatorio para o chefe, mas era inevitavel. Quando ele leu a primeira pagina fez cara de horizonte, deu um sorriso forçado e disse "Nao se preocupe, vamos fazer tudo juntos e em uma semana estara pronto!" Ele nem terminou de ler e ainda disse que o filho dele de 4 anos escreve melhor que eu...

Dois dias depois ele ainda não havia feito nada para me ajudar e eu tentei dar uma refinada no relatorio, mas não adiantava, eu realmente havia feito o maximo e não conseguia mais fazer nada. Entao eu reparei que depois que eu mostrei o relatorio para ele, todos da empresa, mesmo os que eu nunca falei na vida, vinham me perguntar sobre o relatorio, mas naão tinham mais o mesmo sorriso no rosto quando falavam comigo. Sinal que ele tinha contado a todos e não tinha poupado defeitos. Além disso ele começou a me sacanear de todas as formas possiveis, mas sempre com um sorriso no rosto, sobre minha incapacidade de escrever um relatorio. Eu chegava todos os dias em casa com uma vontade enorme de chorar e de nunca mais olhar para meu chefe. Isso tudo somado as sacaneadas sobre a Copa do Mundo transformaram minha vida perfeita e cor de rosa num inferno cinza e bem enfumaçado.

Então faltavam 4 dias para entregar o relatorio e, acreditem, a unica coisa que o chefe fez foi me dar uma folha de papel com o titulo de cada capitulo do meu relatorio. Ok, isso me ajudou a organizar um pouco, mas como eu iria escrever tudo em francês??? Lembrando que eu sou PROIBIDA de falar que trabalho na empresa X, assinei um contrato de confidencialidade, não tenho direito a falar com ninguém sobre o meu projeto e não posso usar nem internet, nem disquetes, cds e pen drive para levar o relatorio para casa e escrever durante as madrugadas.

Então o chefe no lugar de me ajudar passou a peteca para o menino e a menina. O menino leu o relatorio, disse que não estava ruim (mais foi por gentileza) e consertou alguns errinhos sobre quimica. A menina, graças a Deus, salvou minha vida e consertou toooooodos os erros de francês do meu relatorio e depois ainda me explicou todas as correções.

Depois disso o chefe nem leu o relatorio e continuou me sacaneando horrores. Mandei meu relatorio para o chefe dele e ainda ouvi "nesse momento ele deve estar arrancando os cabelos lendo seu relatorio". Depois ele tirou dois dias de ferias e deixou o chefe dele responsavel por mim. Mas isso foi otimo, assim eu não tinha mais que olhar para a cara dele. E o chefe do chefe veio enfim a minha mesa, se sentou ao meu lado, consertou duas ou três frases e disse "Sinceramente Cristina, seu relatorio esta otimo! Super claro, objetivo e até a parte que ninguém corrigiu (a parte experimental) esta super bem escrita. Voce ainda colocou coisas que eu nunca vi colocarem mas deveriam. Parabéns!" Isso me deixou melhor, mas o que contava mais para mim era a opinião do meu chefe.

Então o Brasil perdeu para a França e o que mais importava para mim naquele momento era preparar minha apresentação, estudar todos os mecanismos das minhas reações, a formação dos produtos secundarios, que reações eu poderia utilisar no lugar das que eu utilisei e aquelas que eu não poderia e porquê. E nessa fase o menino me deu uma ajuda divina!! Ele soh fez a universidade aqui, nem começou o mestrado, mas ele entende muuuuito de quimica! Sempre que eu tinha uma duvida com mecanismo e perguntava para meu chefe, ele dizia, pergunta para o menino, ele é melhor que eu.

Quarta feira foi o grande dia. Estava eu entre dois jurados e meu chefe. Eu me sentia tão preparada e segura. Foi a melhor apresentação da minha vida!!!! Eu estava tão calma, tão tranquila, olhava no fundo dos olhos dos jurados e explicava meu projeto com uma certeza enorme e ainda cravei nos 15 minutos de apresentação. Foi PERFEITO!

Quando acabei uma das juradas olhou para mim sem folego e falou "PARABENS! Sua apresentação foi perfeita e seu francês é maravilhoso!"

Então chegou a hora das perguntas, a que eu mais temia... A jurada não me deu folga, pediu para eu escrever mecanismos, perguntou sobre a seletividade das minhas reações, sobre outros reagentes e até sobre minha parte experimental. Algumas coisas eu enrolei um pouco mas no fim eu acertei e nesse momento eu olhava de rabo de olho para o chefe e via ele saltando na cadeira e vibrando com os braços. O outro jurado pegou hiper leve, mas ele fez uma pergunta pratica sobre um aparelho, que para mim era hiper clara e então eu não entendi entendi muito bem o que ele queria o chefe se meteu e comçou a explicar porque eu não saberia responder a pergunta.

Depois eu fui embora e o chefe ficou para dar a avaliação sobre o meu estagio, ele ficou MUUUUITO tempo na sala conversando com os jurados e aih eu me preocupei, afinal, nos não estavamos na mesma sintonia nas ultimas semanas...

Fui embora sem saber o que se passou dentro da sala, mas nem iria perguntar. No dia seguinte entrei na empresa, fui pegar meu café e, logo logo, a loirinha veio me dar os parabéns! Ela disse que meu chefe escreveu um email para todos os funcionarios contando sobre o sucesso da apresentação e o strike que dei nos jurados. Quando abri meu email tinha uma mensagem dele me dando os parabéns, dizendo que os jurados adoraram a apresentação, que minhas respostas foram otimas e que eles elogiaram meu relatorio, principalmente a parte que ninguém havia corrigido.

Mais tarde ele chegou e era toooooodo sorrisos para mim e isso era tudo que eu queria, o reconhecimento do meu chefe.

Minha vida perfeita e cor de rosa voltou ao normal!!!

_______________________________


O Romain disse que esta preparado para começar a escrever sobre o Mont Blanc! Continuo esperando...=)

Essa semana um Head Hunter ligou para ele oferecendo uma vaga na Louis Vuitton e ele disse que não!!!!! AHHHHHHHHHHH Era minha unica chance de comprar algo da marca! ahuahuahua

Beijao e saudades e beijos