segunda-feira, julho 17, 2006

Feriadon

14 de julho, feriado aqui na França. Vocês viram o desfile militar na Av. Champs Elysées pela TV? Pois é, eu não estava lah ! Nos fomos para uma ilha na Bretanha (litoral oeste da França), Noirmoutier (se pronuncia Noàmutiê). Passamos 3 dias na casa de praia da familia de Christophe (aquele mesmo do Zoo de Thoiry).

Pegamos o trem para Nantes na sexta de manha, 330 euros ida e volta em primeira classe para nos dois (um roubo), 2h20 depois chegamos a Nantes e Christophe e sua noiva Ophelie foram nos pegar de carro. Normalmente o caminho de Nantes para a ilha leva 1 hora, mas, devido ao engarrafamento, levamos 2h30.

Existem duas possibilidades de chegar na ilha em carro. A primeira é uma tradicional ponte e a segunda é a Passagem do Gois (se pronuncia Goà). Optamos pela segunda e foi uma descoberta incrivel para mim ! O litoral atlântico da França é marcado por periodos de maré cheia e maré baixa que chegam a ter 6 metros de diferença no nivel do mar (6m perto do Mont Saint Michel mais ao norte) ! E, na Passagem do Gois, essa diferença era de 2 metros. Na verdade o Gois soh é acessivel em periodo de maré baixa. Quando a maré esta alta e sobe dois metros, a passagem fica submersa e a unica opçao é a ponte. A maré sobe com a lua, no amanhecer jah é
possivel se aventurar pelo Gois, as 12h esta no nivel mais baixo e 3h30 começa a subir novamente. E obvio que esses horarios mudam e o nivel do mar também muda de acordo com as estações.



O Gois tem 4,5km de comprimento e em maré baixa não é nem
possivel ver o mar. Isso acaba sendo uma bela furada para os peixes, pois quando a maré desce estes acabam ficando presos em pequenas poças de agua do mar no meio de um enorme oceano de conchas, mariscos e areia. Entao enquanto você passa pela Passagem do Gois avista centenas de pessoas pescando (catando, fica melhor) camarão, ostras e mariscos. Eles passam todo o periodo de maré baixa e saem de lah com um balde cheio.

Felizmente Christophe adora pescar e nos presenteou com jantares a frutos do mar, siri, lagosta e muito camarao! Romain nos preparou churrasco nesses dois dias e foi engraçado ver uma churrasqueira com madeira e pinhas recém colhidas no lugar de carvão. Churrasco de linguiças Merguez, Chipolatas e Chipolatas com Ervas e espetinhos de carne.

Não achei a ilha bonita. Estou acostumada as belezas do litoral carioca e fluminense (Arraial, Angra, Ilha Grande, Trindade, Buzios, Cabo Frio e etc) e essa ilha francesa deixou muito a desejar. A ilha é completamente plana, uma parte habitada e outra não. A parte não habitada é um enorme campo de capim e algumas salinas. A habitada é hiper charmosa.



Um pier repleto de barcos. As casas da região são padronizadas. Todas brancas, quadradonas, com janelas e portas em madeira pintada de azul claro e telhado ligeiramente alaranjado. Uma chaminé com um detalhe em telha marrom ao redor, muros brancos de no maximo 1,5m e com as mesmas telhas do telhado na parte superior. A regra diz que a parte habitavel da casa não deve passar de 25% da area do terreno, o restante é jardim, mas isso não é muito seguido a risca, não. E obviamente, nem todos constroem suas casas assim, mas sao a minoria.



As pessoas pescam, praticam Kitesurf, caiaque e windsurf. Na praia as mulheres fazem topless e outras ficam completamente nuas assim como seus maridos. Nao importa a idade, nem o corpo, o negocio é ficar peladão. Mas a maioria das mulheres usam seus biquines com calcinhas enoooooormes e bermudas para os homens.





As praias têm areia grossa e a agua estava uns 18 graus !!! Eu levava mais de meia hora para entrar na agua, não sentia minhas pernas, minha pele ficava vermelha de frio e minhas mãos doiam. Mas o calor aqui na França esta infernal e mesmo com a agua super fria eu resolvi me aventurar. Fiquei moreninha e como eu cuido bem do meu namorado, ele nao ficou um pimentao !







Voltamos para casa ontem de noite e fomos recebidos com uma geladeira que entrou em curto e acabou desarmando o disjuntor da apartamento. Passamos o fim do nosso feriadao jogando todos os alimentos no lixo, limpando geladeira e catando algo para comer ! =)

_______________________________________


Aqui tem um programa de TV que se chama "quem quer ganhar 1 milhão?" e na verdade não é nada diferente do que vocês conhecem. A questão é que ele esta passando agorinha na TV e me deparei com a seguinte questao:

No Brasil você pode caminhar numa:
1- Salina
2- Plantação de Café
3- Plantação de Chah
4- Plantação de Pimenta

Não sei vocês, mas eu não conseguiria responder, porque acredito que temos as 4 possibilidades no Brasil, se eu considerar que plantação de chah seja plantação de mate, por exemplo.

Como você soh pode dar uma resposta, eu chutaria a 3 porque aqui o Brasil é mais conhecido pelo café e foi exatamente isso que a candidata repondeu. Mas ela acabou perdendo, porque eles disseram que a resposta correta era a 4. Vai entender...

_______________________________________


Voces lembram que Romain iria relatar para vocês sua
aventura no Mont Blanc ? Acho melhor esquecerem, porque ele jah esqueceu !
=)

Grande beijo e saudade

4 comentários:

  1. não tô conseguindo ver as imagens... =(

    e você fica falando "se pronuncia assim..." eu fico imaginando como se pronuncia "à" no meio de uma palavra...

    hehehehehe essa que foi a viagem substituta do brasil, não, né?

    beijos ;D

    ResponderExcluir
  2. Que maneiro esse acesso à Ilha! Me lembrou St Michel, nas devidas proporções, é claro. Ainda não me aventurei no litoral "atlantico" da França, estou acostumada com àgua quentinha e fico pensando que vou congelar. No sul é òtimo e as praias são bem bonitas, tais como as do Brasil. O mediterraeo é legal, a àgua tem um cor que não tem em outro lugar. Eh a mesma coisa na Itàlia, que tb tem praias no Mediterraneo e parcem com as da França. Eu adoro. Eu me surpreendi, pois jà havia ido à lugares paradisìacos dentro e fora do Brasil e nunca imaginei achar coisa parecida na Europa. Mas o pior é que tem sim. Bom pra gente. Tb não fui ao desfile dia 14, mas vì os fogos na torre e foi lindo. Bjs, Roberta

    ResponderExcluir
  3. Finalmente eu acabei essa graduação. Com muuuuiiiitos kilinhos a mais, mas acabei.... passei no mestrado do IQ e devo fazer com o Kaiser e Fiocruz... Ainda não colei grau, por causa da burocracia...vc deve se lembrar bem disso...rs

    Vc é muito xexelenta e furona.... disse que viria e furou.... Mas o azar é seu, mami esta fazendo salgados cada vez mais gostosos e como vc num vem, num vai comer...rsrsrsr quando vc vem então?

    Não sei se te falei, mas vou ser titia.... meu irmão casou em maio e na lua-de-mel encomendou meu sobrinho(a)...rs

    mande notícias e tire mais fotos...

    Bjks da amiga Karla

    ResponderExcluir
  4. Cris, kd vc?? Sumiu!
    Mande notícias.
    Bjosss

    ResponderExcluir