domingo, maio 07, 2006

Rumo a Bangkok

Desculpa a demora... Mas escrever cada post de nossas viagens me da tannnto trabalho que acabo ficando com preguiça. Tenho que abrir meu diario e recordar tudo que fizemos na viagem, tenho que abrir meu CD com mais de 1000 fotos e selecionar as melhores. Depois tenho que edita-las, fazer o upload para o Blog, depois escrever, verificar se tudo vai bem e postar. Isso tudo me toma umas 2 ou 3 horas, juro!!!! A sorte de voces é que Romain gosta tannnto desse blog (Eu tambem, claro!) que ele repete algumas vezes por dia: "_Voce tem que escrever no blog!". Entao tah, né?

Voltando...


Perto do nosso hotel, uma casinha tipica. Palafitas, madeira, oferendas, animal, plantas, criança.. A casinha menor nao é uma caixa de correio, é para os espiritos! Eles acreditam aprisionar os espiritos na miniatura e todos os dias levam alimentos e bebidas.


No dia seguinte, nosso quinto e ultimo dia no Camboja. Visitamos o Museu de Minas. O museu foi criado por Akira. Ele vem trabalhando ha anos como "deminador". E criou o museu para expor todo o tipo de minas, bombas e armas que ele encontrou nesses ultimos anos no Camboja, o pais que mais tem problemas com minas no mundo.

O museu é de dificil acesso, nao muito longe da cidade, mas a estrada de terra esburacada e empedrada torna a viagem um pouco longa. Mas visitar uma parte nao muito turistica de Sien Reap foi bem interessante. Ver as casas, as crianças, a musica e as comemoraçoes pelo Songkram, o reveillon Cambojano, foi incrivel!



Chegando no museu levei um susto! Demorei a acreditar que aquilo era um museu! Uma casa tradicional, em madeira recuperada, um porco, galinhas, patos, criancas de calcinha brincando na porta. Voce nao paga para entrar, mas sua doaçao sera bem aceita! A quantidade de minas e armas é impressionante, assim como as fotos de criancas mutiladas encontradas por toda parte. Essas criancas recebem o apoio do museu e entao sua doacao é importante.







Depois do museu fomos contemplar o por do sol nas Ruinas localizadas no ponto culminante de Sien Reap! Voce pode subir, pela "escadaria", ou por uma trilha mais facil, porem mais longa ou de elefante. Chegando no topo voce fica impressionado com a natureza ao redor! As arvores, a poeira das estradas de terra que levanta quando um carro passa e o calor! Na subida pela trilha encontramos dois cambojanos e um deles disse que ele vai diarimante acompanhar o por do sol lah do alto. Das ruinas voce consegue ver Angkor Wat e toda sua grandiosidade.


Voce jah viu um elefante de pernas cruzadas??? Agora jah! Ele devia estar cansado de trabalhar, coitado!



Escadaria



Vovo e netinha.


E essa foto aqui tambem é no alto da colina.

Segundo nosso roteiro de viagem, era para nosso dia ter sido no Laos, mas infelizmente nao conseguimos uma vaga no voo. Ficamos realmente tristes, porque a empolgaçao para ir ao Laos era imensa. Quebramos a cabeça muitas horas pensando nas possibilidades. Vietnam, Malasia, continuar no Camboja ou voltar para Talandia? O dinheiro era mais que curto. No Camboja a precariedade nas estradas é tanta que se leva 2 dias para percorrer 200km (?!). Decidimos voltar para Tailandia e visitar uma das cidades que nao haviamos visitado em Janeiro. E como o calor era de rachar, voltamos para Tailandia na procura da praia perfeita! =)

Entao as 7:30h da manha seguinte estavamos no onibus indo para Bangkok! O onibus era velho e feio, nao tinha banheiro e nem bagageiro! =) A estrada e a vida na beira da estrada ainda nos era fascinante! A terra vermelha, os campos de arroz, as casinhas de madeira, os animais, as criancas, a guerra de saquinhos de agua na comemoracao do Songkran... Fizemos duas paradas antes de chegar na fronteira Camboja - Tailandia e para minha surpresa, ou nao, jah estou me acostumando a usar o Banheiro Turco! =)



Chegando na fronteira, enfrentamos uma longa fila pelo carimbo de saida do Camboja. Voce anda uns 500m até chegar na porta de entrada da Tailandia para pegar seu carimbo de entrada. E nesses 500m??? Dah medo estar no meio do nada! No fim do mundo, com uns 500m repletos de cassinos e hoteis, um lugar sem nome e, talvez, sem lei! Corre, sai daqui!!!!


A fronteira!


Teoricamente haveria um onibus a nossa espera do outro lado da fronteira. Mas ainda estavamos nos 500m esperando nosso visa. Eu como NUNCA dou sorte com filas fui a ultima pessoa da fila mais longa e a pessoa que ficou mais tempo para receber o carimbo. O policial ficou todo feliz ao ver minha camisa e meu passaporte brasileiros e gritou empolgado:"_BASIU BASIU!" Eh senhor, Brasil, agora carimba logo essa merda e me deixa passar que o onibus vai partir!!!! Juro, ele olhou todas as folhas do meu passaporte umas 5 vezes, conversou com os amigos, contou piada! E Romain na Tailandia e eu nos 500m! Puta que pariu!!! E nessa hora voce nem pode rodar a baiana! =) Entao ele deu minha terceira carimbada tailandesa! Romain me esperava e o onibus??? Nem sinal! Vimos mais uns 3 gringos que procuravam pelo onibus tambem e nada! Aiiii estamos perdidos no fim do mundo!!!!

Um carinha estranho veio perguntar se estavamos indo para Bangkok. Isso isso!!!! Entao pegamos uma van novinha, com ar, com muito espaço e mais rapida, porque nao tinha mais vaga no onibus para nos! =)

Chegamos em Bangkok com o por do sol, que por sinal foi lindo. Comemos a maravilhosa comida Tailandesa e eu estava realmente grata, porque passei fome no Camboja! =)

A comida no Camboja ou era muuuito apimentada ou eu tinha nojo de comer! Na ida para Tailandia, uma das paradas era um restaurante ate limpinho, mas passando pela porta da cozinha vi duas bacias de aluminio repleta de agua e com toda a louça suja dentro, uma mulher de cocoras lavando a louça e cuspindo dentro da bacia. Chegando no banheiro vi que estavamos sobre uma area inundada e que para minha surpresa havia muitos peixinhos. Mas, peraih, o gringo do nosso onibus estava comendo pequenos peixes fritos, nao? E quando voce vai ao banheiro, desce tudo direto para a agua, que provavelmente acompanha a louça suja e o cuspe. Era demais para mim! Viva a pringles, sem ela teria morrido de fome!

Enfim, era uma viagem que eu nunca sonhei em fazer, nao me motivei muito e ate relutei com a ideia, mas graças ao Romain eu tive a oportunidade de quebrar a cara e ficar fascinada pelo pais! O Camboja é tudo aquilo que eu nunca vi, mesmo sendo brasileira! Eh um pais pobre, mas rico de coisas especiais!

Nossa passagem em Bangkok se resumia a uma noite. Nosso voo para Krabi, no litoral oeste da Tailandia (aquele mesmo da Tsunami) era na manha seguinte.

Entao a ultima etapa da nossa viagem fica para o proximo post, que espero colocar ainda essa semana! =)


Kao Sam Road, a rua dos gringos em Bangkok.


No mais tudo vai indo as mil maravilhas. Alguns sabem que comecei meu estagio. A empresa é lider europeia das empresas farmaceuticas. E eu trabalho na sintese de uma molecula que sera testada no tratamento de doencas do sistema nervoso central. As pessoas me tratam super bem, sao super simpaticas e curiosas. Meu escritorio é junto com o chefe! Trabalho arrumadinha, com meu cracha magico, meu computador turbinado, um telefone para ligar para todos meus amigos (?) e o restaurante é maravilhoso! Apesar de conter Comidas Estranhas Nao Identificadas, diga-se Foie Gras, Carneiro, Osso Buco, etc.. Eh estranha, mas de otima qualidade!

Na minha primeira semana de estagio passei muuito mal, dores abdominais, febre, calafrios, suor, diarreia e NAO posso de jeito nenhum me ausentar do estagio! Fui informada que 1 dia fora é Rua! Eles levam as coisas muito a serio aqui. Mas eu nem pensava em me ausentar, estava com dores mas nunca iria faltar na minha primeira semana de estagio! Fui no medico da empresa e ele criou um panico dizendo que eu estava com Malaria!!! No dia seguinte cheguei atrasada no estagio, porque o medico me mandou para a Emergencia de um hospital. Fiz uma bateria de exames, mas nada anormal foi encontrado e NAO, nada de malaria! Ufa!

Entao jah estou bem, morrendo de saudade de voces e aproveitando o segundo feriadao de maio! =)

Beijao a todos

Um comentário:

  1. bonita continue postando, mesmo que de trabalho, pq eh muito gostoso saber o que vc estah fazendo aih...

    esse lance de cultura eh foda neh??? a gente ve cada coisa... eu hein!

    muito beijos pra vc...

    ResponderExcluir