segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Tailandia 5 - Bangkok

Chegamos em Bangkok 00:30h. Durante o dia a temperatura rodeava os 40°. Sem ter reservado um hotel, fomos induzidos a ir para o hotel de uma das pessoas que esperavam os gringos com seus euros e dolares na rodoviaria. Por sorte, fomos parar em um hotel bem localizado e agradavel. E, que nao era tao caro!

No dia seguinte fomos visitar o Palacio Real. Nos deparamos com uma Bangkok em festa. Era dia do Reveillon Chines, entrariamos no Ano do Cachorro. Era um momento especial para o Pais, que possui grande parte de sua populaçao com origem chinesa. Era 28 de janeiro de 2549!

Chegando nas portas do Palacio, comecamos a imaginar o que estaria por baixo daquelas lindas torres em ouro e com um colorido radiante que viamos sobre os muros.


Palacio Real


Enfim o grandioso e majestoso Palacio Real. E, para ser franca, nao sei se existe pessoa nesse mundo que mereça tamanha perfeicao!


Palacio Real


Ele é enorme, lindo, rico … Nao ha quem nao fique boquiaberto pela grandiosidade desse Palacio. O visitamos em pouco mais de 1 hora, mas o ideal é um dia completo! Vimos a estatua de Buda feita em Esmeralda. E nao creio que jah tenho visto uma coisa mais valiosa na minha vida. Talvez uns Picassos, Da Vincis, Dalis, Rembrants, mas uma estatua em Esmeralda tao venerada por todo um pais, nunca !


Palacio Real


Na entrada de cada ambiente do Palacio nos encontramos os guardioes, chineses ou nao. E sao as estatuas que eu mais amei !!! Ou eles eram todo em pedra, ou eram recobertos por mosaicos. Eram grandes e os chineses me pareciam magicos.





Fomos nos encontrar com Anaïs, minha cunhada, na Khaosan Road, a rua dos gringos. Apesar da contradicao, eu amei a Rua ! Existem milhares de coisas em tao pouco espaço. Eh como o Saara no Centro do Rio. Claro que sao coisas para turista, mas tem coisas lindas. As lojinhas e barraquinhas de comidas e artesanatos Thai ficam emboladas ao meio dos Restaurantes, Boates e Fast Foods americanos. Tem, obviamente, muito turista. Mas encontramos tambem varios Thailandeses com tendencias ocidentais. Mas Bangkok é isso. Eh farra, diversao, megas shoppings, as tradicoes ficam para a regiao norte acima de Bangkok!

De tarde fomos visitar o templo Wat Arum, e o legal foi pegar o barquinho para cruzar o Rio. Com cair da noite nao poderiamos deixar de ir para Chinatown e vivenciar o Reveillon Chines. Pegamos nosso barquinho novamente, abarrotado de gente.

Chegando em Chinatown… Luzes, vermelhos e dourados para todos os lados, laternas vermelhas, leoes e dragoes. Muita comida e bebida ! Uma verdadeira festa !



Segundo Anais, que é Francesa mas ja morou na Malasia, China e agora na Tailandia, a Dança do Dragao é uma das coisas mais tradicionais na China. No primeiro dia do ano, eles pegam o dragao, que deve ser amedrontador, e entram nas casas e lojas para purificar o ambiente e livra-los dos espiritos ruins. Mas, fora o contexto religioso, a Dança do Dragao e o Leao Chines sao uns dos espetaculos mais belos que eu jah vi ! Bateu uma vontade de passar o proximo Reveillon Chines na propria China !

O Rei da Tailandia é super venerado pela populaçao. Todas as casas, em todos os cantos do pais possuem sua foto em um pequeno altar ou numa bela moldura pendurado na parede. Alem disso nos podemos encontra-lo tambem nas ruas, em outdoors no meio de praças que mais servem como altar para a foto do Rei.

Haviamos lido num blog que nos cinemas tailandeses antes do filme começar existe um pequeno video com fotos de toda a vida do Rei e ao fundo o Hino da Tailandia. Alem disso, Anais nos falou que existem cinemas VIPs com cadeiras totalmente reclinaveis com direito a travesseiro e cobertor. Entao, tomados pela curiosidade, fomos ao cinema.

Era um mega shopping, uma dezena de andares, super moderno e trocentas salas de cinemas. Infelizmente nao tinha nenhum filme Tailandes e as salas VIPs estavam repletas. Optamos por assistir Historias de uma Geisha. Um fato japones, num filme americano, interpretado por uma chinesa (?!). O filme era em ingles e com legenda em Tai. Nossa que loucura! Mas o filme foi maravilhoso ! Lindo, bem filmado, com uma historia super interessante. Ele esta saindo na França na semana que vem e eu e Romain marcaremos presença no cinema!

No dia seguinte pegamos o Skytrain (nada demais, um simples metro) e fomos direto para o Chatuchak Weekend Market um aglomerado de camelos e lojinhas 10 vezes maior que o Saara e o camelodromo da Cinelandia juntos!!!! Achei o paraiso e Romain, o inferno!!! O mercado era enorme e separado por assuntos, plantas, decoracao, roupas, artesanato, alimentacao e etc. Como o baht (moeda local) jah nao tem muito poder e fomos parar no mercado certo (hiper barato), foi perfeito ! Compramos muita coisa para nossa casa. Soh nao trouxemos mais por causa do aviao!

Depois de uma longa jornada de compras, fomos para a Jim Thompson’s House. J Thompson foi um arquiteto americano nascido em 1906 que durante a Segunda Guerra Mundial foi enviado a Tailandia. Apos a Guerra ele decidiu morar de vez na Tailandia e se instalou em Bangkok. Como dinheiro nao era um problema e ele nao devia ter muita coisa para fazer, ele comprou seis casas tradicionais tailandesas (em palafitas, madeira, vermelha, com amplas janelas e portas) e em seu terreno ele as montou de forma a deixa-las interligadas. Ele comecou um trabalho de reconstituicao da cultura antiga tailandesa e montou uma bela colecao de antiguidades, nao somente Tailandesas, mas artigos da China e da Birmania tambem. O jardim possui plantas tipicas e lagos com lindas carpas. Ele fez de tudo, e conseguiu, para respeitar as tradicoes tailandesas. Em 1967 ele desapareceu na Malasia e na ausencia de parentes, sua magnifica casa virou um Patrimonio Cultural Tailandes.


Jim Thompson's House


Na parte da tarde Anais nos acompanhou em uma bela visita ao Siam Ocean World. Um aguario enorme, com uma grande variedade de animais marinhos. De focas a tubaroes, passando por arraias e lontras. Eu jah tenho uma tendencia a gostar de aguarios e como nunca visitei um tao grande, fiquei apaixonada ! Adorei o tunel em vidro que passa por dentro do aguario e as aguas vivas !



A noite retornamos a Chinatown. Vimos espetaculos de danças tradicionais tailandesas e chinesas, um show de Kung Fu e finalmente o Dragao Chines e a Danca do Leao !

A festa estava longe de acabar, mas infelizmente tivemos que nos despedir da Tailandia. Embarcamos 1h da manha, 6 horas até Dubai e 7 horas até Paris. Tivemos novamente a sorte de pegar um nascer do sol sobre o deserto de Dubai. Partindo de Dubai passamos pelo Iran, e qual nao foi a minha surpresa ao me deparar com desertos linnnnndos e suas montanhas de areia com os topos repletos de neve, como se fossem paes de acucar !


Iran pela janela do aviao.


Um fato engracado que eu esqueci de contar é que na nossa ida de Paris para Dubai nos nao sobrevoamos o Iraque, o aviao faz o contorno do pais, o que nos faz passar muito mais tempo no aviao que o necessario, apesar de que nao passar pelo territorio Iraquiano é super necessario!

Continua ... (conclusoes sobre a Tailandia)


Segunda feira, nao dormi bem essa noite e quando o despertador tocou as 7:20 eu desejei ficar na cama. Mas uma estrangeira que esta totalmente perdida no mestrado nao pode se dar ao luxo de perder nenhuma das nove horas diarias de aulas teoricas. Força, Cris!

Na Franca eles criaram o CPE (contrat premier embauche - contrato de primeiro emprego), eu nao sei muito bem o que é e nem para que serve. Mas sei que ele me irritou hoje! Depois que surgiu o CPE a Franca comecou a ter muitas manifestacoes de estudantes contra ele. Tem duas semanas que durante as aulas eu ouço os gritos de protesto pelo patio. Na semana passada os estudantes fizeram uma barricada na porta principal da Universidade na intencao de aglomerar adeptos a uma futura greve de estudantes, sem muito sucesso. Hoje depois de muito esforço eu cheguei na Universidade e voilà, os estudantes bloqueram todas as portas de acesso a Universidade, com mesas, cadeiras, correntes e correntes humanas (snif, que comovente).

Entao quer dizer que uma minoria impede a grande maioria a ir para a aula. E quando eu me recuso a pegar o folder ainda tenho que ouvir "é pro seu bem". Peraih, eu decido o que é pro meu bem, eu quero entrar! "Foi votado bloquear as entradas hoje". Quem votou??? Ninguem me perguntou nada, queridinha! Quer dizer entao que eles te bloqueiam para te forcar a protestar??? E a grande maioria que queria entrar e nao foi consultada??? Quer dizer que por causa da minoria que nao me consultou eu terei que acordar cedo no sabado para repor as aulas perdidas???

Ok, perdi 9 horas de aula. Voltei para casa e as 17 horas fui para o curso de frances, sem ter ideia se teriamos ou nao. Tivemos, mas nem metade da turma apareceu. Voltando para casa mais cedo, nao consegui voltar. A linha de metro que chega na minha casa ia interromper o trajeto antes de chegar na minha casa. Por que???? Um pacote abandonado 2 estacoes antes da minha. Ok, eh compreensivel. Mas quando nao é ameaça de bomba é alguem que se jogou na linha do metro.

Vive la France!


Soh mesmo chegar em casa e encontrar meu menino para ficar de bom humor...

3 comentários:

  1. Olá Cris! Pelo visto vc ainda anda estudando muito, mas tb curtiu bastante a Tailandia, heim? Que maravilha!!! Que lugar lindo.
    Por aqui tudo indo bem, decidi voltar a estudar e vou tentar para várias faculdades. Com meu Mestrado do Brasil, poderia ir direto para o Doutorado, mas vou pedir pra entrar no segundo ano do Mestrado, para me habituar ao idioma. Continuo estudando francês, mas queria tentar outro curso. Onde vc faz? Ah, os pratinhos de coração são da loja CASA. Domingo estamos nos mudando pra outro apto, em Dupleix, colado no Champ de Mars e um pouco maior que o nosso. Final do mês será meu aniversário e "open house". Vou te convidar, espero que vc possa vir e assim nos conhecemos! Beijos, Roberta

    ResponderExcluir
  2. Me mudei sim, fiquei nove meses nesse apartamento: meu record na Europa, nunca fiquei tanto tempo numa só cidade, nem num só apartamento. Eu já procurei apartamento 3 vezes em Paris em tive sempre sorte, achei sempre em 1 semana. Conheço a lojinha de Dupleix sim, já sou freguesa e agora estarei estratégicamente bem localizada hehehe. Meu niver é dia 31, mas devo fazer algo no final de semana seguinte. Vou te avisar. Valeu pelo "merde", já estou afrancezada! Mas vc sabia que no Brasil este mesmo termo é usado entre os artistas, para desejar sorte no palco? Beijos, Roberta

    ResponderExcluir
  3. que bom que sua viagem foi boa... sentiu falta do carnaval???

    bjus

    ResponderExcluir