domingo, fevereiro 19, 2006

Tailandia 3 - Ko Samui

Uma hora de voo ateh Bangkok, espera de 1 hora e meia no aeroporto e mais uma hora de voo para Ko Samui.

Antes mesmo de chegar na Ilha eu jah sabia que nao poderia esperar dela muita coisa. O Lonely Planet jah dizia que a ilha nao era paradisiaca e era repleta de turismo, resorts, restaurantes e etc. Procuramos um bangalo na praia menos desenvolvida e habitada da ilha. Chegando no aeroporto embaixo de chuva, ligamos para o hotel na praia de Maenam e reservamos nosso quartinho.

Fato "interessante". Havia uma lojinha de souvenirs no aeroporto, eu como turista cumpri minha missao de entrar na lojinha, olhar os postais e descobrir as praias mais lindas para visitar. Entao eu me deparo com uma coisa muuuito particular, a lojinha que vendia livros e revistas continha uma seleta colecao de livros sobre a Tsunami que devastou o litoral oeste da Tailandia no ano passado. Nossa, que brincadeira de mal gosto!!! E os livros tinham fotos da Tsunami na capa e possuiam titulos bem catastroficos. Que horror!!!!



No caminho do aeroporto para o hotel jah passei a nao gostar de Ko Samui. As ruas com engarrafamento, repletas de neons, boates, restaurantes, resorts, turistas ... Mas vamos dar um tempo, Cristina! Jah passa da meia noite e voce esta cansada e de pessimo humor.

Entao chegamos no hotel e fomos HIPER mal atendidos!!! E decidimos mudar de hotel na manha seguinte. O bangalo era bonitinho, limpinho e novinho. Uns 100 metros da praia. Eu nao sou muito fresca. Gosto de acampar no meio do mato, fazer trilhas, nao tenho medo de insetos e nem frescura com barata. Mas se tem duas coisas que me dao nojo sao lagartixa e sapo. Tipo, eu olho e dah vontade de vomitar!!!! Entao logo chegando no nosso bangalo tinha uma lagartixa de uns 30 cm de comprimento e a cabeca dela era quase do tamanho de um ovo!!! Eu jurooooo!!! Nao era um calango (eu gosto deles), nao era um iguana, nao era um crocodilo, era uma LAGARTIXA GIGANTE!!! ECAAAAAAA. Entra correndo nesse bangalo e tranca a MEGA HIPER LAGARTIXA do lado de fora!!! Mas ainda teria que enfrentar a fera mais uma vez para comprar agua (para escovar os dentes e beber). Ok, sai corrrrrendooooooo!!!

Voltando a recepcao (que ficava no restaurante do hotel), tudo fechado e apagado!!! Entao tah, né? Vamos comprar agua num outro hotel na beira da praia (o que nao é dificil, jah que tem um a cada 100 metros de areia). Compramos e voltamos e adivinha!?!? 2 sapos na escada do bangalo!!!! ECAAAAAAAAAAAAAA Isso aqui é o inferno!!!!

Entao acordamos e com um melhor humor vi que o redor do hotel era linnnnnnndo!!! Repleto de flores, coqueiros, palmeiras, grama verdinha, barulho das ondas, ai ai.... Mas mudamos de hotel, para um à uns 300 metros de distancia do anterior. O quarto nao era tao agradavel, mas o atendimento e o ambiente eram muuito mais agradaveis.


Maenam, a praia mais "tranquila" de Ko Samui e aonde resolvemos nos hospedar.



New Lapaz, o primeiro hotel. Nosso bangalo eh o da direita.



Moon Hut, nosso segundo hotel.


No cafeh da manha comi algo que nao como ha muuuuito tempo, misto quente!!! E, nooooossa!!! Nunca comi um misto quente taooooo gostoso!!!!! PQP! Comi dois acompanhados do que eles chamam de shake de melancia, que eh um suco de melancia batido com muuuuuuuito gelo. Faz muuuito tempo que eu nao tomava cafe da manha com tanto gosto, apesar da simplicidade da coisa. Mas era o sabor, o mar a 10m, o verde, os passaros.. ai ai

Depois do café da manha fomos para Longwen. Pegamos um mega engarrafamento!!!!! Tipo, o transito na ilha nao andava!!! Isso pq passamos pelas ruas repletas de lojas de souvenirs, de falsificados (isso nao tem problema), de restaurantes, de construcoes, de resorts e de gringos.



O turismo sexual lah é uma coisa de louco. Parece que quando um gringo chega no aeroporto, no lugar de recebe-los com um colar de flores, eles o recebem com uma tailandesa com colar de flores, ou por que nao dizer um colar de Tailandesas. Eu acho que cada um faz o que quer. E sei que tem muuita gente que me olha torto quando ve a brasileira negrinha aqui com o frances branquinho dos olhos azuis. Eu sei que no Rio a coisa tambem é séria, mas nada comparado ao litoral tailandes. A parada me deu nojo!!!!

Entao a ilha quase nao tem tailandeses. Os raros sao os que trabalham nas lojas, restaurantes e hoteis. 80% de Ko Samui era turista.

Entao, jah cansados do engarrafamento demos uma voltinha a pé antes de irmos para a praia e voilà, Armani, LV, Naf Naf, Zico's (restaurante brasileiro do Zico, eu acho), Boulangerie Chez Vincent, Irish Pub, KFC, Hagen Daaz e por aih vai...

Cruzamos um dos resorts para ter acesso a praia. E, bem, a praia era bonita, super populada, com todos os gringos branquelos estirados nas tendas de massagem tailandesa e etc. Demos um rolezinho na praia e fomos abordado por um carinha vendendo chapeu. "Nao, nao, obrigada." Entao ele chega mais pertinho e diz "Marijuana???", " Nao, nao, obrigada". E ele nao foi o unico!!!

Entao se voce quer raves na beira da praia, turismo sexual e drogas, voce encontrou o lugar perfeito!!! Mas cuidado!! A policia tailandesa é super rigorosa com drogas e se voce for pego sao 15 anos de prisao!!!!


Longwen Beach


Depois do primeiro banho de mar em muuitos meses, fomos comer. No restaurante, peh de chinelo tailandes muito bom, tinham umas cinco mesas (em 10) com um gringo (nao importa a idade, cor ou feiura) acompanhados de uma tailandesa hiper novinha.

Fomos para outra praia, Lamai. Era a mesma coisa de antes. Bonita, mas com os mesmos problemas.


Lamai Beach


Mas nao é de todo mal. Os resorts sao enormes e lindos e fazem de tudo para confundir o limite agua, areia, arvores e construcao. Eles sao meio camuflados, entende? A agua era quentinha, tinha sol, a comida do hotel era uma delicia...

Ja na noite, retornamos ao hotel. Comemos muuuuuuuito bem novamente, sentamos na areia, observamos as pequenas luzes na ilha em frente (Ko Pha Ngan), procuramos estrelas (mas o ceu estava meio fechado), até o momento que um gringo irritante (acompanhado de uma Tai, dã) resolveu acabar com a paz da praia e soltar uma corda de rojoes. Nao sei o nome daquilo, mas era uma corda repleta de rojoes e fazia um barulho absurdamente alto.

No meio da noite, lah para as 4 da manha, quando todos nos bangalos (casais de velhinhos e familias inteiras) dormiam, o gringo chato resolveu fazer a mesma coisa. PQP, eu mereço...

Entao na manha seguinte, jah de saco cheio de Ko Samui, resolvemos partir para a ilha em frente, Ko Pha Ngan. Tomamos café, preparamos as malas e corremos para o Big Budha Pier pegar o barco.

O pier era em madeira, comprido e linnnnndo. E lah na frente o barco que nos levaria a ilha paradisiaca (????).


Big Budha Pier


Continua....

Vamos deixar uma coisa beeem clara, isso aqui eh o que EU penso. Para voce isso pode ser o paraiso. Voce pode chegar lah e achar isso tuuudo muuito lindo, muito divertido e muito legal. Mas, para MIM ilha paradisiaca eh camping, trecking, verde, praias vazias, verde, estrelas e etc. Nada de asfalto, muita loja, McDo, resorts, turismo sexual e etc.

Entao eu aqui em Paris. Esta quente, uns 9 graus. Chuvisca de vez em quando. Faz mais de uma semana que eu estou com uma especie de catapora, sarampo, sei lah. Tenho pintas de todos os tamanhos e cores no corpo. Elas ou doem ou coçam. Fui em 3 medicos em uma semana e eles soh sabem me olhar e dizer "Que estranho! Nunca vi isso na vida! Nao faco ideia do que seja!". E eu aqui, com minhas bolinhas de estimacao que mais de uma semana depois decidiram comecar a ir embora. Gracas!!!!



Semana passada finalmente fui na lojinha Coisas do Brasil e voltei de lah toooda feliz com meu arroz, mate, goiabada, xarope de guarana, guarana antartica e minha paçoca!!!

E ontem recebemos a visita do casal Christophe e Ophelie, amigos de longa data de Romain. Eles sao os mais legais que conheci ateh hoje. Partimos para o Botequim Brasileiro. O restaurante nao eh super bonito e tal. Mas comemos empadinha de camarao, coxinha de galinha, risole de queijo, moqueca de siri e de camarao, xinxim de galinha, quindim, pudim de banana e tudo isso acompanhado de guarana antartica e batida de coco. A comida estava uma deliiiiicia. Nao sei como eles conseguiram fazer uma comida taooo brasileira com a escassez de produtos brasileiros por aqui. Mas a nota mil do dia foi para o quindim!

4 comentários:

  1. Fala menina de bolinhas vermelhinhas (horrorosa essa...rs) Melhorou? Rimos muito aki em casa, ( eu e victor) da sua luta com a privada...rsrsrs Só tenho uma perguntinha... Insetos são gostosos?

    Beijoks, Karla

    ResponderExcluir
  2. Nao eh rubeola naum?!

    Cuidado, pois tudo eh muito contagioso, infeccao alimentar nao costuma doer ou cocar... Sarna tb coca e doi, e acho que nao seria muito dificil de pegar de onde vc chegou...

    Se cuida

    Bjkssss

    ResponderExcluir
  3. 2 coisas pra te dizer.
    1a.: Fiquei preocupada com suas bolinhas. Assim que descobrir o que elas são escreve aqui pra tranquilizar a gente.
    2a.: Depois de ler esse seu post fiquei com mais vontade ainda d conhecer Paris. Quer dizer então que aí vou conseguir comer meu doce favorito (quindim)??? Já é um pontinho a favor... hahaha
    Saudades. Tô contando os dias pra sua volta ao Brasil (mesmo ainda não sabendo extamente qdo vc vem)
    Beijinhos da sua xará,
    Christinà

    ResponderExcluir
  4. bòh eu odiei toda a thailandia! um dos paiese mais infecto que jà passei! quando penso em thailandia eu grito bem alto......brasil brasil o pais mais bonito que hà :
    e olha que jà conheci paises e paises!
    boa sorte nas prossimas viagens!
    ass:marina

    ResponderExcluir