quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Tailandia 2 - Sukothai

Dinheiro


A moeda tailandesa é o Baht. 1 euro é equivalente à 46 bahts. Para ter uma ideia:

- Compramos uma camiseta para o Romain por 100 bahts (2 euros)

- Ficamos em Sukothai em um hotel maravilhoso, o Lotus Village! Era uma vilinha repleta de arvores, flores, bangalos em estilo Tai sobre o rio, uma decoracao linda e até um lago. A diaria de um bangalo foi 600 bahts (pouco mais que 10 euros).

- Uma Mc Refeicao (por exemplo o Mc Samurai) custa quase 100 bahts (2 euros).

Entao nossa viagem foi bemmm baratinha. Gastamos pouco e viajamos muito!


Casas


As casas sao na grande maioria bem tradicionais. Em madeira e sobre palafitas para proteger das enchentes. Possuem janelas enorrmes e ambientes bem arejados. Por exemplo, as paredes da casa nao vao ateh o teto, entre o fim da parede e o teto em torno de toda a casa tem um espaco aberto (como um basculante continuo) com apenas um mosquiteiro, sem vidros. E isso eh bom, porque a Tailandia tem realmente um clima tropical. Chegamos a pegar uns 40°!
Um detalhe, para entrar nas casas, templos e algumas lojas vc tem que tirar o sapato!!!! E nao eh por higiene nao!!! Deve ter algo a ver com purificacao, realmente eu nao sei. =)


Caes


Caes sao "sagrados". Eles nao maltratam, nao matam e nao fazem sabao dos viralatas. Entao, voce pode imaginar a quantidade de cachorros nas ruas??? Sao muitos!!! Voce cruza com um a cada 5 metros de caminhada. Na nossa primeira noite em Ayuthaya tivemos que dar a volta no quarteirao no lugar de andar uns 100m para o hotel por causa de uns 5 viralatas que estavam um pouco exaltados com a nossa aproximacao.



Finalmente Sukothai


Ainda na rodoviaria de Ayuthaya eu resolvi fazer um pipi. Entao tah, eu paguei 7 bahts, peguei meu papelzinho e entrei no banheiro. Entao eu me deparei com o mais abominante dos banheiros!!!!! Nao, ele nao era sujo. O problema era que a privada nao era uma privada normal. Era um buraco no chao!!!!!!!!!!!!!! Algo como isso aqui. Isso mesmo, era uma privada em porcelana, haviam 2 espacos com antiderrapande para colocar os pes e um buraco no meio. Adivinha, voce tem que se abaixar e acertar aquele buraco!!! Mas o pior mesmo e colocar seu peh no local para os pes e imaginar que muuuitas pererecas erraram o buraco no chao!! E ao lado da "privada" tinha um tanquinho, também no chao, cheio de agua e com uma panela. Me demandei para que aquilo servia, até me perguntar aonde era a descarga!? Voce realmente acha que eu "dei descarga"??? Fala serio!! Imagina todas as pererecas que erraram o buraco!!!

Ao longo da viagem eu me deparei com muuitos banheiros assim!!! Imagina o problema quando voce esta de calça!? Imagina que voce tem que tirar a calca com cuidado, afinal ela nao pode tocar o chao. Realmente nao é pratico!

Pegamos o onibus. 6 horas de viagem. O campo, o interior, as plantacoes, as pequenas cidades, os templos na beira da estrada, tudo fascinante.

Paramos em uma rodoviaria, mas eu nao me atrevi a ir no banheiro. E como estava com sede Romain foi comprar uma Coca Cola. E qual nao foi a minha surpresa quando vejo ele voltando com cara de interrogacao e com um saco como de mercado mas pequeno repleto de gelo, coca cola e um canudo. Ele disse que pediu uma coca, o rapaz pegou, depois ele viu o carinha pegando o saco de mercado (ok, deve ser para viagem) e do nada ele enche de gelo e tacou a coca lah dentro!!! Na verdade era gelo com coca e nao coca com gelo. Morri de rir daquela cena!!!! E na verdade vi varios tailandeses bebendo como cola no saquinho pelas ruas da Tailandia!



Jah no fim da viagem eles resolveram colocar um video. Mas nao era um filme, era um video clip HORROROSO!! Cafonerrimo! Com uma musica IRRITANTE! E nao satisfeitos de me obrigar a escutar aquilo, ainda repetiram 3 vezes o clip!

Entao no nosso primeiro dia em Sukothai fomos no Parque Historico. As ruinas em Sukothai sao muuito bem conservadas, o parque é muito bem cuidado e lindo! E novamente vimos 500 milhoes de Budas, 700 milhoes de toneladas de ruinas e por aih vai.

Para ir para o parque historico existe um onibus. Entao fomos para o ponto de onibus. Mas hein, o que era aquilo?!?! Uma caminhonete bem velhinha com uma cobertura sobre a caçamba e 3 bancos compridos para as pessoas sentarem. O onibus era 15 bahts. Era apertadissimo e como nas kombis do Rio eles entopem de gente e voilà. Demos a grande sorte de pegar o onibus na hora da saida das escolas locais. Foi hiper interessante!!!! Tinham 2 gringos (eu e Romain) umas 30 meninhas saindo da escola, umas pessoas voltando do mercado ou do trabalho. Foi interessante observar as menininhas. Elas nao trocam uma palavra!!!! Te olham curiosas de cantinho de olho. Quando conversam falam hiper baixinho. Sao comportadissimas e dao discretos sorrisos no lugar de rir. Era realmente muuuuuito parecido com os dias que eu estava enfiada no 908 (Guadalupe - Bonsucesso), passando pelo Complexo do Alemao no horario da saida das Escolas Publicas e os estudantes entravam comportadamente no onibus, sentavam quietinhos, nao gritavam, nao falavam palavroes e nao sacaneavam as pessoas pela janela!!! =)

Na saida do parque demos uma voltinha na feirinha e haviam muuitas coisinhas gostosas para comer.


Insetos fritos na feirinha


No segundo dia alugamos uma bicicleta e visitamos o resto dos templos e Budas que nao haviamos visto no dia anterior. Lindo lindo!!!





E jah era hora de partir para o Aeroporto pegar o aviao para uma ilha paradisiaca, Ko Samui, com escala em Bangkok. =)

Muita viagem para ferias muito curtas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário