terça-feira, setembro 27, 2005

Paris

Hoje eu tenho um tempinho livre pra mim. Por que durante o fim de semana eu andei muuuuito. O Romain esta mais animado que eu, parece que eu vou embora amanha e ele quer me mostrar a cidade inteira em um dia. E ontem eu passei o dia inteiiiiro no mestrado.

O voo


Tudo foi melhor que eu esperava, exceto em Madrid. Eu tinha menos de duas horas entre o desembarque e o embarque, mas eu fiquei 1 hora na fila da policia, 30 minutos na fila do onibus para o terminal de embarque, 10 minutos na fila do detector de metais, 20 minutos correndo pelos corredores do aeroporto que eh enooooorme e cheguei atrasada no embarque. Mas, estou aqui, neh?

Turismo


Passeamos muuuuito, vi a Torre Eiffel, o Notre Dame, o Champs Elysees, o Arco do Triunfo, a Fonte Stravinsky, a Praca Vendome, o Louvre, o Sena, o Parque Tuileries... Aqui cada esquina h um flash! A cidade eh linda!!!

Trem e Metro


O tempo esta maravilhoso, um friozinho agradavel e um dia claro e ensolarado. Mas, dentro do metro eh um calor insuportavel!!!!! Eh abafado, nao tem circulacao de ar e nem ar condicionado. Eu sempre transpiro lah dentro! E eh ruim ficar tirando e colocando casaco, porque as estacoes sao bem proximas e voce nunca passa mais que cinco minutos no metro. Os carros sao meio velhos e menores que o metro do Rio. Alguns tem um cheiro desagradavel, as nada insuportavel. No verao aquilo deve ser um inferno!


Coisas estranhas


E nem tao estranhas.... Eu vi gente pedindo dinheiro, mas nao se parecem como os sem teto do Rio, eles sao vestidos direitinho e parecem que acabaram de tomar banho. Eu vi gente dormindo na rua. Eu ouvi a policia pedindo para as pessoas avisarem quando avistarem uma mala abandonada no metro com risco de ataque terrorista. Voce nao pode ficar parada na escada rolante, tem que correr!!! Eu vi o cozinheiro pegar o presunto do meu crepe com a mesma mao que ele pegou meu dinheiro. Eu gente tocando violino, violoncelo e flauta nas ruas. Linnnndo!!! Apesar do calor que eu sinto as vezes vejo pessoas com sobretudos, botas e cachecois o tempo todo!! Elas estao sempre com muuuuitas roupas, ate nos momentos em que eu tiro o casaco e suspendo as mangas da camisa. O estranho eh que parece que se estah 20 graus no Rio eh bem mais frio que 20 graus aqui.

Gentileza gera gentileza



Ouvi muitos Bonjour e Pardon. Todos me trataram bem, ateh quando eu pedia pra repetir pq eu nao entendia nada. Tiveram paciencia comigo e me ajudaram. Ate mesmo os que nao foram tao simpaticos via email. Aonde esta a grosseria francesa? Alias, tambem nao achei os fedidos, claro que vc sente uma suvacada aqui ou ali, mas na mesma frequencia que eu sentia no Rio.

Mestrado


Bem, eu tive logo de cara uma aula de Inorganica. A Madame Proust fala bem devagar, alto e pausadamente, isso me ajudou muuuito e eu pude compreender bastante coisa da aula, ate pq quimica eh universal e eh falada na mesma lingua em qq pais.

Depois tivemos uma reuniao importante, aonde falaram de coisas importantes, obviamente. Mas, nao me pergunte quais. Nao entendi lhufas!!!

Entao veio a ultima aula, Organica. Monsieur Agami eh uma pessoa muuuito simpatica e engracada, eu acho. Ao menos os alunos morriam de rir constantemente, soh nao sei de que. Ele fala baixo, rapido, pra dentro e eu juro que mesmo falando frances eu nao entenderia o que ele diz. Foi ele que me ajudou e teve paciencia comigo quando eu precisei.

No geral, foi melhor do que eu esperava. Que bom!!!

A lingua


Eu fui a cinema no sabado a noite. Ver um filme que eu queria muito ver e pedi pro Romain esperar pra ver comigo. Ele esperou e fez ateh um amigo dele assistir Madagascar (ihihih) alegando que havia prometido ver esse comigo. O file eh Les Poupees Russes e eh a continuacao de Albergue Espanhol, um filme que eu amooo. Eu nao entendi nada do filme. No domingo nos alugamos Bridget Jones e eu assisti com legenda em frances, eh bem mais simples.

Na universidade mil pessoas vinham me pedir informacoes, eu nao sei pq, mas mesmo entendendo o que elas falavam eu dizia sempre que nao falava frances. E quando eu pedia informacoes era mais simples, mas as vezes as pessoas se desandavam a falar e eu ficava o tempo todo Oui e Non, mesmo sem entender nada!

Por hj eh soh, eu escrevi muito e nao sei se alguem terah paciencia de ler tudo, mas vou mandar mamae vir aqui entao tem que estar tudinho aqui! Alias, ela me faz muita falta e sempre que eu penso nela da vontade de chorar...

PS: Nao estou conseguindo colocar fotos aqui e nao me pergunte pq.

Um comentário:

  1. Tchutchuca, fico muuuuuito feliz de saber q, de certa forma, sua adaptação está indo bem. Desde o início, eu já dizia que vc ia arrebentar nas aulas. Todo carioca é sagaz por natureza. E isso vai te ajudar muito. Também é ótimo saber que o Romain está feliz, mas e a família e os amigos dele?(algum gatinho?) Lembra da história do meu blog? Então, vou fazer outro. Vamos ver se dessa vez, a bruxa Meméia me dá um pouco de paz. Assim que ajeitar td, entro aqui e te deixo o link. Tds lá de casa te mandam beijos. Raquel

    ResponderExcluir