quarta-feira, fevereiro 18, 2015

Meus 2 primeiros trimestres de gravidez

Estou na minha primeira gravidez e assim como todas mães de primeira viagem, eu não sabia muito bem o que esperar. Alias, parece que para uma mesma mulher a gravidez pode ser bem diferente de um filho para outro. Certo?

Segue abaixo como foi minha evolução mês a mês para os dois primeiros trimestres de gravidez:

Primeiro mês:
Eu não sabia que estava gravida e entrei de férias, Bonito, Jalapão e Boipeba. Comi muito, como em qualquer periodo de férias. Bebi muito. Fiz muitas atividades fisicas (flutuação, caminhada, caiaque, etc). Muito sol, praia, rio e cachoeira. Não senti absolutamente nada que me indicasse uma possivel gravidez.

Segundo mês:
Descobri que estava gravida com 6 semanas. Continuava sem sentir nenhum "sintoma". A mestruação não vinha, fiz o teste de farmacia e voila



Comecei a tomar acido folico, parei de beber e voltei pra nutricionista. Parei de comer salada na rua, parei de tomar café, parei com comida japonesa, frios e açucar (uso somente de sucralose). No finalzinho do 2 mês, comecei a sentir muito, muito sono, a qualquer hora do dia.

Terceiro mês:
O terceiro mês foi muito sonolento, do inicio ao fim, principalmente apos ao almoço. Como estava no trabalho, eu não podia dormir, então vinha aquela dor de cabeça danada, que não passava por nada. Eu minimizei muito o uso de medicamentos, tomava dipirona, mas realmente não adiantava. Chegando em casa eu ia direto pra cama... 20h30. =) Meus seios incharam muito e com isso comecei a sentir dores nas costas, na altura dos seios. Informei oficialmente aos amigos e no trabalho sobre a gravidez. O resultado da toxoplasmose saiu e, sim eu tinha anticorpos, então pude voltar a comer salada e japonês. Tomando cuidado para ir somente em locais de confiança. No terceiro mês também foi o mês do enjôo. Eu ficava enjoada quase todos os dias, 1 vez por dia, mas tomava vonau flash (recomendado pela ginecologista) e o enjôo passava imediatamente, santo remédio. Nunca vomitei. Durante o terceiro mês tive muita prisão de ventre, que foi controlada com caminhadas e alimentação rica em fibras (arroz, macarrão e pão integral, zero banana, maça com casca, etc etc).



Quarto mês:
Fiz a translucência nucal e tudo estava normal. Descobrimos que o bebê era um menino. O enjôo passou, o sono passou e eu estava me sentido muitissimo bem, obrigada! =) Comecei a fazer pilates (2 vezes por semana) e a caminhar na praia (quando conseguia). As dores nas costas continuavam, apesar do esforço. Mudei de obstetra e a nova é otima! Comecei a tomar AAS 100mg diariamente para prevenir o risco de pré-eclampsia (recomendado pela obstetra).

Quinto mês:
Periodo de férias! Fomos para Colômbia. O vôo foi tranquilo, a estadia muito boa. Comecei porém a sentir dores na lombar e dores nas pernas quando caminhava mais de 30 a 60 min. A dor na lombar infelizmente so passava depois de uma noite bem dormida, fazia exercicios do pilates, melhorava um pouquinho, mas continuava doendo muito. Com isso tive que ficar muito em repouso durante as férias. As dores nas costas na altura dos seios passaram. Graças a Deus!!!! Decidimos o nome do bebê. Fiz teste de curva glicêmica, medição de tamanho do utero, ultrassom morfologico e tudo estava bem! Theo é muito ativo e se mexe muito! Minha barriga cresceu horrores!!! Durante a estadia na Colombia senti umas dores fortes na barriga, entrei em pânico durante algumas horas e so depois fui descobrir que era estava com uma diarreia braba. =) Comecei a não dormir bem, acordo com frequência e entre 3h30 - 5h da manhã eu acordava e não conseguia mais dormir. Comecei também a sentir dormência e caimbra na perna direita (perna que fiz remoção de safena faz 2 anos) durante as noites.Ja quase com 6 meses, o meu pé direito (perna que fiz remoção de safena) começou a inchar um pouco no final do dia. Mas tudo continua otimo! Até então, nenhum problema que me impeça de ter uma vida normal. Escolhemos a cor do quarto de nosso filho (krypton da Sherwing Willians) e começamos a pinta-lo.

Hoje estou n sexto mês e contarei em breve os acontecimentos deste periodo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário