domingo, março 20, 2011

Rio

Então, eu e Romain estamos nos mudando pro Rio. As vezes eu fico com medo, medo de me arrepender de ter largado minha vida confortavel em um pais desenvolvido e voltar pro Rio e todos os seus problemas. Eu lutei muito para conseguir chegar aonde estou, vale a pena voltar?

Eu acho que vale, pois não sou feliz aqui. Prova que um bom emprego e dinheiro não trazem felicidade.

Eu tenho muitas expectativas sobre esse meu retorno ao Brasil. Mas o que eu mais procuro ser feliz e ter paz.

Eu e Romain, sabendo que o Rio não é perfeito, estamos preparando uma lista dos problemas do Rio. So para estar absolutamente claro, antes de voltar, sobre os problemas que estamos "comprando". Assim, não teremos direito a reclamar depois! =)

Aqui esta nossa listinha:

- metrô e ônibus lotado somados ao trânsito e os engarrafamentos
-  toda a burocracia
- corrupção
- calor
- insetos (lagartixa, barata, mosquito)
- perigo
- somente 1 mês de ferias por ano (na França são 2 meses e aqui são 5 semanas)
- inflação e custo de vida

E ai, alguma outra sugestão?

A proxima lista sera sobre as coisas ruins da Europa que nos levaram a tomar essa decisão. Assim que começarmos a reclamar do Rio, podemos olhar pra essa lista e pensar "é, poderia ser pior..."

5 comentários:

  1. Sempre vamos encontrar vantagens e desvantagens em todo o lugar!!!

    Mas você que morou aqui em paris, metrô lotado todo dia e engarrafamento, isso não é novidade!Em burocracia, a França é campeã!!!

    Ah, aqui também são 5 semanas de férias, não 2 meses (a não ser para professores e outros cargos na educação).

    mas em relação à corrupção e calor, nem vou falar nada!!! Sobre insetos aí é relativo, não conheço o Rio suficientemente!

    E sobre a segurança, infelizmente o Brasil é mais perigoso sim, mas por outro lado, as outras grandes capitais também não são lugares tão seguros (como Paris, Londres, madrid, Roma...)
    Aguardo a lista sobre os problemas na Europa para ver se são os mesmos problemas que eu também vejo!!!

    Boa sorte nessa nova etapa da vida de vocês!

    http://viverplenamenteparis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Haha... Boa!

    Lembro que uma vez Romain reclamou que os ônibus no Brasil não tinham roteiro do itinerário. Disse algo como "Mas como eu vou saber qual ônibus passa em tal lugar?" rs...


    Nossa razão principal pra não ir pro Brasil é a violência. Mas Jonas, né? Nem precisa, mas é como se ele carregasse um letreiro gigantesco psicando em neon dizendo "GRINGO!".

    Quero ver a lista da Europa agora.

    ResponderExcluir
  3. Não tem nem um ano que moro na Noruega e meu marido, às vezes, me parece um bocado intransigente no que diz respeito a adaptação a um novo país... por isso eu adoraria vê-lo no meu lugar, lá no meu amado e violento Rio de Janeiro.

    Garanto que ele entenderia direitinho o que eu passo e sinto agora e nunca mais abriria a boca para me pressionar como ele faz agora. Não me diria coisas tão duras.

    Claro que essa pressão tb me ajuda a andar para frente e não ficar parada no caminho choramingando com medo de agir. Mas tem horas que é tão desagradável.. nossa.

    Boa sorte nesse retorno e que tudo corra bem para vcs no Brasil. Apesar dos pesares, temos uma coisa que nenhum lugar do mundo tem: calor humano, recepcitivdade e uma esperança que nunca tem fim. Felicidades!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cristina, tudo certinho?
    Encontrei o seu blog no ‘Mundo Pequeno’ e vim fazer uma visitinha!
    Muito criativo o post! Você já deve ter voltado para o Brasil, não é?
    Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!
    Assim você o fez; seu coração disse "volta", por isso não tem como dar errado!

    Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000, e desde 2003, moro na Holanda. O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -.

    Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual, que é: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

    E que quera ler o prefácio do meu livro: Mevrouw Jane (não foi feito por mim, mas por um escritor, reconhecido no mundo literário). Se gostar – ou não - por favor, deixe um comentário; vou adorar ler a sua opinião!

    Tenha um ótimo dia; envio vibrações de muita paz e felicidade!
    Grande abraço.
    Josane Mary

    ResponderExcluir
  5. -estradas péssimas
    -apenas uma estação climática:Verão
    -mendigos por toda cidade
    -se precisar da justiça por algum motivo,o prazo é o resto da vida pra ver a solução, não funciona.
    - e o mais assustador, os sequestros, q vem buscar você onde quer q esteja, basta está na lista, e nem precisa ser rica, basta ter conta-corrente num banco,é suficiente.
    Mas o planeta está perigoso,não há segurança 100% em nenhum lugar, infelizmente, e é o q mais prezo.
    Boa Sorte pra você no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir