Antes de tudo.. chegamos em Paris ontem. 2 semanas fora e a cidade mudou, esta menos frio, tem muitas flores na rua, arvores verdinhas e as 21h ainda tinha sol!! Eu sabia que aqui era sim, mas é estranho ver isso. =)
Roteiro
No inicio iriamos para o Camboja. Compramos nosso voo para Bangkok na Tailandia porque nao existem voos diretos para o Camboja, teriamos que ir para Tailandia ou Vietnam e depois ir para o Camboja.
Eu nao estava muito motivada a ir para o Camboja entao comecei a procurar informacoes sobre o Laos e fiquei encannnntada! E nao foi dificil deixar Romain no mesmo estado que eu. Entao os planos mudaram. Chegando na Tailandia vamos direto para o Camboja, depois Laos e depois Tailandia soh para pegar o aviao para casa.
2 semanas... nao tinhamos muito tempo, mas disposicao nao faltava. Em janeiro fizemos 5 cidades em 7 dias. Com 14 dias podemos até incluir Australia na lista! =)
E nossas ferias sempre caem bem, iriamos para Tailandia, Laos e Camboja no Songkran, o reveillon dos 3 paises! Foi nosso terceiro reveillon desse ano! =)
Tailandia D1
Chegamos em Bangkok num calor insuportavel e nosso voo para a capital do Camboja seria no dia seguinte pela manha. Encontramos com a irma do Romain, Anaïs, e para quem nao lembra mora em Bangkok. Demos umas voltinhas na cidade, visitamos uma estatua de Buda que nao haviamos visitado em janeiro e a noite fomos para o cinema assistir Walk The Line. Adorei o filme, apesar dele ter me deixado bem triste.
Camboja D2
O voo para Phnon Pehn foi tranquilo, somente uma horinha. E foi incrivel sobrevoar o pais. Na fronteira com a Tailandia a paisagem é formada por montanhas repletas de verde. Logo depois vem um terreno bem plano, meio seco, com algumas arvores, poucas rodovias em barro e pequenos vilarejos. Chegando na capital a paisagem nao mudou muito.
O calor aqui estava pior que em Bangkok e ainda era 8 da manha. Logo de cara voce percebe que o pais nao chega nem a ser considerado subdesenvolvido.
As ruas sao repletas de vespas e motocas. Quando eu falo repleta, pense em Saara na vespera de Natal! Os onibus sao vans entupidas de gente uma por cima da outra, inclusive no teto da van. Isso quando nao é a caçamba de um caminhao. E nada de sentar, se todos forem em pé cabe mais gente. Em um caminhao deve ter no minimo umas 50 pessoas. Eles andam nas motocas com a familia inteira. Voce chega a ver 4 a 5 pessoas sentadas numa motoquinha, é incrivel!!! O ruim é que eles andam sem protecao nenhuma, inclusive com bebes de colo! E nas ruas nao tem lei, voce corta como quiser, dirige do lado que quiser, quase nao tem sinal de transito e quarda entao, nem pensar.
Passamos pelas bordas do Mekong, o grande rio que vem lah da China, passa no Laos, desce na fronteira do Camboja com a Tailandia e vai parar lah no Vietnam. As margens do Mekong em Phnon Pehn sao super charmosas, com bandeiras de todos os paises e repleta de hoteis e restaurantes para gringos.
A capital e Sien Reap, a cidade aonde se localizam as ruinas, sao sustentadas pelo turismo e nossa ida ao Camboja acabou sendo muuuito mais cara que a Tailandia. Eles nunca te cobram em Riels, a moeda local, tudo é dolar. 1, 2, 3 .. 10 dolares. Um absurdo!
Visitamos o Museu Nacional, aonde eles juntaram todas as esculturas que ficavam nas ruinas de Angkor. Eh lindo e com um jardim super agradavel.
Visitamos tambem um templo localizado no ponto culminante da capital. O templo deixa a desejar, mas o parque ao redor do templo é lindo! Super bem cuidado, com muitos macaquinhos, criancas brincando, pessoas nas sombras das arvores fugindo do calor de mais de 40 graus. Um passeio agradavel!
A atracao principal da cidade é o Palacio Real, sem duvida! Ele nao é tao enorme e grandioso como o de Bangkok, mas nao deixa nada a desejar. A sala do trono é toda em ouro e fotos sao proibidas. Existe um pequeno palacio dado ao Rei do Camboja por Napoleao III que é um charme. Existe uma replica das ruinas de Angkor Wat e tambem a Pagode de Prata. A pagode recebeu esse nome porque seu solo possui 5000 azulejos em prata com 1kg cada um. Era para ser impressionante, mas nao é nada demais. O mais impressionante da Pagode de Prata é o Buda de Esmeralda. Eh um estatua de Buda em tamanho natural, 1.50m (?!), todo em ouro com milhares de diamantes e o principal diamante é do tamanho do meu pulso. Ao redor do Buda de Esmeralda existem muitas outras reliquias, mas eu nao consegui me desconcentrar do belissimo tesouro em esmeralda. Na Pagode de Prata nao se pode tirar fotos tambem.
O Camboja tem um passado recente muito triste, marcado pelo genocideo feito pelos Khmer Vermelhos. Durante o periodo de guerra eles instalaram enormes toneladas de minas terrestres no pais e elas continuam lah, até alguem pisar nela. Eh normal ver homens e criancas mutilados pelas ruas. Eh altamente desaconselhado andar pelos arredores da cidade ou pelos campos.
Romain foi visitar o Museu do Genocideo, eu preferi ficar de fora. O Museu é numa pequena escola que durante o dominio Khmer foi transformado em presidio. Eles prenderam, torturaram e mataram cerca de 100 pessoas por dia nesse presidio entre 1975 e 1979 . Um total de 17000 mortos, somente 7 sobreviveram.
Depois de dois longos dias, 8 horas de onibus para chegar em Sien Reap. Uma estrada de terra vermelha toda esburacada e empedrada. Na borda da estrada alguns vilarejos, marcados por pequeninas casinhas em palha ou madeira ou bambu sobre palafitas, com algumas vacas, porcos, galinhas e cachorros e uma grande vala para acumular agua para o periodo de seca. Chegamos na cidade no fim da tarde e fomos correndo para Angkor Wat ver o por do Sol. A primeira coisa que Romain disse, emocionado, quando avistamos Angkor foi "Estou realizando um sonho!". Quando olhamos para uma foto de Angkor nao temos a minima ideia de dimensao. Olhando as portas de entrada da Ruina voce fica completamente impressionado pelo tamanho! O templo foi construido no inicio do seculo 12, ele é todo em pedra e possui 1Km x 1Km. Eles carregavam as pedras durante a construcao com ajuda de elefantes. Nao sei dizer em palavras a emocao que senti em ver e estar nas Ruinas de Angkor, de saber sua historia, saber a qantidade de gente que morava lah, é impressionante!
Mas apesar das belas fotos e diversoes, nao se deixe levar pela imagem. O Camboja é um pais muito pobre e tem um passado muito triste. Quantas criancas nao vieram me pedir dinheiro? Quantos mutilados por minas terrestres nao nos pediram dinheiro? E quando voce é abordado por uma cambojana simpatica pedindo o seu brinco? Eu fico triste. Como todo pais subdesevolvido nao tem sistema sanitario, falta de estradass, sujeira das cidades e vilarejos, o transito e etc... O povo é muito simpatico, acolhedor, todos estao dispostos a ajudar. Eu gostei muito das pessoas, das ruinas, da simplicidade da vida.. mas hoje eu agradeço por ser brasileira.
Vc me faz viajar junto com vc hehe...
ResponderExcluirbjus
Oiiii Cris!
ResponderExcluirTinha tempo q não passava por aqui, quanta novidade! Tudo bem com vc? Bjoss
Puxa! que legal , viu?? Realmente a região leste da Asia têm suas histórias trágicas , assim como no caso da Indonésia com os partidos comunistas ....
ResponderExcluirmas que o lugar deve ser inimaginável , ah..só estando para saber !!!!
vais para a Austrália?? deve ser um país e tanto , talvez parecido , nas grandes cidades com o clima daqui.
Um grande abraço e boas recordações das férias!!
Caramba, vespa...acho que não vejo uma desde criancinha...rs E fala sério... cabem 4 ou 5 numa motoca pq eles não tem o meu porte e o do victor..rsrsrsrs
ResponderExcluirQue macaquinho mais lindo.... parece com alguém que eu conheço, o Victor, é claro! rs
Mas quem diria que um lugar desses é bonito...não dava nada por eles... Mas ae, vê se coloca mais fotos. E me manda a do macaquinho irmão do victor por e-mail, quero fazer uma montagem...rsrrss
Beijoks e conte mais da sua viagem!! Karla
olá Cris, eu estou fazendo um trabalho para a faculdade de Turismo e preciso montar um roteiro turístico detalhado sobre Camboja, Laos e Tailândia. Gostaria de saber se vc pesquisou em algum lugar, comprou um pacote? E gostaria que vc me desse algumas dicas de onde ir em cada um desses países. Please. meu e-mail é tur.renata@fes.br
ResponderExcluir