quarta-feira, maio 27, 2015

Minha rotina sozinha em casa com meu bebê

Eu não sou expert em nada, muito menos em ser mãe. Théo nasceu ha pouco mais de 1 mês. Mas gostaria de compartilhar om vocês como eu sobrevivi os primeiros dias ficando sozinha em casa com ele.

1) Théo tem mania de não dormir de noite, ele normalmente dorme entre 1h e 3h da manhã e acorda entre 10h e 12h da manhã (com pausas para mamar, arrotar, trocar fraldas, etc). Isso é, obviamente, muito ruim como horário, mas é pratico para a mamãe que fica em casa sozinha pois diminui o período sozinha pois, logo logo, o papai chega do trabalho. =)

2) Quando ele começa a resmungar dormindo, sei que tenho 30 - 60 min antes dele acordar. Nessa hora eu me levanto, escovo dentes, troco de roupa, desço tudo que eu preciso para a sala (bebe conforto, paninho de boca, chupeta, garrafa de água, computador, celular, livro, carregador de celular, cueiro, etc). Tomo café da manha, coloco as roupas sujas dele na maquina, arrumo um pouquinho a casa. Quando tenho sorte ele acorda depois que acabei tudo, mas isso é raro. Eu realmente acho que esse tempinho pela manhã para organizar o dia é crucial.

3) Durante a semana eu não tenho tempo para cozinhar, então eu cozinho no final de semana e congelo e até compro comida congelada ou pronta e congelo.

4) No final de semana eu deixo o Théo com o pai o máximo que posso, dai aproveito para cuidar da casa, cuidar de mim (unhas, depilação, relaxar), cozinhar, etc...

5) Tenho uma baba eletrônica maravilhosa. Como aqui em casa tem 2 andares, ela foi essencial para eu poder deixar o Théo sozinho em um comodo e ir fazer outras coisas na casa. 

6) Tenho uma diarista que vem 1 vez por semana cuidar da casa. Santa ajuda!!!

7) Uma vez chamei uma cozinheira que veio aqui em casa, preparou vários pratos e congelou. Foi ótimo pra mim, mas meio salgado.

8) Sempre pedi para vizinhos, para a diarista e para as visitas trazerem da rua qualquer coisa que eu precise. Remédio, comida, fralda, papel higienico. Assim nunca faltou nada em casa.

Essa foi a forma como eu achei para cuidar do meu bebê durante o primeiro mês. Mas o mais importante para passar esse mês é:

9) Ele não vai dormir porque você esta com sono e nem porque é noite. Ele vai dormir profundamente quando estiver com sono. Ele pode até cochilar rapidinho no colo, mas quando for pro berço vai acordar, porque não esta com sono. Então, quando seu bebê dormir durante o dia.... durma também! Sofremos muito com a impossibilidade de dormir, então não podemos perder nenhuma oportunidade.

Você vai conseguir! Cada um acha seu jeito, o meu funcionou pra mim, mas tenho certeza que existem outras formas melhores.... ache o seu jeito e compartilhe conosco!

Cris

quarta-feira, maio 20, 2015

Meu Parto Normal - pate 1

Foi numa segunda, 23:27 pm, 38 semanas e 3 dias de gravidez. Senti uma grande pancada na barriga, como se meu filho tivesse dado um chute bem forte. Um liquido começou a sair pela vagina enquanto eu ainda estava deitada e uma dor forte na parte inferior da barriga veio... e foi embora.

Sera que foi a bolsa que rompeu? Me levantei, a cama estava seca, fui ao banheiro e nenhum liquido saiu novamente. O absorvente noturno que havia colocado para dormir estava completamente molhado. (estava preocupada pois me repetiram muito que eu teria que ver a cor e o cheiro do liquido e avisar pra obstetra, então dormi com absorvente para não perder a oportunidade). O liquido não tinha cor, não tinha cheiro, não era pipi....

Acordei meu marido:
_ Amor, esta na hora!
_ Hora de que?
_ Seu filho vai nascer...
_ Huh?

Ficamos em duvida, se era realmente a hora ou não. Ligamos para a obstetra e ela não atendia. Decidimos ir pra maternidade.

Tomei banho, pegamos as bolsas, uma toalha para forrar o banco do carro, pegamos o barco, o carro e 00:30 estávamos na maternidade.

Dei entrada na emergência e ao me levantar da recepção.... o liquido desceu completamente. Um casal presenciou aquela água toda descendo pela minhas pernas no hall da maternidade e ficou surpreso... "Esta na hora!" 

Mediram a pressão, fizeram o toque e a cada vez que me movimentada 1L de liquido saia de mim e sujava todo o trajeto que eu fazia entre as diferentes salas. Eu morria de rir cada vez que isso acontecia!!! =)

Me colocaram em uma salinha para medir o batimento cardíaco do bebe e a pressão das contrações. Durou uns 30 - 60 min e foi o momento que as contrações começaram. Vinham forte, muito forte, de 3 em 3 min. Eu sempre imaginei que no inicio seria algo com 1h entre contrações (#soquenao). A cada 3 min uma dor horrível saia da minha lombar e me pressionava todos os músculos na região da bacia. E uma dor tão incomoda, que nenhuma posição era confortável ou a aliviava. A vontade é realmente de gritar e chorar....

Umas 2:30 am fui para o quarto, fiquei la na cama tentando encontrar uma posição que aliviasse as dores... nada. A obstetra chegou e me sugeriu uma ducha quente... Realmente a água quente aliviava, mas a água ficava variando entre fria e quente e isso me frustava muito. Fiquei 1h na ducha... Depois perguntei aonde estava o maldito anestesista! =) Ele é, sem duvida, a pessoa que você mais deseja ver (depois do seu bebe) durante o parto! =)

As 4:00 am fui pra sala de parto.....