sábado, abril 23, 2011

NHS

Saúde pública na Inglaterra é NHS, sinônimo de "Não Há Salvação"!

Minha experiência lá foi mais ou menos. Por que? Bom, alguns exemplos:

Em 2005 eu descobri, na França, que eu tenho HPV. Tanto na França quanto no Brasil eles recomendam fazer o preventivo a cada 6 - 12 meses para verificar se a doença está controlada. Na Inglaterra eu fiz uma cirurgia pois o resultado do meu preventivo não foi bom. Seis meses depois fiz outro preventivo e como deu negativo eles informaram que meu próximo preventivo seria em 3 anos! Eu rodei a baiana, pois não poderia esperar 3 anos e pedi para fazer a cada um ano. Não funcionou. Se eu tiver um problema e esperar 3 anos, pode ser tarde demais, como foi para muitas outras mulheres na Inglaterra que esperaram 3 anos para descobrir que estavam com cancêr.

Em 2009 eu passei TRÊS meses com tonturas. Eu NÃO podia andar de carro e todos os dias la pras 3pm a tontura vinha. Eu não conseguia focar a vista, me dava dor de cabeça e vontade de vomitar. Fui no médico umas 3 vezes e eles sempre diziam que não tinha nada, era pra esperar até passar. Não fizeram nenhum exame ou teste.

Desde que eu tinha 18 anos eu tomo Diclin como anticoncepcional. Quando cheguei na Inglaterra descobri que não dava pra comprar anticoncepcional sem receita e que o meu era proibido no país. Então a médica foi no GOOGLE e digitou o nome do meu anticoncepcional para descobrir que molécula era e achar uma parecida para me receitar. Lendo wikipédia (que QUALQUER pessoa no mundo pode editar, até você) ela fez a minha receita para um novo anticonceptional. Assim, sem testes nem nada. Na França me pediram exame de sangue para ter certeza que minha pílula era compatível comigo. Conclusão, eu fazia contrabando de Diclin a cada vez que vinha de férias ao Brasil.

Em 2010 eu comecei a ter coceiras no corpo todo, não tinha bolinhas, mas a coceira era tão intensa que eu não conseguia dormir a noite ou trabalhar direito. Fui a diferentes médicos e eles sempre me pediram para esperar e ver se sumia. Um belo dia a alergia veio durante a noite tão forte que eu acordei com o rosto e os olhos muito inchados. Liguei para o hospital e me recomendaram ligar para um médico da NHS antes de ir para o hospital. A médica pelo telefone me receitou um anti-alérgico e ir ao médico no dia seguinte. O anti-alérgico não funcionou e eu continuava coçando. Fui ao médico e ele me receitou hidratante, pois a coceira poderia ser a minha pele seca (que eu tenho desde que me mudei pra Europa). Conclusão, nunca descobri o que era a minha alergia, mas durante minhas vindas ao Brasil ano passado eu fui ao médico e ele me recomendou um anti alérgico que funcionou muito bem! Então até hoje a alergia vem, uma vez por mês, eu me auto medico e funciona. Mas pele seca que não é!

Enfim, na Inglaterra o NHS deve ter um rombo enorme no orçamento. Nunca consegui achar um médico Inglês, eram sempre estrangeiros, na grande maioria Indianos ou do leste Europeu. A comunicação era complicada, antendimento relâmpago, eles NUNCA perguntavam nada e NUNCA ouviam o que eu queria dizer, me cortanto no meio da minha explicação dos sintomas e histórico. A receita era sempre, espera, toma doril ou passa hidratante. Era um inferno! Eh "quase digratis", mas definitivamente não funciona! Eles são tão ruins que uma vez receitaram penicilina para minha amiga que tinha "alergia a penicilina" escrito em seu perfil.

Aqui eu terei, enfim, um plano de saúde privado e que cubra tudo. Finalmente poderei fazer o tão sonhado check-up que eu nunca fiz na vida, por que na Inglaterra medicina preventiva não existe, tem que estar morrendo para ser atendido corretamente.

Eu sei que no Brasil não é perfeito e que na França também não. E como disse anteriormente, nenhum país é. Mas honestamente na Inglaterra foi minha pior experiência.

segunda-feira, abril 18, 2011

voltando pra casa

Muita gente me acha maluca por voltar ao Brasil. Ouvi muito disso nesses últimos dias.

Só pra constar:
- Eu NÃO era feliz na Inglaterra.
- Eu não recebia bem, apesar do ótimo emprego.
- Eu estava sempre estressada, o que me deixava constantemente doente e o serviço público de saúde (o único que eu tinha acesso) não funcionava.
- Eu me sentia sozinha, estava longe do namorado, da família e tinha uma única amiga de confiança.

O Brasil e o Rio não são perfeitos, mas na verdade, nenhum lugar é! Estar longe por tanto tempo, ser estrangeiro morando no país dos outros, não é pra todo mundo. Tem que ser forte, paciente, etc.

Você pode morar aonde for e sempre irá achar motivos para reclamar! Eu tive que sair do Brasil, passar 6 anos fora e morar em dois países para descobrir isso.

Aqui, eu sei que não estarei sozinha.
Aqui, eu tenho um emprego com um salário maior do que eu tinha na Inglaterra.
Aqui, eu sei que se eu estiver preocupada ou estressada, eu terei a família e os amigos para cuidarem de mim e que o estresse passará e provavelmente eu não ficarei doente.
Aqui eu terei um plano de saúde com acesso a serviços de qualidade, enquanto na Inglaterra nem rodando a baiana funcionava.

Cada um tem uma experiência diferente, a minha não foi boa. Então, vale a pena? Claro que vale. A minha felicidade é minha responsabilidade. Se eu não era feliz lá, serei em outro lugar. Se você é feliz aonde esta, aí não, talvez não tenha interesse em voltar. Cada um com sua história.

Eu nunca me arrependerei de buscar a felicidade, só me arrependo de ter passado quase 3 anos infeliz sem ter feito nada pra mudar a situação.

Eu estou lutando pelos meus sonhos, pela minha felicidade e pelo meu bem estar. Então me joguei sim, e vale muito a pena! =)

Beijinhos

domingo, abril 17, 2011

De tudo um pouco

Fazem 9 dias que estou o Rio.

- Já morri de calor várias vezes
- Já morri de de vergonha ao me levantar do ônibus e perceber que meu short estava marcado de suor na bunda
- Já levei 3h30 de ônibus para chegar em casa
- Já gastei uma fortuna com os preços pra lá de Europeus do Rio
- Já sofri com as burocracias do país
- Já entrei na fila do banco 3 vezes
- Já andei de kombi

Mas percebi que tudo vale a pena quando:
- passei uma tarde maravilhosa na praia de Ipanema, com água de coco e pôr do sol cinematográfico
- ou quando eu acordo de manhã e vejo minha mãe e meus irmãos
- ou quando brinco com meu sobrinho mais fofo do mundo

Só falta meu amoreco para as coisas ficarem ainda melhor!

sábado, abril 09, 2011

Cheguei

Cheguei ontem ao Rio, depois de 26h de viagem. Hull - Manchester - Amsterdan - Paris - Rio. Ser pobre é um problema, não é?

Cheguei ao aeroporto as 5h50 am, o sol estava nascendo e tinha uma nevoa impressionante sobre a cidade.

Minha mala, apesar de ter um selinho "priority" levou 1h10 para aparecer no tapete. Nem preciso dizer que ja estava agoniada... Depois foram 1h na fila da receita federal antes de sair do aeroporto.

Cheguei finalmente em casa as 8h30 com a familia esperando. Cafe da manha em familia, tão bom!!!!

Agora a vida nova comeca. Procurando um apartamento, de dieta...

Resoluções do ano novo, 1 e 2, check!!!

Faltam muitas ainda, mas me sinto mega empolgada!

Beijos