domingo, janeiro 17, 2010

Back to Reality 2

Os passageiros do meu voo estavam todos andando de um lado pro outro tentando achar informações e soluções pro nosso problema.

O nosso voo previsto para 12h30, depois de muitas alterações, ja estava marcado para 18h30. O voo das 14h decolou e outro voo estava previsto para as 16h.

Fui ao balcão da Iberia pedir para me colocarem nesse voo e ela informou que não poderia, pois eu teria que achar minha mala pelo aeroporto, antes de embarcar no avião.

Liguei para uma amiga em Hull para ela me enviar um numero de telefone da British Airways. Liguei e pedi explicações sobre o atraso do meu voo e a atendente do outro lado da linha informa que ele esta previsto para 18h30.
_ Eh claro que esta, Senhora. Como eu disse estou no aeroporto e a cada 10min eu vejo o voo ser atrasado de 30 minutos.
_ Voce não sabe explicar o motivo do atraso?
_ So sei que esta previsto para 18h30.
_ Voce pode me colocar no voo das 16h?
_ Eu posso reservar uma vaga no voo de amanha pra você.
_ E você acha que eu vou dormir no aeroporto essa noite?
_ Eh a unica coisa que posso fazer.


Os voos da noite para Londres começaram a ser cancelados. E la eu pensei... ou eu durmo no aeroporto hoje e amanhã não terei ninguem da British Airways para resolver meu problema. Ou eu tento pegar o voo das 16h, vou pra Londres e tento ou pegar o ultimo trem pra Hull as 20h30 ou achar um hotel por la (isso implicaria pagar uma noite de hotel, afrontar a neve sem as roupas de inverno que estavam na minha mala, perder meu ticket de trem e comprar outro e faltar o trabalho no dia seguinte).


Entao eu estava decidida a entrar no voo das 16h. As 15h30 eu fui pro portão de emnbarque e falei com dois controladores de voo, um deles era a Barbara. Eles disseram para esperar até 18h30 ou falar com a Iberia. Mas sair daquele portão eu não iria.


As 17h eles comecaram a embarcar. Umas 10 pessoas do meu voo estavam na mesma esperança que eu.


As 17h30 a coordenadora Munoz da Iberia liga para "não sei quem" e pede para nos clocar no avião. Haviam 13 vagas! Oba, Londres aqui vou eu.


Dai, a tal da Munoz começa a colocar neguinho pra dentro e eu ali do lado dela e ela se recusava a me embarcar... Ela ja estava colocando gente que acabava de chegar pra dentro do avião e dizia para mim, "espera ai, espera ai...."


Depois ela vira pra mim e diz, não tem mais vaga. E la... meus olhos se enchem de lagrimas de tanta raiva que eu estava dela! Eu queria dar um murro no meio da cara da tal de Munoz! Mas minha reação como sempre é chorar quando alguem faz algo de ruim pra mim!


Olhei pra Barbara e falei.
_ Mas Barbara eu estava aqui desde de 15h30.
E ela responde:
_ Mas a responsavel é ela, eu não posso fazer nada..
Munoz diz:
_ Espere pelo seu voo que eh daqui a 1h.
Uma outra passageira diz:
_ Ele foi cancelado!!!!
Munoz: _ Então vai falar com a Iberia.

Eu: _ Então você pode ir conosco pois eles so sabem dizer que não podem fazer nada por nos. Desde 11h da manha que falamos com eles e eles se recusam a ajudar!
Munoz: _ A minha filha, se voce esta a 6h e até agora nada, você não esta tentando o bastante!!


E la, eu senti meu rosto queimar de raiva e .... eu caio no choro!!!!


O piloto do avião me viu chorando e saiu correndo atras de mim e disse:

_ Você esta sozinha? Porque eu posso te colocar pra viajar com a minha tripulação numa cadeira que dobra. Voce aceita?

_ Claro, eu so não quero dormir nesse aeroporto e passar por tudo isso novamente amanha.


E la a Munoz grita:

_Não, eu sou contra! Isso é inadmissivel!!! Eh contra as regras da compania!!!

O piloto liga pessoalmente para "não sei quem" e pede permissão.

E enfim ele me coloca dentro do avião dele com a tripulação.

Entro no avião, deixando Munoz roxa de raiva no portão.

Ficamos ainda 1h dentro do avião, pois estava nevando novamente em Londres e o aeroporto foi fechado!!!!

Depois de 1h de espera, decolamos.

Londres, ai vamos nos!!!!

sábado, janeiro 09, 2010

Volta a realidade 1

Terca feira as 17h eu peguei meu taxi para o Galeão. Meu vôo estava previsto para as 21h. Cheguei ao aeroporto as 18h e uma tempestade absurda comecou a cair no Rio. Felizmente ela parou antes do meu vôo, mas não sei o desastre que ela deixou na Baixada.

Entrei na fila para fazer o check in porque não pude fazer online graças ao site inutil da Ibéria. A fila era bem estranha, ela começava como uma fila normal, no meio tinha um emaranhado de brasileiros sem ordem nenhuma e finalmente depois desse grupo a fila estava certinha novamente.

O problema é que o emaranhado de brasileiros eram todos do mesmo grupo e eles eram uns 60 fazendo um amontoado no meio do aeroporto. Dai eu comecei a observar que a fila nao avançava. Isso porque o emaranhado de brasileiros estavam esperando outros atrasados e enfiando-os todos na nossa frente. No espaço de 20 minutos uns 20 entraram na minha frente. Todos os gringos da fila resmungavam mas ninguém falava nada. Até que eu decidi rodar a baiana. Quando mais uma familia de 3 pessoas chegou e entrou na minha frente enquanto eu ja estava a 30 min na fila, eu fui la e perguntei:

_ A Senhora esta indo pra Madrid?

_ Sim...

_ Pois entao, a Senhora esta vendo essa fila de 300m? O final da fila é la e como voce e sua familia acabaram de chegar o lugar de vocês é la atras!

_ Mas estamos todos juntos...

_ FODA-SEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!

Não, mentira eu não disse FODA-SEEEEEEEEEEEEEEEEE, mas vontade não faltou! So expliquei que mais de 20 entraram na minha frente enquanto eu estava a mais de 30 minutos na fila e que não achava isso justo.

Agora vê se eu tenho que explicar uma coisa dessas pra alguém?! Ainda mais pra uma mãe de familia!!! Brasileiro é foda mesmo.... tsc tsc tsc...

Bom, fiz meu check in e fiquei no aeroporto esperando. Fiquei assustada com o embarque. Foi a primeira vez na minha vida que passei por um portão de embarque que não tinha nenhuma informação na tela (vôo, horario de embarque, etc...). Um rapaz do aeroporto abriu as portas com 1h de atraso e sem explicações e todos sairam correndo para dentro do avião.

O vôo foi tranquilo, dormi um pouco, li um pouco, joguei um pouco... Cheguei em Madrid as 10h30 e meu vôo para Londres que deveria decolar as 12h30 estava previsto para 14h30... depois 15h55, depois 16h20 e finalmente 18h30. O estranho é que outros voos da Ibéria estavam decolando normalmente pra Londres.

Fui ao balcão da Ibéria perguntar o motivo do atraso e eles me comunicam que não sabem pois não era um vôo Ibéria, mas British Airways.

_ Mas minha Senhora, eu comprei o vôo no site de vocês!

_ Sim, mas British Airways é nosso partner e esse vôo é deles.

_ Você esta dizendo que mesmo eu tendo comprado meu ticket no site de vocês, de ter ido pro Rio com Ibéria e ter voltado pela Ibéria, vocês não têm responsabilidade por nada?!

_ Sim, infelizmente não podemos ajuda-los.

_ Aonde eu posso encontrar o balcão da British Airways?

_ Não tem nenhum aqui no Aeroporto.

_ E como eles são seus partners você não poderia tentar contactar alguém?

_ Não podemos fazer nada para ajuda-la.

Um outro vôo Madrid - Londres da British Airways decola, era o voo de 14h. Um voo previsto para depois do meu, decola antes do meu. Fiquei furiosa!!!! Eu e todos os passageiros do meu vôo BA457! Todos nos andavamos pelo aeroporto tentando achar informações e nada...

Fui ao balcão de informações do aeroporto e eles informam que não existe ninguém da British Airways no aeroporto que a unica solução seria falar com a Ibéria.

Continua....