quarta-feira, junho 17, 2009

Business Travel

Estou no trem, voltando de Nottinghan e indo para casa.

A viagem eh pela empresa, em business class, o que me permite ter tomada e internet wi-fi gratuita. Felizmente, pois meu trem esta 1h40 atrasado e eu esqueci meu iPod em casa.

Sao 20h36 minutos e o sol ainda esta bem alto. Atualmente, ele nasce as 4h da manha e se poe apos 10h da noite. Fui obrigada a colocar uma cortina mais grossa no quarto, pois o sol nasce bem de frente a janela do meu quarto e eu estava acordando todos os dias as 4h da manha.

Voltando a minha business travel.. na verdade foi um treinamento num Hotel de Nottinghan. Nao me incomodou muito pois passei um dia sem trabalhar, dormi num hotel bem fashion e me diverti um bocado.

O treinamento foi Introduction to Influencing Skills. No meu trabalho eu tenho contato 100% do tempo com pessoas e eu dependo de 99% delas para concluir o meu trabalho. Preciso que elas facam "coisas" para mim e normalmente essas "coisas" sao importantes e urgentes. Sem contar que volta e meia eu mudo de ideia. ;) Mas como fazer uma pessoa fazer algo importante e urgente para mim se eu nem sou sua chefe? 90% das vezes eu nem nunca vi essa pessoa e 80% das vezes ela esta em um pais longinquo. Agora, se a evolucao do meu trabalho depende dessas pessoas, eu preciso ter um certo poder, um bom relacionamento e influencia sobre ela. Eh tudo bem complicado. E dai vem o treinamento.

O treinamento foi muito interessante e consiste em primeiro conhecer a minha personalidade. Aprender a detectar a personalidade dos meus contatos e aprender como convence-los a fazer o que eu preciso. Eh tudo uma questao de comunicacao. Comunicacao verbal e corporal. O conteudo da conversa eh pouco importante, importante eh como se eh dito. Tonalidade de voz, contato visual, etc. Eh preciso embarcar a pessoa na sua conversa e depois que isso eh feito, eh mais facil influencia-la. A comunicacao eh modulada pela personalidade do outro. Mas e no meu caso onde tudo eh via email e telefone, como faco contato visual e body language??? Eh, a tarefa nao eh facil. Eh um desafio grande, mas eu adoooro.

Aprendi muito sobre mim tambem. Aprendi que eu nao possuo a personalidade do estereotipo latino. Penso diferente da maioria dos brasileiros, mas tenho muita influencia cultural, claro. Isso faz com que todos pensem que eu tenha uma certa personalidade, quando na verdade eu sou diferente. E essa mistura acaba sendo bem interessante. Descobri meus pontos fracos e um deles eh bem serio. Algo que devo trabalhar muuuito para mudar ou nunca chegarei ao status que desejo.

Aprendi tambem que meu "baby" eh bem diferente de mim. E que eh por isso que o relacionamento funciona bem. Eh preciso uma certa polaridade num relacionamento, um balanco. Quando duas pessoas sao muuuito parecidas, no inicio tudo eh legal, divertido e voces se sentem almas gemeas. Mas com o tempo, um tende a mudar e ser mais flexivel e se adaptar aos "defeitos" do outro. Eh uma mudanca necessaria e se ela nao acontece, o relacionamento acaba nao durando.

Eu vivi os dois tipos de relacionamento. E de longe esse eh muito mais tranquilo, cool, relax e se continuar assim, tem tudo para durar muuuuito. Isso porque somos diferentes, porque pensamos diferentes, porque nos comportamos de maneira diferente. E o interessante, eh que esse meu jeitinho latino acaba criando um elo, algo que ele se identifique, mas por dentro eu sou diferente.

O assunto eh complicado e nao tenho certeza se passei a mensagem que queria. Mas enfim... c'est la vie.

Beijos e saudade

segunda-feira, junho 01, 2009

AF447

Eu estive no voo AF 447 Rio - Paris, mas foi no final de abril, entao nao se preocupem, eu estou bem! Obrigada as que pensaram em mim e enviaram emails.

Infelizmente, esse nao foi o caso de um ex professor meu da UFRJ, sua esposa e seu filhinho. Ele vinha para Paris para um congresso e trouxe a familia junto. Eh dificil de acreditar que isso acontece e que alguem que você conhece passou por isso. http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u574889.shtml

Eu detesto andar de avião, detesto sobrevoar o Atlantico para visitar a familia e agora pensarei nesse acidente todas as vezes que fizer a mesma rota.