segunda-feira, novembro 27, 2006

Se melhorei?

Não, não melhorei não. Na verdade fiquei pior! Fiquei doente no fim da semana passada. Na quinta fui ao médico depois de passar 1 dia com febre, sem forças para sair da cama e com dor no corpo inteiro. Sabe o que ela disse???? Estresse! HA Eu bem que sabia!

Mas eu comecei a estudar esse final de semana para ver se o estresse diminui, vamos ver se fara efeito.. à longo prazo!

Hoje eu estou bem melhor, tem ainda uma coisinha para melhorar... e de preferência até quarta feira, ja que quarta eu tenho que passar uma etapa MUITO importante da minha vida (a saber no futuro.. ou não)! Essa é uma das coisas que não me deixam dormir de noite. Passei 2 semanas esperando essa quarta feira. Faltam menos de 48h!!!

Essas ultimas semanas parei de correr e nadar. Estava fazendo um frio tão gostosinho para ficar na cama e as vezes uma chuvinha. Então para compensar comecei a voltar do mestrado à pé. No lugar de passar 15 minutos no ônibus, eu ando por meia hora. O ideal seria ir e voltar à pé, mas aih a coisa complica, porque, por acaso, eu chego SEMPRE atrasada em aula. E eu jah disse que aqui eles não gostam disso não, né?

Falta menos de 1 mês para o fim das aulas. Eh, eu tenho aula até 22 de dezembro. E do 11 ao 29 de janeiro são provas. Sendo um trabalho escrito + 1 seminario, 2 provas orais e umas dez provas escritas. Não sei o que me da mais medo nisso tudo!

Mas o lado bom é que esta acabando. Eh acabando mesmo!!! Quer dizer que falta 1 mês de aula para a LIBERDADE!!! Depois disso eu tenho o estagio (se conseguir achar um) e acabou! Eh arrumar um emprego e nada mais de aulas forçadas na vida!!! =) Não é o maximo??? Não que eu não tenha planos de nunca mais estudar, nada disso! Mas são coisas para o meu prazer e não pela obrigação de ter um diploma, entendeu? Acho que ja cumpri minhas metas de estudante!

Bom, é tudo por hoje!

Grande beijo
LOVE

terça-feira, novembro 21, 2006

Stress

Quem me conhece sabe que eu nunca fui muito fã de estudos. Na verdade eu gostava de estudar sim, mas aquilo que eu queria e gostava, mas sem pressão nenhuma. E como aquilo que eu gosto nunca esteve muito relacionado à fisico-quimica, fisica, calculo, analitica e etc, eu quase nunca estudava. Somente dois dias antes das provas, ou se fosse muuuito dificil eu começava uma semana antes.

Eu ja contei para vocês que aqui as pessoas são muito estressadas, não? Eles se matam de estudar não importa o quão longe as provas estejam. Bem, eu descobri que não são todos não... Por acaso eu fiz amigos bem no meio do grupo dos que não estudam! HA Por que sera?

Na verdade todo esse empenho tem um nome. PRESSAO! Eh, aqui as crianças começam a serem pressionadas desde pequenininhos. Quando você esta no ginasio você é pressionado porque TEM que passar para uma Escola (ja falei sobre as escolas aqui), ou porque você TEM que passar no vestibular. No Brasil, claro, que também sofremos essa pressão. Mas é muito mais light. Me lembro de soh ter me preocupado com vestibular no ano que fiz minhas provas. Antes disso eu era bem tranquila.

Que tipo de pressão eles sofrem? Primeiro o jornal falando em desemprego o tempo todo. Segundo são os pais. Terceiro e acho que o mais influencia... os PROFESSORES. Não sei quantas vezes os professores ja repetiram no nosso ouvido que se não fizermos um doutorado seremos eternos desempregados, que empresa nenhuma vai nos contratar e etc. Essa semana assisti uma conferência da Saint-Gobain aonde eles falaram bem alto no meio de todos os estudantes da Escola que nos (universitarios) nunca seremos contratados pela empresa. Eles querem somente estudantes de Escolas (chamados engenheiros) ou no nosso caso, somente com doutorado).

Semana passada a diretora do mestrado nos mandou um email com um contato de uma grande empresa que buscava um estagiario e ela comenta com letras garrafais "A seleção sera bem dura e eu enviarei suas notas de mestrado para a pesquisadora avaliar. Espero que vocês sejam conscientes em não se candidatar a toa." Sentiu meu drama quando eu li isso???? Tipo, eu ja falei aqui que minhas notas bastaram para passar de ano e não por brigar por uma vaga de estagio. E que graças a elas me recusaram no mestrado de quimica orgânica (felizmente)?

Conclusão disso tudo. Você se estressa, se sente tão pressionado em ter que agradar a todos os professores, arrumar seu estagio, estudar muito e tirar excelentes notas. Mesmo com os proprios professores concordando que nos não temos tempo para fazer nada com nossa carga horaria absurda!

E quem diria... eu que estudava nas vesperas das provas estou aqui desesperada porque faltam dois meses para as provas e eu ainda não comecei a estudar. Então todos os dias eu prometo que começarei a estudar no dia seguinte, mas até agora eu não consegui parar para estudar. Eu chego em casa (normalmente 17h - 19h) tao cansada (mentalmente falando), tomo um banho, preparo meu jantar, como, arrumo minhas coisas para o dia seguinte, leio emails, faço cartas de motivação e escrevo emails procurando estagio. Quando eu vejo ja são 21h e Romain chega em casa. E eu passo o restinho das horas do dia conversando com ele. Lah pelas 23h ja é hora de dormir e se preparar para fazer tudo novamente no dia seguinte. Eu nunca me senti assim, mas hoje eu vejo que meu dia não rende! Eu não tenho tempo para mim, para me divertir e etc... Detesto isso! Então o que eu faço???? Não estudo nos finais de semana! Eu namoro, faço compras, limpo a casa, lavo roupa, cozinho, passeio, vejo TV e me divirto na net. O fim de semana passa voando e .... mais uma semana se foi.

O problema é... eu cheguei num ponto de estar tão estressada e preocupada que eu não consigo dormir. Eu deito na cama e penso no estagio que eu não tenho, nas provas que eu ainda não estudei e fico rolando na cama até 1h da manha! Dia seguinte eu fico bocejando em todas as aulas e pouco concentrada.

Enfim.. muito estresse.

Mas o bom é que o mestrado finalmente é maravilhoso (tirando as aulas de reologia e o professor belga!!!)

Semana passada tivemos uma aula sobre formulação e emulsões com uma pesquisadora da L'Oréal. Também tive uma aula sobre propriedades mecanicas de polimeros com um pesquisador da Arkema. Essa semana tive uma aula MARAVILHOSA com M. McKenna da Texas Tech University sobre Propriedades dependentes do tempo.

Não saberia explicar para vocês a quantidade de informações que meu cérebro recebe a cada dia. São coisas tão fascinantes. Não, eu não falo de polimeros. Mas sobre como o mestrado consegue ser tão interativo conosco e fornecer uma série de aulas com pessoas tão variadas em assuntos que, mesmo voce não gostando, aprende a admirar. Sem contar que é otimo saber como aquilo que você estuda é empregado nas empresas diariamente. Coisa que eu nunca vi na UFRJ.

Então é isso, vim aqui soh colocar para fora o que eu venho sentindo e explicar porque o blog anda assim... cheio de poeira.

Beijaooooooooo

terça-feira, novembro 14, 2006

3 Francesinhas

Hoje, eu resolvi apresentar à vocês 3 cantoras francesas.

Camille


Eu vi esse clip pela primeira vez enquanto ainda estava no Brasil e gostei muito da musica. Depois comecei a catar na internet e achei muitas outras que me agradaram.



Emilie Simon


Quando eu assisti "A marcha dos pinguins" fiquei apaixonada pela trilha sonora e entrei na internet para ver quem cantava as musicas e descobri que foi ela quem fez toda a trilha sonora. Essa foi a primeira musica dela que peguei na internet e fiquei apaixonadinha! =)



Olivia Ruiz


Na verdade eu soh conheço essa musica, mas eu gosto bastante... nem sei dizer porque. Acho que gosto da voz dela. Dia desses eu vi na TV que ela participou de um programa tipo o "Fama" que aqui se chama Star Academy, mas ela não ganhou não...



Vim soh compartilhar um pouco da minha vida. Espero que gostem! Depois me contem o que acharam, mas eu sou ciente que não deve agradar a todos. ;)

Love

domingo, novembro 12, 2006

Erupcao no vulcao

O ultimo post estava falando de Napoli. Agora vamos viajar um pouco mais no Sul da Italia, pertinho da Sicilia. Depois de uma leitura atenta do nosso guia "Lonely Planet Italia" decidimos de viajar pra ilha de Stromboli, 40 km norte da Sicilia.

E uma ilha muito pequena onde so tem um vilerejo de casas brancas (parece grecia :)), uma praia de pedrinha e um vulcao :)

Vimos aqui pra ver o vulcao que é um dos unicos vulcoes activos na Europa (com o Etna na Sicilia). Entao chegamos là, achamos uma camera e fomos direitamente procurar uma guia pra subir no topo do vulcao e ver as erupcoes !!! Depois de muitos eforcos (dificil quando voce nao fala italiano !) eu consegui achar um grupo que estava indo pro topo na fim da tarde (quando a calor cai e tambem pra chegar no topo com por do sol). Cristina me ajudou pra arrumar minha mochilla, comprar agua e comida pra ascensao e eu fui alugar tenis de montanha, capacete e o material necessario pra subir. Ela ira fazer um passeio de barco (pode ver muito bem as erupcoes do vulcao de noite, mesmo quando voce esta embaixo).

Entao eu comecei a subir este vulcao de 1100 metros e duas horas e meia depois, eu cheguei no fim da subida. O ruido das erupcoes estava muito grande e eu estava bem impaciente para ver o que estava do outro lado da montanha.

Primeira vista foi isso !!!

stromboli2


Esperamos la o por do sol, assinstindo um espectaculo incrivel !!!!

stromboli4


Uma das coisas mais linda que eu ja vi :

stromboli1


stromboli3


Melhor que os fogos do Ano novo na praia de Copacabana :)

stromboli6


Depois de uma hora no topo, assistindo o espectaculo da natureza, ja é hora de descer (nao é possivel de ficar sem guia no vulcao e eles nao querem ficar demais tempo no topo mas eu queria ficar là a noite inteira tao o espectaculo tava lindo !). A descida de noite foi bem estranha, com o ruido do vulcao, cheiro de enxofre e poeira volcanica. Cheguei no vilajero e encontrei Cristina quem estava encantada por o que ela visto do barco !!! Muito boa idea de visitar Stromboli se voce vai pra Italia !!!!

Beijos,

Romain

domingo, novembro 05, 2006

Vesuvio (IT)

Continuando a visita a Napoli...

O post anterior eu terminei com essa foto:

Baia de Napoles e o Vulcao Vesuvio


Ela ilustra bem como todas as cidades ao redor de Napoli estão em perigo constante graças ao Vesuvio. Para quem não sabe o Vesuvio é um vulcão ativo. E, nesse momento, os cientistas temem muito uma enorme tragédia. Eles calcularam que para esse tipo de vulcão o ciclo de erupções é de 30 em 30 anos. A ultima grande explosão do Vesuvio foi em 1944. Mais a explosão mais importante foi a de 79dc que soterrou as cidades de Pompei e Erculano (eu as visitei e falarei sobre elas depois).

O Vesuvio é o vulcão mais monitorado do mundo e AQUI temos uma mostra do controle do Vesuvio em tempo real. Todo esse controle preventivo é importante para a população local, mas o governo Italiano tem um plano para evacuação de 600 mil pessoas da região em caso de erupção, mais os cientistas garantem que uma proxima explosão atingiria mais de 3 milhões de pessoas e comparam essa possivel catastrofe ao Furacão Katrina que devastou Nova Orleans ano passado, quando milhares de pessoas foram surpreendidas por um furacão que jah havia sido alertado ao governo.

Algumas fotos encontradas na internet:


Vista aérea do Vesuvio (foto atual).



Erupção de 1872.



Erupção de 1944.



A cratera. A linha branca é a trilha que se segue para chegar ao topo.


Eu e Romain fomos no topo do Vesuvio. Uma caminhada tranquila de uns 30 minutos. Vale muito a pena!

Vesuvio

Eu e Romain na cratera do Vesuvio.


Vesuvio

Rio de lava deixado na erupção de 1944.


Gostei muito desse passeio, foi o primeiro vulcão que eu vi na minha vida!!!!

Que outros venham! ;)

Beijos e saudades

quarta-feira, novembro 01, 2006

Ausência

Lembra da Italia??? Pois é... Tenho que contar para vocês que estou morrendo de saudade das férias e resolvi contar mais um pouquinho das nossas férias.

Depois de Roma fomos para Napoli, lah no sul da Italia. Vi muita pizza napolitana, elas têm a massa bem grossa, um molho de tomate bem denso e não têm queijo! Como eu sou a favor de pizza com muuuito queijo, nem experimentei. Além disso, não vi nenhum sorvete Napolitano, mas sei que isso realmente é uma tradição local. Além do mais eles fazem um tal de limoncelo. Eu não sei o que é, mas em todas as vitrines você encontra essa bebida verde fosforescente e, normalmente, numa garrafa bem bonita. Não sei dizer se é alcoolica, deve ser. Mas é facil fazer litros e litros de limoncelo quando se tem limões assim:

Limaozao


Além disso eles tem uma maravilha de sobremesa que se chama sfugliatella. E como uma massa folheada recheada com um creme de ricota (segundo a receita que eu achei na internet). Não sei como explicar o quão bom ele era, se eu fosse a Ana Maria Braga eu diria "hummmmmmmmmm hummmmmmmmm"!

Sfugliatelle


Em Napoli não achamos boas sorveterias não, somente uma perto do bondinho para ir em um dos 3 castelos da cidade, que tinha um sorvete de chocolate maravilhoso! Era tao cremoso, tinha consistência de nutella!

Nos também achamos uma pizzaria incrivel! Ela existe desde 1930, tem uma fila de espera enorme na porta, 3 andares, forno à lenha e a pizza é preparada ali, na sua frente. A mais gostosa é a mais simples e mais barata, a Margherita. Massa, mussarela de bufala, molho de tomate e um manjericão no meio, 3.90 euros uma pizza enorme (baratissimo). Eu testei outros sabores, mas a Marherita foi a melhor! De 5 noites em Napoli jantamos nessa pizzaria 3 vezes. hahua O engraçado é que é uma coisa tão simples, mas eu NUNCA comi uma pizza tão maravilhosa assim!!!! Impressionante!

101_1001

A minha esta la dentro!


Pizza Napolitana


Italia também é moda. Me comprei lingeries lindissimas em Napoli!!! Mas as melhores lojas são em Roma. Napoli é mais popular, ao menos a parte aonde nos ficamos. Uma coisa estranha em Napoli é que muuuitos homens (20 - 30 anos) usavam camisetinha rosa grudadinha, as vezes com alcinha e as vezes com brilhos. O pior é que eles não davam pinta nenhuma de serem gays e essas camisas eram vendidas em lojas normais para homens. Outra coisa que não gostei foi uma marca de mochila que faz um sucesso enorme na Italia. Assim como Jamf esta para o Rio, Eastpack esta para Paris, Invicta esta para Italia! O problema é que essas mochilas parecem infantis, como as que eu e meus irmãos tinhamos quando éramos crianças!

moda napoli


Napoli é bem suja perto da estação de trem, aonde eu me hospedei. Mas ficar perto da estação de trem é pratico porque tem onibus para todos os cantos e como você também vai querer visitar Positano, Sorrento, o Vesuvio, Herculaneum e Pompei esta logo ao lado do trem.

Eu vi 3 castelos no meio da cidade, mas talvez existam mais. Visitei somente um, o que tinha uma vista incrivel da Baia de Napoli, da cidade e do Vesuvio.

Castelo


Baia de Napoles e o Vulcao Vesuvio


O vulcão Vesuvio, Napoli e a Baia de Napoli.


Depois eu volto contando nossas pequenas visitas feitas a partir de Napoli! =)

______________________________________


Para quem não sabe (acho que quase todos) eu estava ilegal no pais! Eh, sinistro, não? Na verdade, meu visto do ano passado era valido até 22 de setembro. Eu deixei para pedir minha entrevista para renovar meu visto na primeira semana de setembro achando que seria facil. Ilusão! A data mais proxima que achei foi 26 de outubro. Fiquei mais de um mês sem visto aqui. Quinta feira fui renovar cheia de preocupações, eles encrencaram comigo por causa do meu comprovante de residência. Eu levei a carta que eu recebo do banco, o contra cheque do estagio, o imposto de renda do Romain, a carta do banco do Romain, o contra cheque dele, o contrato de aluguel do apartamento e o recibo de pagamento do mes de outubro. Tudo isso porque como o pagamento da conta de luz é feito por débito automatico e nos não recebemos a conta. Acredita que eles não aceitaram nada???? Tive que voltar lah no dia seguinte com o Seguro de Casa. Vai entender... Mas a boa noticia é que eu consegui meu visto. Mais um ano garantido na França!!! =)

Prometo vir aqui antes de sabado! Prometo mesmo!!! Não gosto de deixar o blog abandonado como tenho feito e pretendo parar com essa preguiça de internet!