sábado, dezembro 31, 2005

Rapidinhas

Restamos em Paris. Todos se vao, quem fica nao tem opcao de fogos de artificio e de festa. As festas sao em restaurantes e boates. Desculpa, mas isso nao me agrada. Acostumada ao fervor, multidao e beleza de Copacabana, Paris me desanimou. Ok, aqui tb tem multidao... Todos que nao tem boas opcoes de festa para hoje a noite vao para a Av Champs Elysees bater perna. E, a multidao nao muito animada comeca a quebrar tudo. Isso foi o que ouvi essa semana e agora no jornal passou os preparativos para o reveillon policia, tabuas de madeira para protecao de vandalismo nas lojas da Avenida e ateh helicopteros. Dizem que o "bicho pega" lah e tem ateh chuva de garrafa de vidros. Eu nao quero ir pra lah. Eu queria fogos sim, mas nao tem... Entao restamos aqui. Romain acaba de dizer que esta com vergonha do pais dele.

Ok, fora isso Papai Noel nos deu presentes de natal. Romain saiu de manha e voltou com uma televisao, um Bolo do Rei para hoje a noite, um Champagne Rosa linnndo e ... passagens Paris - Tailandia - Paris para nos dois!!!!! Nada mal hein?

Beijos pra todos e bebam com moderacao.

Tirem muitas fotos e me enviem depois!

Saudades

sexta-feira, dezembro 30, 2005

Viagem Gastronomica

As refeicoes sao tradicionais e funcionam mais ou menos assim: Entrada, Prato Principal (1 ou 2), queijos, sobremesa e cafeh. Acompanhados de muito pão, vinho e agua (com ou sem gas). Voce passa horas na mesa. E na mesa tem casticais com velas, copo de agua, copo de vinho, garfo pra x e garfo pra y (coitada da suburbana ignorante). Cada um tem seu lugar pre-decidido na mesa.



Entao como entrada nas refeicoes de dois dias eu descobri foie gras, des rillettes ( tem aparencia de atum, mas eh feito de porco), salmao defumado, ostras (jah conhecia, mas nao me lembrava de jah ter comido) e Cake do Romain (levou o nome dele porque foi ele que introduziu a tradicao na familia, mas eh um bolo salgado).

Como prato principal couve-flor gratinada, costela de porco, farce (nao faço ideia do que seja), boudin blanche et boudin noir (eh uma salsicha, mas dentro tem uma especie de mousse branco ou preto, mas nao faco ideia do que eh feito), peru de Natal, terrine de coelho, carne de "bambi", pure de amendoa e pure de aipo (eu acho).


O tio e o peru.


O terrine de coelho me deu dor no coracao (psicologica) entao nao posso dizer que gostei. A carne de veado tb me deu problemas emocionais, mas eh interessante porque a carne eh tao macia que derrete na boca. Boudin eu odiei, mas as pessoas da familia falaram que ele estava realmente ruim, mas mesmo assim nao sei se quero tentar em uma outra oportunidade.


O vovo cortando o bambi.


Para sobremesa... mmmm... Bolo do Rei (daqueles que tem um brinquedinho dentro e se vc acha vira o rei da noite), Tronco de Natal (um rocambole enfeitado como tronco de arvore) e Torta de Framboesa com Chocolate Branco. Gostei mais do Bolo do Rei, eh uma massa folheada recheada com um doce de nozes. Afe... que ruim!!!



Sobre bebidas e queijos eu nao me atrevo a falar. Nao lembro o nome de nada! O engraçado eh que eu sou fraquissima para alcool e nesses dias eu bebi muito, mas muito mesmo, e nem fiquei alegrinha!



Entao, no meu natal eu comi uns 20 tipos de queijo. Bebi uns 10 tipos diferentes de vinhos (tintos e brancos) e champagne. Comi coisas completamente diferentes.


Esse derretendo aqui na direita estava "um deliiiiiicio"!


Comi muito e de longe o que eu mais amei foi o pure de amendoa!

Mas, a vedete do Natal eh o famoso Foie Gras. Eu jah tinha meu peh atras. Se vcs procurarem na internet como o foie gras eh feito vcs irao me entender.

Eh engracado que as pessoas comecam a sonhar com a possibilidade de comer foie gras uma semana antes e no dia 24 comecam a falar no foie gras sem parar. Ainda mais na familia do Romain, porque eh o vovo que prepara tuuuuuudo, corta e serve. E o vovo eh muiiiiito querido, entao imagina...

Entao tah... Na minha frente uma fatia de Foie Gras, 3 torradas, um vinho branco docinho MA-RA-VI-LHO-SO, uma familia inteira doida pra cair de boca no foie gras e um namorado que observava todas as minhas reacoes sobre essa experiencia "marcante" na minha vida. Mas, peraih!!! Como se come isso!?!?



Pra mim eu devia passar como manteiga na torrada, mas fui alertada a nao fazer isso (entendi que deve ser uma ofensa). Cristina, coloca um pedaco sobre a torrada e deixa derreter na boca... Eca, eu detesto sentir a comida virar baba na boca!!!! Mas ok, força!!! E.... tem consistencia de manteiga e gosto de cheetos (espero que Romain nao leia, ele ouviu eu falar isso pra minha mae e achou um absurdo). Ok, eu gosto de cheetos. Foie gras eh bom, mas nao eh nada especial.

E, depois de tanta comida, um jantar equilibrado. Bolinhas de queijo com salada. Ok, nao estah muito equilibrado, o lado do proibido esta mais pesado, mais um dia eu encontrarei o equilibrio perfeito.



E, se vcs descobrirem quem criou Nutella, me avisem.... ele merece uma porradinha!

PS: O texto passou pelo controle de qualidade e ele mandou dizer que o Cake do Romain eh uma receita DELE!!! E, que Foie Gras nao tem gosto de Cheetos... cof cof!! ihihih

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Natal

Dia 24 partimos de trem para Tours. 2 horas de viagem, 300km, 40 euros por cabeça ida e volta.



Ficamos na casa da vovo ateh o dia 26. Uma casa linda, enorme e aconchegante. Toda decorada em estilo Vitoriano e bem tradicional.





Foi uma viagem gastronomica. Uma descoberta de tradicoes. Viagem de turismo. E o primeiro contato com a "belle famille".

A familia me acolheu super bem, sao todos muuuito simpaticos e atenciosos.

Tours nao eh muito bonita, mas tem particularidades interessantes como casas em estilo alemao no centro historico e uma catedral belissima!




O dia 25 foi na casa dos Tios. Como anteriormente uma casa enorme, linda e confortavel.



Eles tem Axiane, um cao de caça super simpatico! Ok, eles caçam, mas nao vamos falar disso aqui.



Ganhamos muitos presentes, liguei para mamae 2 vezes e tudo terminou bem.



Em breve: Viagem Gastronomica!

Beijos e saudades

PS: Estou estudando para poder viajar no reveillon!!!

terça-feira, dezembro 27, 2005

La Marche de L'Empereur

Faz uns dias que eu descobri a existencia de um documentario frances falando sobre uma especie de pinguim. Esse documentario fez um enorme sucesso na Europa e ateh nos EUA!

Logo de cara eu quis ver o documentario, mesmo depois de muito tempo ele ainda passa nos cinemas de Paris.

No Natal eu vi o DVD vendendo na FNAC, juntamente com a trilha sonora, e fiquei muitissimo interessada.

Ontem, finalmente alugamos o DVD e

EH FABULOSO!!

Me fez rir, chorar, me deixou tensa e feliz! Tem um cenario lindo e uma historia interessantissima (que ninguem nunca imaginou).

Vimos o filme antes de dormir e hoje ao acordar e nas duas vezes eu me emocionei.

Voces nao imaginam a como eh dura a vida de um pinguim!

Hoje vim procurar o DVD para mandar de presente para o meu irmao, mas infelizmente o filme estreia nos cinemas brasileiros em janeiro.

Entao assistam quando puderem e pensem em mim.

Pre-estreia dia 10 no Consulado Frances no centro do Rio.

Mais detalhes AQUI.

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Feliz Natal

Resumao da semana.

Domingo estavamos dispostos a ir em Ikea e voltar com nossa cama e mesa para casa. Iriamos alugar um carro para trazer as coisas. Entao passamos umas 5 horas na loja procurando os moveis perfeitos. Achamos tudo e quando fomos comprar.... nao foi possivel alugar o carro. Nada de moveis para o casal aqui! Mas vimos um belo por do sol pela janela do trem.





Entao essa foi a ultima semana de aula. Mas, na verdade, era para ter sido semana passada. O mestrado gosta de nos fazer sofrer. A universidade estava completamente deserta! Nao tinha ninguem! Nem xerox, nem restaurante, nem lanchonete, NADA! Sem contar que eh horrivel acordar as 7:20 no frio, no escuro... E chegar na Universidade as 8:30, no frio... deserta... e ESCURO! Acreditem, o sol nasce 8 e trinta e pouco e se poe 4:30! Horrivel!

Entao quarta a noite Romain voltou na Ikea e comprou nossa MEGA cama e nossa mesa. E, quinta de manha, entramos no antigo ap e recuperei TODAS AS MINHAS COISAS!!!! E.... O COMPUTADOR!!!! Papai Noel me deu um otimo presente de Natal e estamos muito felizes! Claro que esta tudo negro e fedido, mas de fumaca.... nada esta queimado. Estou tendo um mega trabalho para limpar tudo. Ainda nao cheguei nem na metade. Preciso de metros e metros de pano de limpeza.

Ontem de noite fomos em Opera de Bastilha para ver o Lago dos Cisnes. Pagamos 10 euros cada um! Isso pq eu faço amizades perfeitas e Sophie (a francesa mais simpatica da universidade) trabalha na bilheteria. Tudo estava perfeito, ateh a hora que fomos entrar. 5 minutos antes comecou uma manifestacao bem na porta da Opera!!! Os policiais cercaram os manifestantes contra as portas e a "merda estava armada".


Foto de Opera Bastilha tirada em novembro


Um grupo pequeno de manifestantes cercado por um grupo razoavel de policiais e ambos cercados por um grupo enorme de pessoas que passaram a semana toda esperando para ver o espetaculo!




Todos os carros que vc ve na foto sao dos policiais


Depois de mais de uma hora de espera conseguimos entrar e a apresentacao foi maravilhosa! O cenario, o figurino, os bailarinos, a orquestra... Perfeito! Romain tambem amou, ele nunca tinha ido na opera e nem visto um baleh.




O que nos esperava na saida... Mas nao era pra gente...


Entao o Natal eh amanha. Estou feliz por estar ao lado do Romain, mas triste por passar meu primeiro Natal longe da minha familia.

Vamos amanha de manha para Tours e voltamos na segunda. Vou conhecer parte da familia do Romain, comer comida francesa feita por vovo. Os presentes foram comprados de "ultimissima" hora, mas com carinho.



Detalhe: 50% eh da natura.

Um Feliz Natal para todos.

Meninas comam com moderacao e rapazes nao abusem do alcool.

Ainda terei tempo de desejar um mega 2006.

PS: A disposicao do Romain esta tao grande que jah passa de meia noite e ele estah comecando a montar a nossa mesa.

domingo, dezembro 18, 2005

Ai que vida chata!!! =)

O Natal esta chegando. Paris nao me parece uma cidade muito chegada ao Natal. A decoracao de Natal nas ruas e "shoppings" eh bem fraquinha.

O nosso maior drama depois do incendio foi comprar coisas novas para nos. Ou melhor, ainda nao compramos nada! Primeiro porque eh tudo caro. Segundo porque as lojas fecham muito cedo, as 19h, no maximo. E no nosso caso, Romain soh chega em casa todos os dias as 20h. Como comprar roupas, moveis e etc??? Nao dah!

Entao o lado bom do Natal eh que, ao menos nessa epoca do ano, as lojas fecham mais tarde, as 21h!!! Entao eu e Romain fomos passear em Paris e aproveitamos para dar uma olhadinha nas lojas. Preciso dizer que Romain odeia fazer compras??? Homem eh igual no mundo todo!!!

A primeira foi a loja da Natura em Paris. A loja inaugurou esse ano e eh linnnnnnnnnda!!! A decoracao, os aromas, o artesanato... Tinha um DJ tocando Caetano, Jorge Ben, etc.. E um bar com café, castanho do Para, biscoitos e balas.




Romain ouvindo o CD do DJ Dolores


Mas o motivo desse passei no sabado foi ver a iluminaçao de Natal da Avenida Champs Elysées.


Foto tirada quase debaixo do Arco do Triunfo

Detalhe da Roda Gigante ao fundo


[Pausa para o cha quentinho....]



Amei ver as lojas da Avenida mais char(fa)mosa de Paris abertas ateh depois da 23h!

E o frio???? Morreu junto com a fome e o olho grande no Fondue de Queijo aih embaixo.



Como diria o Romain: "Um deliiiiiicio!!!".

domingo, dezembro 11, 2005

Fim de Semana do dia da Palhaça

Ok, fiquei mais velha sim. Vinte e muitos.... Mas me senti mais jovem que nunca.



O fds foi espetacular. Ateh agora nao estudei e nao fiz coisas chatas.

Vamos por ordem.

Sexta feira:


Patins DE gelo no primeiro andar da Torre Eiffel! Super! A Torre jah eh linda, de noite entao... A vista da cidade eh espetacular. E, eu e Romain compramos bilhetes para o primeiro andar, mas cometemos um erro na hora de subir e fomos parar no segundo andar. hihih O maximo!



A pista de patins eh pequena mas estava vazia, os patins sao emprestados gratuitamente, a trilha sonora eh 90% zouk e a iluminacao eh show! Preciso falar da vista? Tudo perfeito!




Sabado:


Eurodisney!!!!!!



Nossa, eh linnnnnnnnnnnnda! As lojas, os temas, os castelos, os personagens, tudo eh lindo! Levamos 1 hora para chegar lah, a fila pra comprar ingressos nao era grande, a entrada eh cara (mas comparada ao que eu paguei para cortar meu cabelo... nao eh nada). Estava um dia lindo, um ceu mega azul, mas um frio que ateh entao eu nao havia visto. Estava entupido de gente e levavamos em media 1 hora para ir nas atracoes. O mais imperdivel eh Space Mountain, uma montanha russa, dentro de uma cupula, completamente escura, mas tem efeitos de luz, imagens e sons surpreendentes. Muuuuito fo**! Fomos duas vezes.

Obvio que eu nao resisti ao algodao doce! ihihi Mas comer foi dificil. Melhor, ficar sem luvas para comer... as maos doiam de frio!!!



A noite eh a melhor parte! Estao todos concentrados para a Parada entao vc pode aproveitar para enfrentar filas menores. Mas a parada eh uma coisa linnnnda! Todos os carros e dancarinos iluminados. Eh interessante ver a reacao das criancas na parada. Quando a Bruxa Malvada passou elas comecaram a vaiar furiosamente a bruxa. hihi E o castelo da Bela Adormecida... ai ai lindo!



Domingo


Hoje fomos andar de patins. Andamos de Bastille até o Louvre pelas margens do Sena, passando pelo Notre Dame na ida e na volta. Romain teve que ser meu apoio porque quase caih trocentas milhoes de vezes. Enquanto ele mostrava todo seu dominio e desenvoltura sobre os patins, eu representava um perigo para todos os gringos que passeavam pela cidade.


Aonde esta Cristina???


E assim foi meu fim de semana. Bem legal, bem divertido e em cansativo. Espero que outros como esse no futuro.

Beijos

domingo, dezembro 04, 2005

Comida!!!

Eu preparei esse post dia 07 de outubro, para posta-lo em 8 de outubro, mas como nos tivemos um probleminha nesse dia, o post ficou para tras. Hoje eu resolvi posta-lo, mas mudei 80% do post.

As pessoas aqui tem mania de saude, eu acho...

Quando eu cheguei aqui, 75% da minha alimentacao eh baseada em salada e sanduiche de salada. Eu nao suportava mais salada!!!! E nem sanduiche!

O sanduiche aqui eh metade de um baguete com salada, queijo, presunto, etc.. Pode ser frio ou quente (panini) e sao realmente gostosos. Mas almocar 5 vezes por semana sanduiche nao dah!

A universidade tem um restaurante. Eu pago 2,70 e tenho direito a uma refeicao no restaurante ou um lanche na lanchonete.

A fila do restaurante eh mega hiper enorme. E como normalmente eu tenho somente 45 minutos de almoco, eu nunca tenho tempo de comer lah.

Quando eu consigo, o esquema eh o seguinte. Fritas com hamburguer. Um hamburguer caseiro, grosso e com molho. Mas eu morro de nojo do molho e tenho que implorar para eles nao colocarem molho sobre as minhas batatinhas e o hamburguer sempre vem cru por dentro. Alem do hamburguer vc tem a opcao de comer outra coisa. Um dia tinha uma especie de linguica e outro uma sobrecoxa assada. A sobrecoxa foi a maior sorte, mas a linguica, ECA. Era nojenta!!! Entao tem que torcer para ter frango ou se contentar com fritas.

Alem disso vc tem direito a uma entrada e uma sobremesa. A entrada tem uma fruta ou salada e a sobremesa eh iogurte natural ou fruta. E pra beber, bastante agua da pia. Ok, dizem que eh limpinha, mas psicologicamente eu nao consigo.

Essa area do restaurante eh o Grillé. Tem uma outra area que eu nunca fui, pq as pessoas que eu conheco nunca comem lah. Mas um dia eu irei sozinha, pq eu vi que tem pizza! ihhihihi

Jah na lanchonete vc pode comprar com 2,70 um McLanche. Ele vem num saquinho para viagem e dentro vem agua, um sanduiche e uma sobremesa (compota de maca, iogurte ou fruta). Posso pedir tambem salada, lasanha, Quiche Lorraine ou chili. O chili.. NUNCA MAIS! Entao eu reveso, sanduiche, lasanha e quiche, porque eu nao consigo comer salada nesse frio!

Em casa??? Eu nunca tenho tempo pra fazer nada, nao tenho forno, nem microondas, somente duas placas eletricas. Entao me viro no macarrao, arroz com frango grelhado, linguicas e crepes. Estou desesperadamente procurando variacoes, pq eu nao aguento mais comer sempre a mesma coisa. Quando fui pegar meu Visto (eh, eu peguei meu visto de 1 ano no dia 16), tive que fazer exames medicos e vi que perdi 3 quilos depois que cheguei aqui. Espero que nunca mais os encontre!!!

Essa semana me bateu uma saudade de comida de verdade!!! Entao eu fui numa lojinha de indiano que ficava ao lado do antigo ap e comprei farinha e feijao preto!!! Eu nao tenho panela para fazer feijao, mas fiz uma farofa bem gostosa!!! E de sobremesa, doce de leite!!! Romain nao comeu farofa, mas a opiniao sobre o doce de leite foi "mmmm Isso aqui esta um delicio!!!"

Fora comida, o mestrado anda fodinha. Tenho andada desesperada e estou tentando estudar um pouquinho por dia para nao ficar perdida. Meu desempenho melhorou muito. Ainda nao esta satisfatorio, mas... Minha primeira nota de laboratorio de Organometalicos foi 7,5/15 e a segunda foi 12/15, a segunda maior nota da turminha!

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Saudade

Sinto saudades de muitas coisas do Brasil. Em primeiro minha familia, depois os amigos, depois o clima e a comida.

Hoje foi um dia de reflexao. Sophie repete pra mim o tempo todo que as pessoas aqui soh pensam nelas e nao se preocupam com os outros. Nao se importam se ele esta bem ou mal, se ele tem dificuldades ou nao. Nem se interessam pela vida dele, que pode ser super interessante. Deralhe que Sophie eh francesa!

Hoje eu fiz um seminario em ingles sobre as diferencas entre Paris e Rio, algo bem pessoal. No seminario eu coloquei um trecho sobre o depoimento de um frances que morou no Rio. A professora perguntou o que o Rio tinha de tao magico, como o frances falou. Eh simples oras, os brasileiros!!!! No Rio as pessoas se preocupam sobre o que o estrangeiro acha do Rio, perguntam sobre a vida dele, se ele esta gostando e etc. Aqui, NUNCA me perguntaram nada. Passei por um incendio e nenhum dos franceses do curso se ofereceu para me ajudar (soh Sophie que se ofereceu para me ajudar antes mesmo dos meus problemas comecarem), eu que tive que correr atras de ajuda. Ao contrario, duas brasileiras que eu nem conheco pessoalmente, Carmem e Beta, se ofereceram para me ajudar, mesmo de longe e mesmo sem nunca ter me visto pessoalmente. Nao eh obvia a diferenca entre os paises? Pior, eu fiz o seminario, falei das coisas que eu pensava (menos sobre os franceses, eu nao queria uma guerra) e NINGUEM se interessou em fazer perguntas ou em comentar algo. Pfffff

Claro que eu nao posso generalizar, os amigos do Romain nos ajudaram muitos nesses dias. Pascal em especial, foi um anjo.

Entao, hoje eu passei o dia pensando nisso. Isso eh meio triste. Me da saudade das pessoas no Rio. Ainda mais que amanha eh aniversario da Tita e pela primeira vez em 6 anos nao estarei com ela para comemorar. Porque meu aniversario esta chegando e eu soh tenho o Romain aqui do meu lado. Porque o Natal esta chegando e eh a primeira vez longe de casa e da mamae. E pra completar tudo, entrei no blog da Quel e encontrei algo que me fez chorar. Para ler clique aqui! (Aqui mesmo, mae!) Entao decidi vir aqui retribuir o carinho.

Obrigada, cherie! Morro de saudade de vc tambem! E de todos, claro!

Beijos Beijos Beijos